O valor da consulta com um advogado criminalista
Como base de preço para consulta, temos que ter em mente que há uma tabela de honorários mínimos da nossa Ordem dos Advogados do Brasil - OAB.
sexta-feira, 27 de janeiro de 2023
Atualizado às 08:37
Diversas pessoas ficam indignadas por terem que pagar uma consulta com um advogado especialista criminal quando surge uma dúvida ou problema em seu cotidiano. Sentimos que não há tanta rejeição ao pagamento de uma consulta para um médico, por exemplo.
Como advogados, respondemos a muitas perguntas em nosso dia a dia; outras não podemos e nem devemos responder. Muitos não compreendem que só podemos avaliar um caso criminal após ouvir todos os pormenores do fato, analisar documentos, circunstâncias e ver o processo, quando há. Senão, podemos orientar erradamente por falta de informações e o problema se voltar contra o advogado.
Existem ainda pessoas que passam do limite abordando parentes, amigos e colegas - que são advogados - desejando resolver seus problemas sem ao menos perguntar se estes poderão oferecer uma resposta com qualidade e verdade, como elas desejam e precisam, sem passarem por uma consulta.
Começa assim a valoração da consulta com um especialista criminal, ou com qualquer especialista de outra área na advocacia.
Antes de prosseguirmos, gostaria de assinalar que preço e valor são conceitos que, apesar de parecerem iguais, são completamente diferentes. Não podemos apenas olhar para o preço da consulta - quantia que é paga -, mas conseguir reconhecer o seu valor - o que ela proporciona; o que é ganho.
Houve um tempo, longínquo, em que eu não cobrava pelas consultas. Por experiência e por ter tomado consciência de sua importância, hoje elas são valoradas.
É legítima a cobrança de consulta pelo advogado para a valorização do seu trabalho, do seu tempo e pelo valor a ela inerente.
Nessa consulta, advogados especialistas na área criminal, seja na forma consultiva ou contenciosa, atenderão e ouvirão atenciosamente sobre dúvidas ou problemas, de forma exclusiva. Dúvidas serão sanadas e apresentadas possíveis soluções para os problemas criminais de fato.
Todos os documentos pertinentes, se existirem, serão analisados; serão feitas pesquisas e obtenção de informações necessárias.
Fornecerão uma análise do caso com as estratégias, possíveis soluções e passos a serem dados a seguir.
Informarão, então, os valores dos honorários advocatícios e os interlocutores poderão, a partir dessa valorosa consulta, decidir conscientemente o que fazer.
Importantíssimo dizer que a consulta serve também para que advogados e potenciais clientes se avaliem, olho no olho, e decidam se terão confiança para trabalharem juntos ou não.
Como base de preço para consulta, temos que ter em mente que há uma tabela de honorários mínimos da nossa Ordem dos Advogados do Brasil - OAB.
Com uma consulta a um especialista criminal, muitos problemas são resolvidos, muitos erros são descobertos e podem ser consertados, muitas dúvidas são sanadas. Esperança, paz e segurança para agir podem ser conquistadas quando se consulta um advogado.
Roberto Parentoni
Advogado criminalista do escritório Roberto Parentoni e Advogados. Pós-graduado em Direito e Processo Penal pela Mackenzie. Presidente por duas gestões do IBRADD - Instituto Brasileiro do Direito de Defesa.