Saber e fazer, os fundamentos da gestão
100% dos fatores produtivos é constituído por pessoas onde a cultura, a transmissão de conhecimento, o aprendizado e a garantia dos processos executivos dependem de fatores humanos e a sua gestão é muito mais complexa e delicada.
sexta-feira, 2 de junho de 2023
Atualizado às 08:58
Como já disse há bastante tempo, George Bernard Shaw em suas obras (peça Man and Superman), na versão original: "those who can, do; those who can't, teach", ou seja, "quem sabe, faz, quem não sabe ensina" ! Obviamente não se aplica à profissão de professor, mas se aplica fortemente àqueles que se intitulam de gestor ou consultor sem terem acumulado experiência, vivência e prática sólidas num determinado assunto.
Quero nesta discussão fazer uma brincadeira semântica com os verbos saber e fazer sobre o processo de aprendizado, consolidação e por fim da transmissão do conhecimento, e sua gestão, que obviamente se aplica a qualquer gestor de negócio, mas como sempre dando ênfase aos gestores de escritórios de advocacia. Neste caso especifico existe uma peculiaridade, pois cem por cento dos fatores produtivos é constituído por pessoas onde a cultura, a transmissão de conhecimento, o aprendizado e a garantia dos processos executivos dependem de fatores humanos e a sua gestão é muito mais complexa e delicada.
A evolução deste processo pode ser detalhada como etapas onde a combinação dos citados dois verbos acontece numa sequência especifica e lógica, como a seguir:
A primeira etapa é a do "saber", quando aprendemos algo. Pode ser um processo acadêmico onde professores transmitem seus conhecimentos aos alunos e neste caso ao advogados aprendem a advogar nos seus anos de universidade, mas existe outra forma de aprendizado que vem com o processo de tentativa e erro gerando experiência. Neste caso se encaixa perfeitamente no desafio e no processo de aprendizado da gestão do seu negócios, que não foi transmitido na faculdade de Direito (com pouquíssimas exceções). Uma frase sabia diz que "é errando que se aprende"! Nesta fase é que costuma ser bastante interessante a participação de um consultor em gestão que pode trazer ao gestor a sua experiência e transmitindo a este o conhecimento que lhe falta e tornando esse processo mais rápido e menos doloroso.
A segunda etapa é a do "fazer", quando o profissional, neste caso o gestor de escritório de advocacia, aplica os conhecimentos adquiridos do profissional experiente na execução de suas tarefas e responsabilidades gerenciais. Lembremos que amadorismo não tem mais espaço nesse mercado extremamente competitivo.
A terceira etapa é do "saber-fazer", quando o tempo e as experiências vividas pelo gestor aprimoram o seu conhecimento e este passa a ajustá-lo à realidade de seu negócio, tornando-o mais eficiente, competitivo e profissional.
A quarta etapa é aquela do "fazer-saber", quando o profissional passa a transmitir o seu conhecimento e as suas experiência acumuladas aos seus colaboradores, tornando o processo um ciclo virtuoso. Cada novo profissional envolvido neste processo com sua inteligência e experiências contribui para melhorar a gestão do negócio. No nosso caso, o gestor ensinando e explicando aos colaboradores as razões, causas e consequências de todas as suas atitudes os torna mais participes do processo, motivados e cientes de suas importâncias. Novamente aqui entra a figura importante do consultor que acelera e "lubrifica" o processo.
A quinta etapa é aquela do "fazer-fazer", quando o profissional (gestor de escritório) consegue transmitir todo o seu conhecimento e experiências aos seus pares e ter a tranquilidade e consciência de que a "maquina" funciona autonomamente. Todos os participantes estão absolutamente treinados, motivados, conscientes de suas importâncias e funções e executando-as de modo que como numa corrente não existe um elo fraco que poderia interromper todo o processo.
Neste ponto aparecem duas perguntas fundamentais:
Primeira: Em qual fase do processo se encontra o seu escritório ou melhor ainda, em qual fase do processo está você se é o gestor de seu escritório?
Seu escritório decidiu contratar um consultor em gestão, então vem a Segunda pergunta: Tomou as devidas precauções para ter certeza de que ele tem a experiência e vivência pratica no(s) assunto(s) para o(s) qual(is) foi contratado?
Importante: Ele tem que, obrigatoriamente ter passado por todas as fases deste processo. Tome cuidado, pois existem muitos paraquedistas no mercado!