Por que o benefício do INSS não foi depositado?
Quando o benefício do INSS não é depositado, pode ser uma situação angustiante. No entanto, na maioria dos casos, há uma razão lógica para isso, como problemas nos dados cadastrais, comprovação de vida ausente ou erros no processamento.
terça-feira, 17 de outubro de 2023
Atualizado às 14:45
O Instituto Nacional do Seguro Social - INSS tem um papel importante na vida de milhões de brasileiros, concedendo para aqueles que tem direito benefícios essenciais, como aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, benefícios assistenciais e muitos outros.
Para muitos, o benefício do INSS é a única fonte de sustento financeiro do grupo familiar. No entanto, existem momentos que os beneficiários enfrentam uma situação delicada e desagradável: o benefício do INSS não foi depositado.
Infelizmente, essa situação pode, eventualmente, acontecer causando inúmeras preocupações e incertezas financeiras, especialmente quando as contas estão se acumulando. Neste artigo, vamos explicar um pouco as razões pelas quais isso pode acontecer e o que você pode fazer para resolver esse problema, caso ele aconteça.
Problemas comuns que levam ao não depósito do benefício:
Não atualização de dados cadastrais
O motivo mais comum pelo qual o benefício do INSS não é depositado acontece pela falta de atualização dos dados cadastrais. Isso mesmo, pelo simples motivo do segurado ou beneficiário do INSS não atualizar as informações na base de dados do governo federal.
Quando o INSS não possui informações atualizadas, pode ser impossível realizar o depósito corretamente. Além disso, podem existir divergências nas informações do banco de dados e a Previdência não deposita o valor do benefício até que estas informações sejam atualizadas.
Mudança de agência bancária
Caso você tenha mudado o banco de pagamento do benefício recentemente, é importante informar o INSS através do aplicativo do MEU INSS, através do 135 ou na Agência mais próxima de sua residência para evitar problemas de depósito. Qualquer alteração nas informações bancárias registradas deve ser comunicada ao órgão.
DICA: Esse serviço de "Alterar Local ou Forma de Pagamento" pode ser realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS.
Falta de comprovação de vida (Prova de vida)
A famosa prova de vida do INSS é uma ferramenta que a Previdência utiliza para manter o benefício ativo e evitar fraudes nos pagamentos. Por isso, o INSS exige que os beneficiários realizem a comprovação de vida anualmente, podendo ser realizado na forma presencial ou prova de vida digital. Se você não cumprir esse requisito, seu benefício pode ser suspenso. Formas de fazer prova de vida:
Prova de Vida presencial:
- pode ser realizada no balcão de atendimento do banco que recebe o benefício;
- pode ser realizada nos terminais de autoatendimento do banco(caixa eletrônico).
Prova de Vida digital:
- realizada no aplicativo gov.br, através do reconhecimento facial.
Para mais informações de como fazer a Prova de Vida digital no aplicativo gov.br.
Problemas no cadastro do benefício
Erros no cadastro do benefício, como informações incorretas ou desatualizadas, podem levar ao não depósito. É essencial revisar suas informações pessoais e corrigir qualquer erro.
Erros na documentação
Outro motivos pelo qual o benefício do INSS não é depositado ocorre por erros na documentação. Isso pode incluir erros no preenchimento do requerimento, no envio de documentos ou na avaliação da documentação.
Se você acredita que o erro está na documentação, entre em contato com o INSS para verificar se existe alguma pendência. Você pode fazer isso pelo telefone 135 ou pelo site do meu.inss.gov.br.
Pendência de análise
Quando você faz a solicitação de benefício, o INSS pode levar alguns dias, meses ou até anos para analisar o requerimento do benefício. Se o benefício ainda não foi depositado, é possível esteja em análise, sem conclusão por parte da Previdência.
Você pode acessar o site do meu.inss.gov.br ou ligar para o telefone 135, para verificar o andamento (status) do seu pedido de benefício.
Benefício suspenso ou cancelado
O INSS pode, por algum motivo de irregularidade, suspender o benefício do segurado em alguns casos até que o segurado apresente a defesa, recurso administrativo ou na perícia médica revisional.
Em outros casos, o INSS pode cancelar ou cessar o benefício quando o o segurado morrer, se ele começar a trabalhar (em caso de benefícios por incapacidade) ou se ele deixar de cumprir os requisitos para o recebimento do benefício.
Se você acredita que seu benefício foi suspenso ou cessado, entre em contato com o INSS para verificar o motivo da suspensão ou cancelamento. Você pode fazer isso pelo telefone 135 ou pelo site do meu.inss.gov.br.
O que fazer quando o benefício não é depositado?
Verifique seus dados cadastrais
O primeiro passo é acessar o MEU INSS e verificar se seus dados cadastrais estão corretos e atualizados junto ao INSS e também nas bases governamentais. Se houver algum erro, entre em contato com o INSS para fazer as correções necessárias através do 135 ou vá até a Agência do INSS mais próxima de sua residência.
Entre em contato com seu banco
Caso depósito não tenha sido efetuado e seus dados bancários estejam corretos, entre em contato com o banco onde você recebe o benefício do INSS. Às vezes pode ocorrer, problemas técnicos ou de processamento por parte da instituição financeira (Banco).
Comprovação de vida
Certifique-se de ter realizado a comprovação de vida conforme exigido pelo INSS. Se você perdeu o prazo ou não conseguiu comparecer à agência bancária, entre em contato com o INSS para obter orientações sobre como regularizar essa situação ou então faça a prova de vida de forma digital pelo aplicativo do MEU INSS ou do GOV.BR.
Fique atento ao extrato bancário.
Acompanhe regulamente seu extrato bancário para verificar se o depósito foi efetuado. Isso pode ajudá-lo a identificar rapidamente qualquer problema.
DICA: Sempre acesse o aplicativo do MEU INSS e emita o Extrato de Pagamento de Benefício do INSS para comparar com o extrato bancário.
Recorrendo ao INSS
Agendamento de atendimento
Pronto! Você verificou todas as informações, tentou fazer a prova de vida digital através do portal do MEU INSS e não conseguiu, e mesmo assim ainda não recebeu o pagamento do benefício. O que fazer?
Agora, é hora de agendar um atendimento presencial através do 135 na Agência mais próxima. Eles podem fornecer informações detalhadas sobre o status do seu benefício, explicando o que aconteceu e como proceder para resolver.
Recurso administrativo
Se o INSS não resolver o problema de forma correta, você pode entrar com um recurso administrativo para contestar a decisão. Este é um processo formal que exige documentação específica, como RG, CPF, Carta de Concessão do Benefício, Histórico de Crédito, Extrato do Banco e etc., tudo irá depender do motivo que o benefício não foi depositado.
Evitando problemas futuros
Atualização frequente
Se você não quer passar por problemas como esse e evitar problemas futuros com o não pagamento de benefícios, mantenha suas informações pessoais e bancárias sempre atualizadas junto ao INSS e na base de dados do Governo Federal. Isso evitará que você fique sem o depósito do benefício!
Comprovação de vida
Não negligencie a comprovação de vida anual. Marque o calendário e certifique-se de cumprir essa obrigação no prazo. Não se esqueça que a prova de vida atualmente pode ser feita até por meio digital, ou seja, pela internet sem a necessidade de sair de casa.
Conclusão
Quando o benefício do INSS não é depositado, pode ser uma situação angustiante. No entanto, na maioria dos casos, há uma razão lógica para isso, como problemas nos dados cadastrais, comprovação de vida ausente ou erros no processamento. A boa notícia é que esses problemas podem ser resolvidos com paciência e diligência.
Verificar regularmente suas informações, manter-se atualizado sobre os procedimentos do INSS e buscar ajuda quando necessário são passos essenciais para garantir que você receba o benefício de que precisa e a que tem direito. Lembre-se sempre de que o INSS está lá para apoiá-lo, e resolver essas questões é do interesse deles tanto quanto do seu.
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https://www.gov.br/pt-br/servicos/alterar-local-ou-forma-de-pagamento
https://www.gov.br/pt-br/servicos/emitir-extrato-de-pagamento-de-beneficio
https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br/prova-de-vida