MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Cursar medicina pelo FIES abaixo da nota de corte

Cursar medicina pelo FIES abaixo da nota de corte

Quando um direito fundamental neste caso da educação é concedido a sociedade, ele não pode e nem deve ser restringido, por isso a Portaria em comento é vista como inconstitucional.

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Atualizado às 15:04

Há possibilidade de conseguir cursar medicina pelo FIES sem ter alcançado a nota de corte, saiba como:

É possível cursar Medicina pelo FIES abaixo da nota de corte, pois nossos Tribunais Federais vêm reconhecendo esse direito ao acesso ao FIES mesmo com a nota abaixo da nota de corte. Frequentemente diversos estudantes vêm sendo beneficiados através de decisões judiciais.

Destarte, tratando-se de um curso de alto custo, muitas famílias não possuem condições financeiras para arcarem mês a mês com mensalidades acima de R$ 10.000,00, tendo em vista que o Fundo de Financiamento Estudantil - FIES é um programa do Ministério da Educação, que tem por finalidade viabilizar o acesso à educação, bem como considerando seu objetivo de ser médico, o financiamento estudantil é a única forma de dar continuidade aos estudos e ingressar na universidade.

A lei de 10.260/01 não traz como requisito nota de corte, esta é a lei que rege o FIES. Somente em 2021, através da portaria de nº 38 que começou a exigência a nota de corte, o que limita o acesso do Estudante ao FIES, violando totalmente o Direto a Educação e a Constituição Federal de 1988. 

Mas, quais requisitos necessários para conseguir o FIES?

  1. Não ter zerado a redação;
  2. Ter feito o Enem a partir de 2010;
  3. Nota mínima de 450;
  4. Possuir renda familiar por pessoa igual ou inferior a 3 salários-mínimos.

Como derradeiro, é importante salientar que a Constituição Federal de 1988 trouxe consigo o Neoconstitucionalismo, para que os direitos fundamentais saiam do papel e sejam transformados através de programas de governo e neste caso em comento, o FIES foi concedido a sociedade para facilitar o acesso à educação superior para as pessoas que não possuam condições financeiras possam ter acesso a Faculdades particulares.

Quando um direito fundamental neste caso da educação é concedido a sociedade, ele não pode e nem deve ser restringido, por isso a Portaria em comento é vista como inconstitucional, portanto, diversos estudantes diariamente vêm sendo beneficiados com decisões judiciais de concessão do FIES para MEDICINA abaixo da nota de corte.

Thayná Livramento

Thayná Livramento

Pós graduada em Direito Processual Civil, Direito Civil e Direito Previdenciário, proprietária do Escritório de Advocacia Thayná Livramento Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca