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Direito do marketing político

O direito do marketing digital nas eleições são o sandbox regulatório aplicado às eleições que vai desde as regras básicas de uso de dados, conforme a LGPD, o Marco Civil da Internet e passa pelo conjunto normativo que rege as eleições e se aperfeiçoa na regulação presente nas resoluções do TSE.

terça-feira, 26 de março de 2024

Atualizado em 27 de março de 2024 08:57

O que é marketing?

O Marketing é a palavra inglesa incorporada ao cotidiano da nossa comunicação que pode ser traduzida por propaganda. O marketing trata-se de um conjunto de saberes multidisciplinares que vão desde os conhecimentos de psicologia social, sociologia, estética, audiovisual e agora a inteligência dos algoritmos com a finalidade de melhor apresentar um produto ou ideia ao público. Pode ter por fim mais básico de "vender" a ideia ou o produto, mas seria uma ciência voltada ao convencimento, aceitação e conformação do agir do sujeito em certa direção pré-determinada por um produtor de discurso, ou "marqueteiro," abrasileirando o vocábulo.

O "maqueiro" ou publicitário?

É aquele que veste a ideia com a melhor roupa para o baile. A ideia é o corpo nu, a roupa são as estratégias que serão usadas para ele ser apresentada. O Brasil é um país de criativos tem Washington Olivietto (que nunca fez marketing político) e Levaredas (cientista politico), Duda Mendonça e Nizan Guanaes.

O Marketing para ser bem feito precisa ter uma boa leitura de seu público e saber o caminho de acesso ao inconsciente coletivo. Esse conceito de inconsciente coletivo aprendemos com Jung e constitui o conjunto de valores, ideias, experiências, construções, sons, histórias e repertórios afetivos que estão presentes na cultura que estamos inseridos. A melhor estratégia é a que usa das informações da ciência e das artes, mas é também um talento intuitivo que alguns dominam com ou sem técnica.

Rosa Maria Freitas

VIP Rosa Maria Freitas

Doutora em Direito pelo PPGD/UFPE, professora universitária, Servidora pública, Escritório Rosa Freitas Advocacia em Direito público, palestrante e autora do livro Direito Eleitoral para Vereador.

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