A humanidade enfrenta os conflitos atuais, novos desafios para mediação
As complexas relações sociais na era tecnológica, acentuadas pela globalização, refletem-se nas novas interações impulsionadas pelas mídias e redes sociais, especialmente no contexto pós-pandêmico. Os procuradores públicos trazem uma sabedoria peculiar da vida forense, destacando-se pela análise crítica e distanciamento do comodismo repetitivo.
quinta-feira, 21 de dezembro de 2023
Atualizado em 26 de dezembro de 2023 14:57
Alguns dilemas da modernidade se tornaram um gigantesco buraco negro de significados no mundo contemporâneo, especialmente as relações sociais que evoluíram e se tornaram mais complexas. Isso é notado em grande escala na seara tecnológica, com a redução das distâncias entre pessoas e nações, por meio do fenômeno da globalização.
Nessa quadra, o relacionamento entre grupos não está alheio ao surgimento de novas formas de interação, impulsionadas pelas mídias e redes sociais, principalmente no contexto "pós-pandemia" (VEIGA, 2020, p.27).
Inobstante, os procuradores dos órgãos públicos possuem atribuições profícuas, um tipo de sabedoria que brota da vida cotidiana forense. Com recuo crítico. Com análise. Longe do torpor inebriante, opacidade e repetição sem sentido, que só traz segurança para quem não espera nada mais do que já se sabe (VEIGA, 2020, p.29).
Realizada no ano de 2022 na modalidade hibrida, a Conferência do Fórum Mundial de Mediação, disseminou profícuos elementos as autoridades participantes, e, como não poderia ser diferente, os resultados também se tornaram exponenciais. Ao exame, sem abandonar as fileiras da justiça multiportas, tivemos a oportunidade de levar aos colegas nossas experiencias vivenciadas na função de conciliador e advocacia pública.
A Lex Electronica é uma das principais revistas jurídicas digitais interdisciplinares e de acesso aberto. Vinculado ao Centro de Estudos de Direito Público (CRDP) da Universidade de Montreal no Canadá, oferece um espaço no qual artigos sobre temas perenes e atuais contribuem para enriquecer conhecimentos e reflexões sobre abordagens simbólicas, institucionais ou práticas da noção de justiça em quatro áreas de predileção: justiça, saúde, meio ambiente e cultura. A Lex Electronica recebe submissões de artigos, tal qual contribuições são revisadas por pares seguindo um princípio duplo-cego.
Diante de nossas inquietações profissionais, tenho o prazer de partilhar nossa contribuição em edição 28 da Revista Lex Eletrônica n.º 5, intitulada "A Humanidade enfrenta os conflitos atuais, novos desafios para mediação"1, publicada pelo Centro de Estudos em Direito Público da Universidade de Montreal-Canadá, e que esta disponibilizada na rede mundial de computadores
Ao ensejo, integra de nosso artigo encontra-se inserte em 17º capítulo, páginas 266-278, sinta-se à vontade para partilhar em sua rede de contatos.
____________
1 https://lexelectronica.openum.ca/articles/volume-28-2023/volume-28-numero-5/lhumanite-face-aux-conflits-actuels-nouveaux-defis-pour-la-mediation/