Segurança digital: consumidores e transações bancárias
A era digital trouxe conveniência às transações bancárias, mas também desafios de segurança. Instituições desenvolvem mecanismos como criptografia, 2FA, firewalls e proteção contra malware para mitigar riscos e garantir a integridade das operações online.
quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024
Atualizado às 07:40
O advento da era digital transformou significativamente o cenário das transações bancárias, proporcionando conveniência aos consumidores, mas também introduzindo novos desafios relacionados à segurança. Neste contexto, é crucial investigar como o comportamento do consumidor pode agravar os riscos inerentes a essas transações.
As instituições bancárias, cientes da importância da segurança digital em um cenário cada vez mais conectado, têm desenvolvido e aprimorado uma variedade de mecanismos para proteger as transações financeiras de seus clientes. Esses mecanismos visam mitigar riscos, prevenir fraudes e garantir a integridade das operações online. Destacam-se alguns dos principais mecanismos de segurança adotados pelas instituições bancárias, quais sejam, Criptografia de Dados, Autenticação de Dois Fatores (2FA), Firewalls e Proteção contra Malware, Atualizações e Manutenção Contínua entre outros.
Em 19/12/23, o Ministério da Justiça e Segurança Pública - MJSP, em parceria com a Federação Brasileira de Bancos - Febraban e a Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel, lançou o aplicativo "Celular Seguro" que é um meio rápido, prático e seguro de bloquear aparelhos celulares em casos de roubo, furto ou perdas.
Para solicitar o bloqueio, o usuário deve registrar a ocorrência por meio do site ou do aplicativo e ainda é possível estabelecer contatos de segurança: pessoas autorizadas a abrirem a ocorrência em nome do usuário. O sistema gera um número de protocolo e emite alertas para os bancos e operadoras de telefonia móvel realizarem o bloqueio das contas, aparelho e, a partir de 9 de fevereiro de 2024, da linha telefônica por meio do chip.
Verifica-se através dos Termos de Uso e Aviso de Privacidade1 que inúmeras empresas e instituições financeiras aderiram ao serviço celular seguro em 19/12/23, garantindo a suspensão temporária aos acessos dos canais digitais, no prazo de até 10 minutos, após a comunicação.
Assim, a não adesão aos meios de segurança disponibilizados para o consumidor, ou mesmo, a demora na comunicação das ocorrências de roubos e furtos de celulares implica na participação do consumidor no agravamento do risco relacionado às fraudes cometidas com celulares furtados ou roubados, o que vem a ser uma excludente de responsabilidade da instituição financeira, conforme preceitua o art. 14, §3º, II do CDC:
Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.
§ 3° O fornecedor de serviços só não será responsabilizado quando provar:
II - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro.
Diante do exposto, tem-se à disposição do consumidor uma importante ferramenta de proteção contra crimes e golpes praticados com celulares roubados ou furtados, cabendo a ele tomar todas as medidas e precauções para mitigar a atuação dos fraudadores, sob pena de aumentar a probabilidade de ocorrência da fraude.
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1 Disponível em: https://www.gov.br/mj/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/celular-seguro/termos-de-uso-politica-privacidade-programa-celular-seguro
Caio Vitor de Souza
Coordenador Jurídico da Mascarenhas Barbosa Advogados.