Saber ouvir
Saber ouvir vai além da audição; requer compreensão genuína do interlocutor. Falhas nisso levam a desentendimentos e dissolução de relações.
quarta-feira, 15 de maio de 2024
Atualizado às 07:53
É de fundamental importância saber ouvir. O que é saber ouvir? Não basta ter boa audição. É necessário que o indivíduo ouça o que seu interlocutor está, realmente, dizendo, e não ouvir o que gostaria que fosse dito. Muitas pessoas criam a maior confusão, porque não sabem ouvir. Jamais ouvem o que foi dito. Ouvem e interpretam o que lhe foi dito à sua maneira. Surgem, desse modo de proceder, os maiores desacertos. Muitas famílias, sociedades, amizades que pareciam solidas e duradouras, são dissolvidas simplesmente poque os parceiros não souberam ouvir uns aos outros.
Para bem ouvir é necessário desvestir-se de preconceitos, de antecipar juízos, de prejulgar. Existem pessoas que, quando vão discutir uma questão, não vão para ouvir. Vão somente para falar. E o que é pior, muitas vezes vão para falar o que não gostariam de ouvir. Ponha um gravador e ouça a própria voz, principalmente no momento em que estiver falando sob o domínio de qualquer ressentimento ou emoção.
Quem sabe ouvir jamais dirá a outrem o que não gostaria de ouvir. Quem sabe ouvir procura conciliar, busca sempre o entendimento. Quem sabe ouvir não distorce o verdadeiro sentido das palavras que lhe foram ditas.
Preparemo-nos para vencer nosso maior inimigo. Nós mesmos. Vencendo-nos, nenhum outro adversário nos intimidará. (Palavras Mágicas - Oratória, 1998, RG Editores, João Meireles Camara, p.47)
Roberto Parentoni
Advogado criminalista desde 1991, fundador do escritório Parentoni Advogados. Pós-graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, especialista em Direito Penal e Processual Penal. Presidente por duas gestões do IBRADD - Instituto Brasileiro do Direito de Defesa. É professor, autor de livros jurídicos e profere palestras pelo país.