Cautelas ambientais na construção de um imóvel
A construção civil enfrenta desafios ambientais e deve seguir cautelas para proteger o meio ambiente. O Licenciamento Ambiental é uma obrigação legal para atividades que possam degradar a natureza, buscando reduzir impactos e autorizar a realização das obras.
segunda-feira, 4 de dezembro de 2023
Atualizado às 14:16
Quando falamos em cautelas ambientais, é importante ter em vista os cuidados que todas as atividades devem ter para proteger o meio ambiente dos impactos que possam ser causados. A construção civil, tem um papel importante nessa jornada de sustentabilidade, visto que a atividade gera impactos ambientais significativos, sendo um desafio para esse ramo garantir que suas atividades diminuam os danos causados à natureza.
Buscando minimizar os impactos que a construção civil pode gerar, foi que surgiu a obrigação legal determinada para todas as atividades que possam degradar ou poluir o meio ambiente, as quais só podem ser iniciadas após a obtenção do Licenciamento Ambiental, em que o órgão ambiental competente da cidade que será realizada a obra, autoriza a realização da atividade, reduzindo os impactos que possam ser causados à natureza.
O licenciamento ambiental tem o importante objetivo de fiscalizar as atividades que tenham potencial de causar consequências ao meio ambiente, além de concentrar sua atuação em gerar menos impactos, os órgãos competentes supervisionam a construção durante todo o andamento.
A construção civil é um dos ramos que mais gera empregos e proporciona uma qualidade de vida melhor para população em geral, porém é preciso que se tenha responsabilidade sustentável com a natureza. O crescimento econômico deve estar alinhado com a sustentabilidade do planeta.
Na construção civil é importante que essa preocupação esteja presente em todas as etapas da obra, evitando que atividade gere grandes impactos ambientais, para isso, algumas atitudes são indispensáveis, como: garantir a licença ambiental, descarte apropriado para os resíduos, economia de energia elétrica (muitos empreendimentos já utilizam a energia renovável), preocupação com desmatamento e a poluição. Além disso, as empresas que adotam práticas sustentáveis podem ganhar benefícios do governo brasileiro, como: descontos e financiamento em impostos fiscais. As obras que possuem: reutilização de água, reciclagem, descarte correto de resíduos e energias renováveis, podem receber uma redução na taxa de IPTU, esse incentivo municipal se chama IPTU Verde, iniciativa que contribui para que cada vez mais medidas socioambientais sejam adotadas.
Por mais que alguns efeitos sejam inerentes da atividade do ramo da construção civil, é sempre possível buscar recursos e tecnologias que buscam reduzir esses impactos. As empresas que adotam condutas mais sustentáveis, pensando nas consequências que suas atitudes podem causar à natureza, possuem maior reconhecimento na sociedade.
Algumas medidas que podem ser adotadas pelas empresas, como a reciclagem de todo entulho produzido, quando possível, bem como aumentar a utilização de materiais reciclados e de energia limpa, adotando esses cuidados durante a construção é possível minimizar os danos que podem ser gerados no meio ambiente.