MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. ICMS-ST: Implicações da omissão de informações pelo fornecedor para o substituído tributário

ICMS-ST: Implicações da omissão de informações pelo fornecedor para o substituído tributário

A partir de 15/1/21, o ICMS/ST deve ser complementado se retido a menor. Opção pelo ROT-ST permite ressarcimento, regulamentado pela Portaria CAT 25/21.

terça-feira, 2 de julho de 2024

Atualizado às 09:54

O complemento do ICMS/ST retido a menor passou a ser exigido a partir de 15/1/21, conforme dispõe o art. 5º das disposições transitórias da Portaria CAT 42/18. Entretanto, o contribuinte varejista tem a opção aderir ao ROT-ST - Regime Optativo de Tributação da Substituição Tributária, que foi regulamentado pela Portaria CAT 25/21, para proceder ao complemento do ICMS/ST e o ressarcimento.

Contribuintes que optaram realizar o ressarcimento e o complemento foram surgindo fatos que não havia uma resposta da autoridade pública, por exemplo, não constar a informação do ICMS/ST na Nota Fiscal emitida por fornecedor.

Ocorre que em 8/5/24, foi publicada a resposta à Consulta Tributária 29.706/24, que traz esclarecimentos essenciais sobre o regime de substituição tributária do ICMS e as consequências da omissão de informações na Nota Fiscal emitida pelo fornecedor, do ponto de vista do contribuinte substituído tributário.

O art. 274 do Regulamento do ICMS (RICMS/00) impõe ao fornecedor a obrigação de indicar na Nota Fiscal a base de cálculo e o valor do ICMS retido por substituição tributária no campo "Informações Complementares".

A Resposta à Consulta Tributária esclarece que a ausência dessas informações na Nota Fiscal faz com que o valor do encargo da substituição tributária seja declarado como zero pelo destinatário, ou seja, o substituído tributário.

Sem esses dados, o substituído não pode reconhecer o encargo da substituição tributária, comprometendo o processo de ressarcimento do imposto pago antecipadamente.

Se o fornecedor não incluir as informações necessárias sobre o ICMS-ST na Nota Fiscal, o substituído tributário deve solicitar a emissão de uma Nota Fiscal Complementar. Esta nota complementar deve corrigir a omissão e fornecer as informações adequadas, permitindo que o substituído reconheça corretamente o encargo da substituição tributária e prossiga com o pedido de ressarcimento.

Portanto, a ausência de informações adequadas na Nota Fiscal emitida pelo fornecedor resulta em dificuldades no reconhecimento do encargo da substituição tributária e no processo de ressarcimento do ICMS-ST. É fundamental que os substituídos adotem uma postura proativa na verificação das Notas Fiscais e solicitem correções imediatamente quando necessário. Dessa forma, garantem a conformidade fiscal e evitam prejuízos financeiros e complicações administrativas.

Alonso Santos Alvares

VIP Alonso Santos Alvares

O advogado é sócio da Alvares Advogados, escritório de advocacia especializado nas mais diversas frentes do Direito Empresarial, Civil, Trabalhista e Tributário.

Ricardo Siguematu

Ricardo Siguematu

Advogado especialista em Direito Tributário e é coordenador do núcleo tributário na Alvares Advogados, escritório de advocacia especializado nas mais diversas frentes do Direito Empresarial.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca