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Conflitos intraorganizacionais

Conflitos organizacionais são inevitáveis e evoluíram de falhas de comunicação a oportunidades de crescimento criativo, destacando a importância da mediação para resultados mutuamente benéficos.

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Atualizado às 10:46

Conflitos no ambiente organizacional são uma realidade inevitável devido à diversidade de indivíduos e ideias. Historicamente, esses conflitos foram compreendidos de diferentes maneiras (ROBBINS, 2002):

  • Visão tradicional: reconhecidos na primeira metade do século XX como oriundos de falha de comunicação e desconfiança, esses conflitos recaíam sobre os líderes como fracasso na capacidade de administrá-los.
  • Visão de relações humanas: percebidos na segunda metade do século XX como consequência natural e benéficos para o desenvolvimento de equipes.
  • Visão interacionista: em constante evolução, passam a ser estimulados entre os líderes na expectativa de se tornarem autocríticos e criativos.

A partir dessa análise, podemos concluir que o conflito, na escola moderna de administração, vem ao encontro da necessidade de colocar visões e ideias antagônicas numa mesma sala e, através das técnicas de negociação e mediação, buscar interesses comuns com resultados múltiplos e mútuos.

Como mencionado por Oruca e Rocha (2021), as organizações têm um papel decisivo na qualidade de vida dos colaboradores. Elas podem atuar como agentes enriquecedores, promovendo um ambiente saudável e estimulante, ou como agentes propiciadores de conflitos e desentendimentos, prejudicando a motivação dos funcionários e consequentemente a produtividade.

Ao se abordarem questões conflituosas nas organizações, é mister analisar e compreender suas origens. Com frequência, observamos no papel do líder, estilos de personalidade, de liderança, conflitos interpessoais e administração de conflitos.

Os conflitos são lugar-comum numa organização. No entendimento de Silva, Cabanga e Grosso (2024) são classificados em três tipos:

  • Conflito pessoal: caracterizado por inquietações e dissonâncias internas de um indivíduo, originado pelo desalinhamento entre o pensamento e a ação, resultando em estado de estresse e atrito interno.
  • Conflito interpessoal: caracterizado pelos desentendimentos que ocorrem entre indivíduos, devido a perspectivas e interpretações distintas de uma situação. Esses atritos interpessoais, frequentes e desafiadores, podem surgir tanto dentro de um mesmo grupo, quanto em diferentes áreas da organização.
  • Conflito organizacional: decorre das dinâmicas em constante mudança nas organizações, muitas vezes influenciadas por fatores externos, não se baseando em princípios e valores pessoais, mas sim em processos internos da empresa.

Ao se identificarem conflitos, é fundamental analisar se as pessoas estão nos papéis adequados e se suas competências são alinhadas às suas responsabilidades. Muitas vezes os conflitos surgem devido a pessoas certas em lugares errados, o que gera insatisfação, desconforto e baixa produtividade.

A solução para conflitos intraorganizacionais passa por:

1 - Convite a especialistas

Envolver mediadores e conciliadores para solucionar conflitos com técnicas apropriadas.

2 - Aplicação de ferramentas adequadas

Utilizar ferramentas de mediação e negociação para apurar as causas e buscar soluções.

3 - Mensuração de resultados

Avaliar os custos e benefícios das ações implementadas, garantindo que os resultados sejam positivos e sustentáveis.

A maneira como uma organização lida com os conflitos entre seus colaboradores desempenha papel decisivo para que esses conflitos sejam uma força construtiva que impulsione o crescimento e desenvolvimento ou uma fonte de tensão e descontentamento.

Ao transformarem conflitos em oportunidades estratégicas, as organizações podem fortalecer o ambiente de trabalho, tornando-o mais harmonioso, e aumentar sua capacidade de produzir resultados lucrativos.

Mediação de conflitos, utilize sem moderação!

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ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. 9ª. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002. Capítulo 10 Comunicação, p. 231-256.

SILVA, A. N.; CABANGA, C. S. A.; GROSSO, J. F. Problemas entre organizações e colaboradores. Academicus Magazine, v. 2, n. 01, p. 01-10, 2024.

ORUCA, H. G.; ROCHA, M. D. Gestão de conflitos no ambiente de trabalho nas empresas de pequeno e médio portes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro Universitário de Anápolis, UniEvangélica, Anápolis, Goiás, 2021.

Murilo Furtado de Mendonça Junior

Murilo Furtado de Mendonça Junior

Diretor de relacionamento corporativo do iPL - Institute of Performance & Leadership e presidente do IMCATE Instituto de Mediação, Conciliação e Arbitragem Trabalhista e Empresarial. Mestre em Comunicação e Negociação pela USCS com MBA Executivo pelo Insper, MBA Especialização em Finanças pela PUC, Graduado em Direito pela UnIb e Administração de Empresas pela Universidade FUMEC, Além disso é Certificate in Practitioner em PNL pela ABPNL e Certificate in Conciliação e Mediação Judicial pela ESA OAB SP.

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