Entenda como funciona o crime do falso advogado
Diversas pessoas com processos em andamento na Justiça estão sendo vítimas de golpes por criminosos se passando por falsos advogados.
quarta-feira, 21 de agosto de 2024
Atualizado às 13:50
Os criminosos estão cada vez mais audaciosos e articulados. O golpe começa com pesquisas no site do Tribunal de Justiça para encontrar processos públicos em que os clientes possuem algum valor para receber.
Em posse dessas informações os criminosos acessam os dados do processo e com riqueza de detalhes fazem contato com o cliente se passando pelo advogado ou escritório de advocacia.
A dinâmica mais comum é a solicitação de honorários antecipados para a liberação de algum valor que o cliente estava esperando há muito tempo. Diante da notícia do suposto pagamento do valor tão esperado muitos clientes acabam por não tomar as cautelas necessárias.
Conheça abaixo algumas formas de evitar esse golpe:
- Verifique a OAB: Todo advogado deve ser registrado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Não hesite em solicitar o número de registro e conferi-lo no site oficial da OAB, inclusive o endereço que aparece registrado.
- Desconfie de números diferentes: Geralmente o contato é feito por telefones de outros DDDs. Confira entrando em contato com o advogado pelo número que você tem na agenda.
- Atente-se à comunicação: Desconfie de advogados que fazem contato inicial por redes sociais e busque sempre um contato presencial antes de realizar um pagamento.
Esse golpe vem tomando cada vez mais força e uma forma de ajudar a evitar é compartilhando a informação. É muito comum as vítimas sentirem certa vergonha e manterem o golpe em sigilo, mas lembre-se que uma das armas mais poderosas contra esse tipo de golpe é propagar conhecimento para que a população fique em alerta.