Além do discurso, como medir as práticas ESG de sua empresa?
Ferramentas têm indicadores para apontar se você está, de fato, no caminho da boa governança social, ambiental e corporativa.
sexta-feira, 16 de junho de 2023
Atualizado em 15 de junho de 2023 15:35
Você quer fortalecer a reputação de sua empresa, reduzir riscos, ter maior acesso a investimentos e contribuir para um mundo ético e sustentável, certo? É por isso que, assim como você, cada vez mais empresas vêm adotando práticas de governança social, ambiental e corporativa, conhecidas pela já famosa sigla ESG, do inglês Environmental, Social and Governance.
O conjunto de iniciativas ESG contribui para um mundo melhor e aumenta a competitividade das empresas. Por ser uma agenda muito ampla, no entanto, muitas vezes as companhias não sabem por onde começar ou como mensurar suas práticas. Sem ferramentas para medir e facilitar a implementação do ESG, como saber se você está, realmente, no caminho certo?
É fundamental ter ferramentas para comparar desempenho e monitorar, com indicadores confiáveis, o progresso em relação aos objetivos e metas. Mais do que isso, esses indicadores podem mostrar que ações ESG na empresa vão além do discurso, representam iniciativas mensuráveis, relevantes, comparáveis e verificáveis.
A seguir, três ferramentas para avaliar o compromisso ESG de sua empresa.
1. Indicadores Ethos
Gratuita, a ferramenta é composta por um questionário para autodiagnóstico da empresa. Relatórios permitem planejar e gerenciar metas. É um bom começo para avaliar o quanto a sustentabilidade e a responsabilidade social estão incorporadas nos negócios
2. Linkana ESG Rating
Criada pela empresa especializada em análise de dados Linkana, funciona como uma base de dados compartilhada com mais de dois milhões de dados comerciais, certificações, certidões, documentos e consultas públicas sobre empresas. Dessa forma, ajudando a evitar, por exemplo, que uma empresa sustentável manche sua imagem ao se relacionar com uma empresa poluente.
3. Escala Cidadã Olga Kos (ECOK)
Avalia como a inclusão social é praticada no mercado de trabalho. A partir de 5 variáveis, 20 indicadores e 37 requisitos, mede o quanto uma empresa é inclusiva visando contemplar a diversidade por gênero, idade, deficiência, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual ou qualquer outro fator de exclusão.
Métricas confiáveis têm papel importante no engajamento e comunicação com investidores, consumidores, funcionários, cada vez mais interessados nas práticas ESG das corporações. Indicadores transparentes permitem comunicar desempenho de forma clara, criando confiança e fortalecendo a reputação - e a atração no mercado - de sua empresa.
Izabela Rücker Curi
Advogada e sócia fundadora do escritório Rücker Curi Advocacia e Consultoria Jurídica e da Smart Law, uma startup focada em soluções jurídicas personalizadas para o cliente corporativo, que mesclam inteligência humana e artificial. É board member certificada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa IBGC-São Paulo, mediadora ad hoc e consultora da Global Chambers na região Sul. É mestre em Direito pela PUC-SP e negociadora especializada pela Harvard Law School.