A inovação na controladoria jurídica
A inovação é crucial na sociedade, especialmente no mundo jurídico, onde a tecnologia transforma a gestão de escritórios, processos judiciais e Controladoria Jurídica. Esta área melhora a eficiência dos advogados com controle de prazos e audiências.
terça-feira, 28 de maio de 2024
Atualizado às 09:12
A inovação tem um papel crucial na nossa sociedade! Não é novidade que a tecnologia mudou radicalmente o mundo jurídico e serve como ferramenta fundamental na gestão de escritórios de advocacia, nos processos judiciais e na Controladoria Jurídica.
Nesse sentido, esclarece-se que a Controladoria Jurídica é uma área do direito responsável por simplificar e facilitar a rotina de trabalho dos advogados, com controle de prazos, publicações, audiências, diligências e providências, de modo a potencializar os resultados jurídicos, aumentar a eficiência do trabalho interno e a qualidade das entregas aos clientes.
Atualmente, a controladoria jurídica busca na tecnologia um suporte poderoso para redução de erros e otimização das atividades e da qualidade dos advogados. Segundo estudo da empresa de pesquisa McKinsey (Global management consulting | McKinsey & Company), os consumidores buscam por empresas / escritórios de advocacia que:
- Possuam uma interação rápida e contínua, mesmo que por meios eletrônicos
- Utilizem meios digitais com excelência e cientes das novas tecnologias que surgem para facilitar o dia a dia
- Entendam as suas necessidades e garantam um atendimento personalizado para suas demandas.
Desse modo, não basta apenas ter profissionais capacitados, o escritório de advocacia também precisa entender e atender as expectativas de seu público, sempre com agilidade, eficiência e qualidade. É necessária a conexão entre as entregas do escritório e as expectativas do cliente.
Uma pesquisa realizada pela Deloitte (2014_customer_centricity_deloitte_ireland) afirma que 60% das empresas que são focadas no cliente apresentam maior rentabilidade do que aquelas que não possuem essa forma de trabalho. O estudo afirma também que, com uma boa comunicação entre a empresa e o cliente evita-se cerca de 67% da rotatividade de clientes e que 93% dos clientes possuem a tendência de se manterem fiéis às empresas que lhes oferecem uma excelente experiência.
Evidente, portanto, que o mercado está em constante evolução, os clientes possuem cada vez mais acesso à informação e estão cada vez mais exigentes. Por isso os escritórios de advocacia e profissionais do meio jurídico que desejam se destacar, devem buscar as inovações e estarem atentos às novas tecnologias.
Diante do quanto exposto, é possível concluir que a inovação tecnológica na Controladoria Jurídica se tornou essencial para o atendimento dessas prioridades, inclusive, essencial para tomada de decisões rápidas e assertivas no campo estratégico dos processos judiciais.
Pablo Dias Martins
Advogado.