MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O uso da IA e a mitigação dos riscos para a continuidade dos negócios

O uso da IA e a mitigação dos riscos para a continuidade dos negócios

A Inteligência Artificial tem sido cada vez mais integrada às operações empresariais, oferecendo benefícios que vão desde a automação de processos até a análise avançada de dados.

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Atualizado às 10:59

A IA - Inteligência Artificial surgiu como uma ferramenta poderosa para impulsionar a inovação e a eficiência em uma ampla gama de setores empresariais, todavia, embora ofereça inúmeras oportunidades, também apresenta desafios significativos, especialmente no que diz respeito à continuidade dos negócios das empresas. 

Diante disso, é fundamental tratarmos sobre o papel da IA na continuidade dos negócios e os riscos associados à sua utilização, apresentando estratégias para mitigar tais riscos e buscando resiliência operacional no futuro.

As organizações se servem da IA para otimizar cadeias de suprimentos, personalizar experiências de clientes, prever demandas de mercado, dentre outras atividades, contudo, essa crescente utilização traz consigo uma série de desafios, especialmente no que se refere ao andamento e a não interrupção de seus negócios.

A implementação de sistemas de IA pode expor as empresas a diversos riscos, incluindo:

  1. A dependência excessiva de sistemas de IA pode tornar as empresas vulneráveis a interrupções no fornecimento de serviços, falhas de software ou indisponibilidade de dados;
  2. Algoritmos de IA podem ser suscetíveis a vieses e opacidade, o que pode levar a decisões injustas ou prejudiciais, colocando em risco a reputação da empresa, bem como resultar em ações judiciais;
  3. A IA pode ser alvo de ataques cibernéticos, desde tentativas de manipulação de dados até ataques direcionados aos sistemas, podendo comprometer a integridade dos dados e a segurança das operações empresariais.

A implementação eficaz de sistemas de IA requer talentos altamente qualificados e preparados, que compreendam a extensão da responsabilidade de atuação da área. Atualmente, diante do ar de novidade que traz a IA, no Brasil, a escassez de profissionais especializados pode representar um obstáculo significativo para as organizações.

Com o intuito de mitigar os riscos associados à utilização de IA e garantir a continuidade dos negócios, são sugeridas as seguintes estratégias:

Por, mas controverso que possa parecer, há como utilizar a IA a fim de ter resiliência operacional, otimização de custos, gestão de riscos e adaptação às mudanças mercadológicas, mas é imperioso que toda a gestão envolva (aqui, de forma resumida) muita conscientização, a análise dos riscos, a avaliação dos impactos, a priorização dos riscos e a adoção de controles de segurança.

Não há que se falar em não aproveitar os avanços tecnológicos, porém, fazer uma gestão de riscos é essencial. Pensar em prós, em contras, e trabalhar de forma segura para a organização e para os usuários das novas tecnologias.

A IA oferece oportunidades significativas para impulsionar a inovação e a eficiência empresarial, no entanto também apresenta desafios que podem impactar a continuidade dos negócios, necessitando, dessa forma, de estratégias proativas de mitigação de riscos, objetivando garantir uma operação mais resiliente e preparada para os desafios futuros.

Mariana Sbaite Gonçalves

Mariana Sbaite Gonçalves

Advogada especialista em privacidade e proteção de dados, CIPM/IAPP, CDPO/IAPP, DPO/EXIN, Coautora dos livros "LGPD e Cartórios" e "Mulheres na Tecnologia" e mestranda em Science in Legal Studies.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca