Tecnologia aliada à expertise jurídica humana garante melhor análise de ativos judiciais
No segmento de compra e venda de ativos judiciais, as empresas especializadas têm, no uso da tecnologia, uma estratégia inteligente para otimizar processos e garantir maior assertividade nas análises, garantindo benefícios para cedentes e cessionários.
quinta-feira, 19 de outubro de 2023
Atualizado às 09:21
A utilização da tecnologia tem se mostrado uma aliada indispensável para a otimização dos processos e o aprimoramento das análises no setor de compra e venda de ativos judiciais. Ao unir ferramentas computacionais com a expertise jurídica humana, empresas especializadas em direitos creditórios ganham eficiência nos serviços prestados, garantindo um negócio mais seguro e justo para todos os envolvidos.
Logo no início da relação com os clientes, já é possível notar a presença da tecnologia, com o uso da robotização, aliada às ferramentas de atendimento, como aplicativos de mensagens e sites, que torna mais ágil a identificação e direcionamento dos casos aos especialistas humanos. Os robôs de atendimento, conhecidos como chatbots, também auxiliam os clientes em eventuais dúvidas e contribuem com o processo de fidelização, uma vez que estão disponíveis imediatamente sempre que são demandados.
Além disso, atividades como análise de histórico processual, triagem de documentos, cálculos de valores relacionados ao processo e acompanhamento de prazos podem ser feitas mais rapidamente e com maior precisão com a ajuda de sistemas automatizados. Dessa forma, é possível economizar tempo e ainda evitar erros humanos, comuns em tarefas repetitivas e enfadonhas.
Outro ponto que merece destaque é o uso da Jurimetria. Área ainda recente no âmbito jurídico, a Jurimetria pode ser descrita, de acordo com a Associação Brasileira de Jurimetria - ABJ, como "uma disciplina do conhecimento que utiliza a metodologia estatística para investigar o funcionamento de uma ordem jurídica". Assim, com o uso desse conhecimento e de diferentes tecnologias, a Jurimetria tem um papel crucial na identificação de padrões e tendências em decisões judiciais. Analisando uma vasta quantidade de casos, essas ferramentas fornecem dados sobre a probabilidade de êxito em determinadas ações judiciais.
Dessa forma, empresas especializadas em direitos creditórios podem embasar suas estratégias de compra e venda de ativos judiciais em dados concretos, aumentando a assertividade e reduzindo os riscos das transações, além de se aproximar mais da realidade dos casos em análise e das necessidades dos clientes interessados em ceder créditos.
Não obstante a importância da tecnologia, é fundamental destacar que seu uso não substitui a expertise jurídica humana. São recursos que se complementam. Isso porque a análise de ativos judiciais envolve contextos específicos, atenção a detalhes e a consideração de fatores que somente um profissional da área jurídica com conhecimento e experiência pode compreender adequadamente.
A interação entre toda a tecnologia disponível atualmente e o conhecimento dos profissionais do direito possibilita avaliações mais precisas dos casos apresentados pelos clientes, considerando elementos subjetivos e particularidades dos processos. As novas ferramentas de apoio permitem aos especialistas concentração em questões estratégicas, com avaliação de riscos e oportunidades de forma mais eficiente.
Como se observa, cenários caóticos desenhados por alarmistas, em decorrência das novas tecnologias, sobretudo pelo avanço em inteligência artificial, estão distantes. No segmento de compra e venda de ativos judiciais, as empresas especializadas têm, no uso da tecnologia, uma estratégia inteligente para otimizar processos e garantir maior assertividade nas análises, garantindo benefícios para cedentes e cessionários.