MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Reflexões para a advocacia sobre o mercado de trabalho futuro

Reflexões para a advocacia sobre o mercado de trabalho futuro

O mercado de trabalho está aberto para quem está bem preparado e estuda constantemente. Nichos como Direito Ambiental, Digital e dos Criptoativos têm alta demanda. A dedicação diária e a ética profissional são essenciais para se destacar.

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Atualizado em 26 de agosto de 2024 12:22

Diante da rapidez nas mudanças do mercado de trabalho, diante do impacto tecnológico e especialmente frente à inteligência artificial, uma dúvida ressurge, principalmente, para os colegas mais jovens, sobre o futuro de nossa profissão.

Reitero que erra quem acredita que o mercado de trabalho está saturado, pelo contrário, o mercado está escancarado, mas, somente para aqueles que estão preparados, que se dedicam incansavelmente, e mais ainda, para aqueles que estudam sempre.

O estudo deve ser diário e até o nosso último suspiro existencial, pois, um dia sem estudar, o colega será um dia menos advogado.

Alguns bons nichos de mercado já existem, mas não  são adequadamente percebidos, e novos mercados surgem rapidamente, os quais são cada vez mais frequentes e competitivos, além de altamente seletivos. 

Mercados como os do Direito Ambiental, do Direito Espacial, do Direito Digital, do Direito dos Criptoativos, do Biodireito, do Direito Desportivo, dos Direitos da Mulher e das Minorias, do Direito Internacional, além de outros, ainda carecem de profissionais competentes.

Com a dedicação diária aos estudos e com um comportamento profissional honesto, ético, leal, humanista e transparente, sedimenta-se uma reputação positiva.

Essa percepção da realidade de mercado e da correta utilização dos recursos tecnológicos, destacadamente da inteligência artificial aplicada a nossa atividade profissional, assoalhada em uma reputação positiva, e aliada a uma capacitação permanente, resulta, inevitavelmente, em uma carreira de sucesso.

Sempre repito que todas as profissões são importantes para a sociedade, mas a nossa é a mais linda de todas! Ela nos transforma e juntos, podemos transformar o mundo!

Diante disso, - e da facilidade tecnológica para se estudar, pois,  até gratuitamente, em qualquer parte do mundo, isso é possível -  inexiste desculpa para estagnar na profissão e não evoluir, assim, é possível para todos, prosperar e brilhar na profissão. Está ao alcance das mãos!

Luiz Flávio Borges D'Urso

Luiz Flávio Borges D'Urso

Advogado criminalista do escritório D'Urso e Borges Advogados Associados, mestre e doutor em Direito Penal pela USP, presidente da OAB/SP por três gestões, conselheiro Federal da OAB, presidente de honra da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM).

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca