Superendividamento e o médico moderno: protegendo sua saúde financeira
Não permita que o superendividamento controle sua vida. Com a lei ao seu lado, você pode recuperar sua estabilidade financeira e trilhar um caminho para um futuro mais próspero.
terça-feira, 26 de setembro de 2023
Atualizado às 09:05
Sabemos que os médicos se dedicam incansavelmente à saúde e bem-estar de seus pacientes, mas quem cuida da sua saúde financeira? Mesmo com remunerações consideráveis, as dívidas podem se acumular, transformando-se em um desafio oneroso. O superendividamento, termo legalizado pela lei 14.181 de 2021, ocorre quando as dívidas excedem sua capacidade de pagamento, impactando sua vida em diversos níveis. Mas, não se preocupe! Há uma luz no fim do túnel. Com a nova lei do superendividamento e o CDC a seu favor, é possível recuperar a estabilidade financeira e viver sem a constante pressão das dívidas.
Você vai precisar de uma estratégia personalizada para reduzir as dívidas e fazer com que você recupere o controle das suas finanças. Existem ações para ajudá-lo a sair do superendividamento, começando com uma ajuda para entender seus direitos de consumidor. Cada situação é única, por isso é preciso realizar uma análise financeira personalizada, levando em conta suas dívidas, renda e despesas, para elaborar a estratégia de recuperação financeira mais eficaz para o seu caso.
Também é necessário atuar no combate a práticas abusivas por parte de credores, identificando essas práticas e buscando a reparação adequada para que seus direitos sejam protegidos. Isso se estende à assistência na renegociação de dívidas e à exploração de opções legais. Você deverá ser orientado em ações revisionais, renegociação extrajudicial e recuperação judicial - ferramentas importantes previstas na lei do superendividamento. Para completar, sabemos que a educação financeira é outro componente crucial para prevenir futuros endividamentos.
Não permita que o superendividamento controle sua vida. Com a lei ao seu lado, você pode recuperar sua estabilidade financeira e trilhar um caminho para um futuro mais próspero. Lembre-se: cuidar da sua saúde financeira é tão vital quanto a saúde dos seus pacientes.
André Galinskas
Sócio dos escritórios Galinskas Advogados e Galinskas & Rodrigues Advogados; especialista em Direito do Consumidor, com foco em Direito à Saúde e Direito Bancário; formado pelas Faculdades Metropolitanas (FMU), em 2010; e pós-graduado em Direito Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2020.