MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A integralização do capital social da sociedade limitada com criptomoedas

A integralização do capital social da sociedade limitada com criptomoedas

Kenny Mateus Yamada Barbosa

Nos casos em que o valor do capital social venha a diminuir devido à alta variação de preço da criptomoeda, os sócios deverão compensar o valor das cotas para fins de preservar o valor do capital social da empresa.

quinta-feira, 27 de julho de 2023

Atualizado às 09:20

Com a crescente evolução das criptomoedas e o desenvolvimento do mercado digital, novas questões jurídicas têm surgido, incluindo a utilização de criptomoedas como meio de pagamento de operações societárias e integralização de capital de sociedades limitadas. O presente artigo explora a viabilidade de utilizar criptomoedas, especialmente o bitcoin, para compor o capital social de sociedades.

Uma das primeiras indagações abordadas é a natureza jurídica das criptomoedas. O Banco Central do Brasil (BCB)1 e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM)2 já se manifestaram a esse respeito, diferenciando-as de moedas eletrônicas e afirmando que, dependendo do contexto econômico e dos direitos conferidos aos investidores, podem ser consideradas valores mobiliários. Por sua vez, a Receita Federal do Brasil (RFB)3 considera as criptomoedas como ativos financeiros, requerendo sua declaração na ficha de bens e direitos.

No entanto, com a entrada em vigor da lei 14.478/224, as criptomoedas passaram a ser reconhecida como "ativos virtuais", como a representação digital de valor que pode ser negociada ou transferida por meios eletrônicos e utilizada para realização de pagamentos ou com propósito de investimento

Quanto a possibilidade de integralização de capital com criptomoedas nas sociedades limitadas, verifica-se que o Código Civil não impõe vedação expressa a esse procedimento, permitindo a utilização de qualquer espécie de bens suscetíveis de avaliação pecuniária.

Além disso, a Lei da Liberdade Econômica5 reforça o princípio da autonomia privada e a livre formação de sociedades empresariais, salvo se houver disposição legal em contrário.

Assim, o capital social deve ser expresso em dinheiro nacional, conforme o que descreve a Lei (art. 997, III, Código Civil), podendo ser constituído em bens móveis e imóveis, corpóreos e incorpóreos.

Em relação às formalidades para registro dos atos societários que envolvem o uso de criptomoedas, o Ofício Circular 4081/206 do Ministério da Economia esclareceu que não existem exigências específicas. As Juntas Comerciais devem seguir as regras aplicáveis à integralização de capital com bens móveis, de acordo com o tipo societário, limitando-se ao exame do cumprimento das formalidades legais do ato submetido ao arquivamento.

Com base no Ofício Circular 4081/2020/ME, fica evidente que não há impedimento legal para a integralização de capital social em sociedades limitadas com criptomoedas. Dessa forma, o uso de criptomoedas, como o bitcoin, para essa finalidade pode ser considerado válido e viável, desde que respeitadas as formalidades legais aplicáveis.

Assis e Peixoto (2021)7 alertam que a alta volatilidade dos preços das criptomoedas podem trazer dificuldade quanto a mensuração do valor real a ser estipulado no momento da integralização. Ainda devido à alta variação é importante a "ponderação que se faz mandatória é acerca da efetividade quanto à segurança jurídica e consistência econômica que se presta o capital social constituído - integral ou parcialmente - por criptoativos frente a terceiros e seus stakeholders".

Deste modo nos casos em que o valor do capital social venha a diminuir devido à alta variação de preço da criptomoeda, os sócios deverão compensar o valor das cotas para fins de preservar o valor do capital social da empresa. (ZAMBÃO, 2019, p. 45).8

A constante evolução das criptomoedas requer atenção contínua às regulamentações e orientações das entidades competentes, mas a perspectiva de sua utilização para a integralização de capital social em sociedades limitadas pode oferecer novas oportunidades e flexibilidade para o ambiente empresarial, embora tenha que ser tomado o devido cuidado no momento de sua mensuração, visto que a moeda virtual possui alta volatilidade.

_____________

1 BRASIL. Banco Central. Comunicado n° 25.306, de 19 de fevereiro de 2014. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/pre/normativos/busca/downloadVoto.asp?arquivo=/Votos/BCB/2017246/Voto_2462017_BCB.pdf

2 BRASIL. Lei n° 6.385, de 7 de dezembro de 1976. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6385.htm

3 BRASIL. Receita Federal Brasileira. Instução normativa n°1888, de 03 de maio de 2019. Disponível em: http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?visao=anotado&idAto=100592

4 BRASIL. Lei n° 14.478, de 21 de dezembro de 2022. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2022/lei-14478-21-dezembro-2022-793516-publicacaooriginal-166582-pl.html

5 BRASIL. Lei nº 13.874, de 20 de setembro de 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13874.htm.

6 BRASIL. Ministério da Economia. Ofíico Circular n° 4081, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/drei/legislacao/arquivos/OfcioCircular4081criptomoedas.pdf

7 ASSIS, João Pedro Ribeiro; PEIXOTO, Tâmara Oliveira. As criptomoedas na integralização de capital em sociedades empresárias. Consultor Jurídico, [S. l.], p. 1-6, 9 jan. 2021. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2021-jan-09/opiniao-criptomoedas-capital-sociedades-empresarias.

8 ZAMBÃO, Lara Helena Luiza. AS CRIPTOMOEDAS COMO FORMA DE INTEGRALIZAÇÃO DO CAPITAL SOCIAL DA SOCIEDADE ANÔNIMA, E A RESPONSABILIDADE PATRIMONIAL DO SÓCIO EM EVENTUAL EXECUÇÃO JUDICIAL. 2019. 61 f. Monografia (Bacharel em Direito) - CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA FACULDADE DE DIREITO DE CURITIBA, Curitiba, 2019.

Kenny Mateus Yamada Barbosa

Kenny Mateus Yamada Barbosa

Graduando em Direito pela PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná Campus Toledo. Estagiário de direito do escritório Fonsatti Advogados Associados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca