A contabilidade preditiva na era da informação e dados pessoais: Impulsionando negócios e gerando valor
A Contabilidade Gerencial molda o futuro das empresas na era da Big Data, otimizando estratégias com informações precisas e planejamento inteligente.
terça-feira, 9 de maio de 2023
Atualizado em 10 de maio de 2023 11:06
Lucratividade na era da informação
Recentemente a Cisco (NASDAQ: CSCO), realizou um estudo com mais de 2.800 profissionais que se juntaram em 13 países para avaliar os resultados dos investimentos de privacidade e proteção de dados pessoais. Segundo a Cisco 70% das empresas afirmam que obtiveram os benefícios derivados dos investimentos realizados com privacidade e proteção de dados pessoais. A cultura para a proteção de dados pessoais e privacidade precisa estar conectada a realidade atual, em que há a necessidade para adequações estruturais, além do caminho prudente que será traçado ao longo do tempo e essa conectividade se estende a todas as cadeias cognitivas de gerenciamento de ativos a médio e longo prazo incluindo obviamente os dados pessoais, sua manutenção segurança e devido processamento.
Instrumento 360º
Em linhas gerais, a contabilidade gerencial é um importante instrumento amplamente utilizado pela gestão das empresas para estruturar estratégias planejar informações e ser norteador claro para as melhores tomadas de decisões. Esse bojo amplo de informações contribui factualmente com as empresas de maneira que possam alcançar os resultados dos planos estratégicos que o ambiente corporativo necessita.
É relevante salientar que com os resultados e informações obtidas, elas são direcionadas aos gestores, que são as pessoas a cargo de tomar as melhores decisões que direcionarão o negócio dentro de um estabelecimento, com base nesse pórtico vamos seguir conectando essa importante ferramenta empresarial com o novo ativo de mercado, os dados pessoais, e o quanto se torna cada dia mais relevante que todos os setores de um empreendimento devam estar atentos a esse novo ativo de mercado.
O estudo da Cisco (NASDAQ: CSCO) com resultado que se tornou público em janeiro de 2022, mostrou os resultados do ROI (Return on Investment), ferramenta métrica de mensuração de rendimento em relação ao custo incorrido, o estudo demonstra que, na média global, para cada US$ 1 investido por empresas em privacidade e proteção de dados pessoais, o retorno do investimento é de US$ 2,70, no Brasil o ROI em privacidade é um dos mais relevantes atingindo o coeficiente de 3,3 vezes o valor investido.
De acordo com o feedback das empresas envolvidas no estudo, a maioria afirma que o ROI equipara ou supera o valor dos investimentos, com mais de 40% dessas empresas reconhecendo a lucratividade decorrente dos investimentos em privacidade e proteção de dados pessoais. O estudo detectou que empresas com mais tempo alinhada à cultura da SGI (segurança da informação) possuem um ROI ainda mais significativo, de US$ 3,10, em comparação as empresas que aderiram a SGI a menos tempo batendo em torno de US$ 2,30. Segundo a IAPP (International Association of Privacy Professionals) (2021), o Relatório de Governança de Privacidade de 2021, relatou recentemente que os orçamentos de proteção de dados pessoais nas organizações, cresceram de forma considerável contando a partir de 2020, com linha orçamentária média de US$ 350.000.
A questão da privacidade e proteção de dados pessoais pede um direcionamento quanto ao atendimento das normas legais direcionadas a prevenção das irregularidades e redução de riscos. Logo é mais que uma oportunidade, é dever da contabilidade contribuir para tornar esse lucro derivativo da obrigatoriedade que o empreendimento tem com a adequação a proteção de dados com informação clara, precisa e ostensiva em prazo condizente com a velocidade do atual mercado para a decisão da alta gestão.
Retorno do investimento (ROI)
Os benefícios relatados pelas organizações foram de 67% na diminuição da perda das vendas, menor violação de dados pessoais 71% o que gera confiança do cliente, 74% de crescimento quanto a fidelidade e confiança deles, 73% de crescimento de investimentos e 72% de crescimento quanto a operacionalidade eficiente dos controles de dados pessoais.
É neste ambiente altamente favorável que as empresas precisam estar preparadas para lidar com tomadas de decisões cada vez mais rápidas, o tempo de resposta ao mercado pode ser a diferença entre os concorrentes. Para tanto, é necessário estar consciente e munido de informações confiáveis, claras, completas o suficiente para tomar a melhor decisão possível. Chegamos no estágio onde dados pessoais são dinheiro iminente. As transações desses dados pessoais compõem o planejamento financeiro do empreendimento.
A Contabilidade gerencial necessita estabelecer e determinar o futuro no desenvolvimento de uma empresa com informações e planejamento na era da big data.
Contabilidade gerencial no novo comércio global da Big data
Visto que os negócios internacionais são assinalados por aceleradas mudanças a nível tecnológico, econômico, social e político, a necessidade de relacionar com a política de privacidade e de boa reputação é agora parte intrínseca da contabilidade gerencial. Um empreendimento que se orienta para as relações externas tem mais chances de prever as mudanças nos mercados globais. Mais do que isso, a contabilidade gerencial pode ser considerada o fundamento sobre o qual serão tomadas as decisões de uma empresa, sendo assim, crucial para a sustentabilidade e permanência ou não do negócio perante a concorrência num mercado altamente competitivo.
Os gestores devem estar cada vez mais atualizados com a contabilidade gerencial concomitantemente com os ativos dos dados e com as informações necessárias a serem trabalhadas para atenderem as demandas da legislação e da economia internacional. A contabilidade gerencial precisa fornecer informação retrospectiva e uma visão de informações em tempo real, para estruturar os planos que se alinharão com o mercado crescente da informação.
A boa governança de dados de uma empresa atua em caráter preventivo e preditivo, e esses elementos agora são partes necessárias para a contabilidade gerencial que deverá se pautar ao que exige o novo cenário que emergiu com a proteção de dados. Com esse novo plano de negócios em âmbito internacional é imperioso tomadas de decisões céleres e altivas, baseadas em informações precisas ao passo que o setor contábil de um empreendimento deve caminhar lado a lado com o compliance da segurança da informação, estando juridicamente protegido e confiante na execução das ações.
As ações são conjuntas e relevantes em igual medida, onde um compliance de proteção de dados é o start para dar início a boa prática e obter resultados lucrativos com sua aplicabilidade, contudo cabendo a posteriori a contabilidade gerencial com a informação do lucro alinhar suas diretrizes com esse mercado presente e pujante, gerindo informações com números passados, presentes e apresentando possibilidades futuras para a continuidade salutar do empreendimento.
Reputação
A reputação da empresa está em jogo e é importante que a cultura seja aplicada em todos os setores do negócio. Fica evidente que com a necessidade de tomar medidas administrativas, técnicas e preditivas quanto a boa governança de dados e que é obrigatório para todas as empresas faz com que setores como o compliance e de SGI (Segurança da informação) atuem de forma diligente, cabendo também a efetiva participação da contabilidade para que essa cultura permaneça para a continuidade do negócio e para reputação da empresa e a obtenção do lucro que deriva daquela imposição legal.
Cabe assim a contabilidade gerencial ir além do óbvio e se conectar com o novo modelo de negócios que é transfronteiriço, e em posse das informações e do lucro que advém da atividade de proteção de dados como demonstrado pelo estudo da Cisco, participar de forma efetiva e preditiva para que os gestores tomem as melhores decisões de maximização do ativo mais valioso da era modera.