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A inovação na controladoria jurídica

Pablo Dias Martins e Yara Leal Girasole

A inovação é crucial na sociedade, especialmente no mundo jurídico, onde a tecnologia transforma a gestão de escritórios, processos judiciais e Controladoria Jurídica. Esta área melhora a eficiência dos advogados com controle de prazos e audiências.

terça-feira, 28 de maio de 2024

Atualizado às 09:12

A inovação tem um papel crucial na nossa sociedade! Não é novidade que a tecnologia mudou radicalmente o mundo jurídico e serve como ferramenta fundamental na gestão de escritórios de advocacia, nos processos judiciais e na Controladoria Jurídica.

Nesse sentido, esclarece-se que a Controladoria Jurídica é uma área do direito responsável por simplificar e facilitar a rotina de trabalho dos advogados, com controle de prazos, publicações, audiências, diligências e providências, de modo a potencializar os resultados jurídicos, aumentar a eficiência do trabalho interno e a qualidade das entregas aos clientes.

Atualmente, a controladoria jurídica busca na tecnologia um suporte poderoso para redução de erros e otimização das atividades e da qualidade dos advogados. Segundo estudo da empresa de pesquisa McKinsey (Global management consulting | McKinsey & Company), os consumidores buscam por empresas / escritórios de advocacia que:

  • Possuam uma interação rápida e contínua, mesmo que por meios eletrônicos
  • Utilizem meios digitais com excelência e cientes das novas tecnologias que surgem para facilitar o dia a dia
  • Entendam as suas necessidades e garantam um atendimento personalizado para suas demandas.

Desse modo, não basta apenas ter profissionais capacitados, o escritório de advocacia também precisa entender e atender as expectativas de seu público, sempre com agilidade, eficiência e qualidade. É necessária a conexão entre as entregas do escritório e as expectativas do cliente.

Uma pesquisa realizada pela Deloitte (2014_customer_centricity_deloitte_ireland) afirma que 60% das empresas que são focadas no cliente apresentam maior rentabilidade do que aquelas que não possuem essa forma de trabalho. O estudo afirma também que, com uma boa comunicação entre a empresa e o cliente evita-se cerca de 67% da rotatividade de clientes e que 93% dos clientes possuem a tendência de se manterem fiéis às empresas que lhes oferecem uma excelente experiência.

Evidente, portanto, que o mercado está em constante evolução, os clientes possuem cada vez mais acesso à informação e estão cada vez mais exigentes. Por isso os escritórios de advocacia e profissionais do meio jurídico que desejam se destacar, devem buscar as inovações e estarem atentos às novas tecnologias.

Diante do quanto exposto, é possível concluir que a inovação tecnológica na Controladoria Jurídica se tornou essencial para o atendimento dessas prioridades, inclusive, essencial para tomada de decisões rápidas e assertivas no campo estratégico dos processos judiciais.

Pablo Dias Martins

Pablo Dias Martins

Advogado.

Yara Leal Girasole

Yara Leal Girasole

Sócia responsável pela área de Direito do Trabalho no escritório HSLG Advogados. Formada pela Mackenzie, com Pós-graduação na PUC/SP.

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