MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Reforma do Código Civil: Direito digital e impactos na gestão empresarial

Reforma do Código Civil: Direito digital e impactos na gestão empresarial

Flávia Ferreira Abreu e Bárbara Rita Lamarca Escapin

Comissão de Juristas propõe importante marco para a gestão empresarial: a criação de um livro específico sobre direito digital no CC.

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Atualizado às 08:10

A reforma tributária e seus impactos vêm sendo amplamente abordados na mídia. No entanto, há outra reforma igualmente importante que merece atenção: A reforma/revisão do CC.

O CC atualmente em vigor, instituído pela lei 10.406/02, regula as relações civis em geral, como a personalidade de pessoas naturais, os tipos de pessoas jurídicas, os diversos contratos, os bens móveis e imóveis, o direito de família e das sucessões, dentre outros, motivo pelo qual a sua revisão trará enormes impactos inclusive no direito empresarial.

Sobre o processo de revisão, no dia 17/4/24, o Senado Federal recebeu oficialmente o anteprojeto de lei para revisão do CC (lei 10.406/02). Este anteprojeto foi elaborado por uma comissão temporária interna do Senado, composta por renomados juristas e presidida pelo ministro do STJ, Luis Felipe Salomão.

Com a conclusão dessa primeira etapa de elaboração, o anteprojeto será analisado e discutido pelos senadores federais, para posteriormente ser protocolado como projeto de lei.

O anteprojeto aborda importantes matérias e busca a atualização do CC/02, incluindo disposições sobre direito digital, ramo inexistente na época da redação do atual Código.

A relevância do direito digital no cotidiano empresarial e na gestão de empresas é clara e tende a se fortalecer, tornando esse tema de suma importância e merecedor de especial atenção.

No anteprojeto, a comissão destacou essa relevância e propôs a criação de um livro específico sobre o tema, com a definição de conceitos básicos e princípios fundamentais, como o fortalecimento da autonomia privada, a preservação da dignidade das pessoas e a segurança do seu patrimônio.

Alguns dos importantes conceitos previstos foi o de ambiente digital, que foi definido como "o espaço virtual interconectado por meio da internet, compreendendo redes mundiais de computadores, dispositivos móveis, plataformas digitais, sistemas de comunicação online e quaisquer outras tecnologias interativas que permitam a criação, o armazenamento, a transmissão e a recepção de dados e informações."

Em relação ao empresário e à gestão empresarial, alguns pontos merecem destaque:

  1. a conceituação e formal proteção do patrimônio digital, definido como "o conjunto de ativos intangíveis e imateriais, com conteúdo de valor econômico, pessoal ou cultural, pertencente a pessoa ou entidade, existentes em formato digital.";
  2. possibilidade de regulação por testamento da transmissão hereditária dos dados e informações contidas em qualquer aplicação de internet, bem como das senhas ou códigos de acesso;
  3. previsão de obrigações específicas às plataformas digitais;
  4. regularização do desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial;
  5. regularização dos contratos celebrados por meio digital e das assinaturas eletrônicas.

Diante da crescente importância do patrimônio digital, das plataformas digitais e dos sistemas de inteligência artificial no exercício da atividade empresarial e da dinamicidade nas relações atuais é inegável a importância dessa regularização e proteção.

Embora o anteprojeto ainda esteja sujeito a análise e possíveis alterações, ele já destaca a relevância do direito digital na revisão do CC.

O Conselho Estadual de Direito Comercial da FEDERAMINAS seguirá acompanhando o trâmite legislativo da reforma do Código Civil, especialmente no que diz respeito ao Direito Empresarial e aos ramos correlatos, com o objetivo de manter as Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais informadas e atualizadas sobre o tema.

Mais do que um mero ajuste legal, a Reforma representa um convite à reinvenção, à adaptação e à inovação. As empresas que souberem abraçar as novas regras e as possibilidades que elas abrem estarão na vanguarda da construção de um futuro digital próspero e sustentável.

------------------------

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 12 jun. 2024.

Brasil. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406compilada.htm?ref=blog.suitebras.com. Acesso em: 12 jun. 2024.

Senado Federal. Código Civil: conheça as propostas de juristas para modernizar a legislação. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2024/04/codigo-civil-conheca-as-propostas-de-juristas-para-modernizar-a-legislacao. Acesso em: 12 jun. 2024.

Senado Federal. Composição da Comissão Temporária Interna do Senado para Elaboração do Anteprojeto de Lei do Novo Código Civil. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/comissoes/composicao_comissao?codcol=2630. Acesso em: 12 jun. 2024.

Senado Federal. Novo Código Civil: Senado recebe anteprojeto de juristas e analisará o texto. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/04/17/novo-codigo-civil-senado-recebe-anteprojeto-de-juristas-e-analisara-o-texto. Acesso em: 12 jun. 2024.

Flávia Ferreira Abreu

Flávia Ferreira Abreu

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), pós-graduada em Processo Civil e métodos alternativos de solução de conflitos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), advogada do escritório Mendonça e Associados, atua na advocacia contenciosa e consultiva nas áreas do Direito Empresarial e Cível, membro do Conselho Estadual de Direito Comercial da FEDERAMINAS.

Bárbara Rita Lamarca Escapin

Bárbara Rita Lamarca Escapin

Advogada, graduada em Direito pelas Faculdades Integradas Rio Branco - Fundação de Rotarianos de São Paulo, inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo (OAB/SP) (2019). Formação em Educação Executiva/Compliance pela Fundação Getúlio Vargas (2022). Pós-graduanda em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Autora de artigos. Advogada no TM Associados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca