Como os escritórios de advocacia podem se proteger de ataques cibernéticos?
Devido à grande quantidade de dados sigilosos, os escritórios de advocacia se tornaram alvos dos cibercriminosos. Por esta razão, é preciso ter métodos eficazes para proteger as informações.
terça-feira, 27 de junho de 2023
Atualizado em 26 de junho de 2023 13:46
Com o avanço da tecnologia nos últimos anos, as empresas passaram a buscar soluções mais modernas que acompanhassem a evolução e os desafios da sociedade moderna.
A partir desse movimento, os escritórios de advocacia também começaram a adotar sistemas virtuais para melhorar a produtividade, o atendimento e a segurança das informações de seus clientes/casos. Mas, infelizmente, sempre há agentes maliciosos que procuram brechas no ambiente virtual para roubar dados sigilosos.
Os ataques cibernéticos cometidos por hackers - cibercriminosos que violam os sistemas de computação em busca de dados sigilosos - aumentaram consideravelmente e, infelizmente, os escritórios de advocacia se tornaram grandes alvos devido à alta concentração de documentos jurídicos sigilosos em seus ambientes.
Recentemente, a própria OAB sofreu um ataque hacker, em março de 2023. O crime fez com que os sistemas e o site da OAB saíssem do ar por 48h devido às medidas de segurança.
Para os escritórios de advocacia se tornarem seguros, é preciso que os advogados busquem medidas de proteção eficientes para proteger os dados de vazamentos, além de evitar futuros problemas.
Possíveis impactos gerados por ataques cibernéticos
Quando cibercriminosos conseguem acessar os sistemas de um escritório de advocacia, diversas complicações podem ser geradas, como:
- Roubo de informações confidenciais;
- Violação do sigilo profissional;
- Bloqueio das ferramentas virtuais da empresa;
- Comprometimento da reputação do escritório;
- Chantagens ou extorsões feitas pelos criminosos.
Esses são somente alguns exemplos dos impactos negativos que os ataques cibernéticos podem causar. Portanto, é essencial que os escritórios de advocacia estejam atentos à cibersegurança dos seus dados.
Medidas de cibersegurança
A seguir, veja alguns dos principais métodos de cibersegurança que podem ser adotados.
1° Treinamentos: com o auxílio de especialistas da área de cibersegurança, realize treinamentos para os profissionais da sua equipe sobre os riscos de determinadas ações, melhores práticas de segurança que devem ser seguidas e outras orientações necessárias.
2° Software jurídico: os programas desenvolvidos especialmente para profissionais da advocacia devem possuir as devidas medidas de segurança essenciais, como o controle de acesso a arquivos.
Um exemplo é o iManage Work Cloud - um dos maiores softwares jurídicos do mundo -, que possui métodos para deixar escritórios de advocacia ainda mais seguros, como a arquitetura Zero Trust, criptografia dos dados e auditoria dos acessos.
3° Armazenamento em nuvem: apesar dos mitos que ainda cercam o armazenamento em nuvem, esta tecnologia é mais segura do que os métodos convencionais, como documentos arquivados em papel ou salvos em computadores locais e diretórios de rede..
Provedores de nuvem, principalmente os especializados na área jurídica como o iManage Work Cloud, possuem ambiente monitorado, arquiteturas de cibersegurança que possuem alta proteção contra vazamento de dados, além de não correrem o risco de danos físicos, como incêndios ou alagamentos.
4° Equipe especializada: para obter sucesso nos sistemas de proteção, é preciso ter o apoio de profissionais da cibersegurança para orientações corretas em relação a treinamentos e programas jurídicos.
Ao realizar uma má instalação de um sistema jurídico, por exemplo, brechas podem surgir na cibersegurança, o que pode gerar uma oportunidade para cibercriminosos atacarem.
Carlos Machado
CEO da Docwise, consultoria renomada no mercado jurídico e reconhecida pelos seus serviços relacionados à gestão do conhecimento. Com 10 anos de história e 20 anos de experiência, a Docwise é parceira estratégica dos mais importantes escritórios de advocacia e departamentos jurídicos do Brasil.