História natural da doença: como esse conceito pode ajudar o advogado
É fundamental entendermos que a medicina não é uma ciência exata e que não podemos oferecer nenhuma garantia nem de resultados nem de adequada resposta aos tratamentos nem de manutenção da saúde. E é essa a beleza da medicina: a sua IMPREVISIBILIDADE.
terça-feira, 31 de janeiro de 2023
Atualizado às 10:25
HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA é um conceito amplamente conhecido por nós médicos porém absolutamente desconhecido pelos demais profissionais. Trata-se do comportamento esperado de uma determinada doença ao longo do tempo, baseado nos diversos estudos científicos realizados ao longo do tempo. Tal conceito nos ajuda a embasar as decisões clínicas, embora não haja nenhuma garantia de sucesso nos tratamentos médicos.
Para exemplificar trago uma doença bastante comum: as varizes nas pernas.
As varizes fazem parte da doença venosa crônica e, como o próprio nome diz, trata-se de uma doença crônica e incurável. A partir daí podemos ter algumas interpretações:
Todos os indivíduos portadores desta doença irão piorar com o passar do tempo... a questão é que não podemos prever em quanto tempo e em quais indivíduos essa piora irá acontecer.
O fato de realizar o tratamento, seja com medicamentos ou cirurgia, não apresenta nenhuma garantia de melhora da doença, ou seja, esta pode piorar a despeito do tratamento adequado.
Por causa disso é fundamental entendermos que a medicina não é uma ciência exata e que não podemos oferecer nenhuma garantia nem de resultados nem de adequada resposta aos tratamentos nem de manutenção da saúde. E é essa a beleza da medicina: a sua IMPREVISIBILIDADE.
--------------
GOLDMAN, Lee; AUSIELLO, Dennis. Cecil. Tratado de Medicina Interna. 26a ed.
Saunders Elsevier, 2022
PORTO, C.C. Semiologia médica, 8a edição, Guanabara, 2019