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Treinamento de compliance: o que é e por que é importante?

Neste artigo, explicamos por que o treinamento de uma "compliance" é importante e fornecemos algumas dicas a serem consideradas ao desenvolver um programa de treinamento de "compliance".

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Atualizado às 14:29

Uma consideração importante para qualquer equipe executiva ou de gerenciamento é a "compliance" legal. Leis e regulamentos do setor podem ter um impacto considerável nas políticas, estratégias e operações da empresa. Se você é gerente ou líder em uma organização, aprender sobre o treinamento de "compliance" pode ajudá-lo a reduzir riscos e preparar melhor sua equipe.

Por que os gerentes usam o treinamento de "compliance"?

A "compliance" é uma ferramenta eficaz para facilitar um ambiente de trabalho unificado. Criar consciência no local de trabalho em relação à segurança, proteção e tolerância pode ajudar os gerentes a estabelecer uma cultura de trabalho baseada na inclusão e no respeito.

Aqui estão algumas outras razões pelas quais os gerentes podem achar o treinamento de compliance benéfico:

  • Menos ações judiciais: Informar os funcionários sobre as leis relevantes que regulam seu setor pode ajudar a proteger a empresa contra possíveis ações judiciais.
  • Lesões no local de trabalho reduzidas: os funcionários que conhecem os procedimentos de segurança podem ter menos probabilidade de sofrer lesões no trabalho, o que pode resultar em menos absenteísmo e reclamações por lesões.
  • Conscientização dos funcionários sobre o gerenciamento de riscos: quando os funcionários são informados sobre a importância da "compliance", eles se tornam participantes ativos da estratégia de gerenciamento de riscos da organização.
  • Maior produtividade: o treinamento de "compliance" ajuda os funcionários a fazer escolhas mais sábias e a se comportar de maneira mais adequada. O comportamento positivo pode levar ao aumento da produtividade no local de trabalho, pois os funcionários que se autorregulam geralmente exigem menos intervenção dos gerentes.

Treinamento de "compliance" x treinamento corporativo

O treinamento de "compliance" difere de outros treinamentos corporativos porque se concentra nos regulamentos, como cumpri-los e as penalidades por violá-los. Além disso, podem incluir informações específicas sobre como arquivar relatórios, entender as regras específicas do setor e respeitar a privacidade de clientes ou pacientes. O treinamento corporativo geral pode se concentrar em mais aspectos do cargo, como executar tarefas importantes ou como solicitar uma folga.

Exemplos de treinamento de "compliance"

  • Treinamento de ética: Cada organização tem seu próprio código de conduta dentro dos parâmetros legais que regem seu setor - isso pode incluir diretrizes sobre corrupção, trapaça e conflitos de interesse. O treinamento de ética capacita os funcionários a tomar decisões apropriadas e fornece a eles as informações de que precisam para responsabilizar a si mesmos e a outras pessoas caso surjam situações desafiadoras.
  • Treinamento anti-assédio: Um curso de treinamento anti-assédio normalmente alerta os funcionários sobre conduta interpessoal inadequada no local de trabalho. Os funcionários aprendem a definir vários tipos de assédio, como assédio sexual ou discriminação com base em sexo, idade, orientação sexual ou fé. Eles também aprendem sobre estratégias eficazes que podem usar em resposta a casos de assédio.
  • Treinamento de diversidade: Os cursos de treinamento em diversidade visam reduzir o preconceito e a discriminação no local de trabalho, enfatizando o valor e os pontos fortes de uma força de trabalho diversificada. Esses tipos de treinamento incluem informações sobre diferenças como raça, etnia, gênero, orientação sexual, idade e habilidade. Esse tipo de treinamento promove a interação positiva dos funcionários, apontando maneiras de identificar preconceitos inconscientes e destacando objetivos comuns que todos os funcionários compartilham.
  • Treinamento de proteção de dados e privacidade: A maioria das organizações, independentemente do setor, é responsável por algum tipo de dados confidenciais. Podem ser informações básicas de funcionários e clientes ou podem ser informações que exigem mais segurança, como registros financeiros detalhados. O treinamento em proteção de dados e privacidade fornece aos funcionários as habilidades técnicas para praticar o manuseio seguro de dados.
  • Existem cursos que fornecem aos funcionários informações sobre os princípios de proteção de dados e suas responsabilidades de proteção de dados. Eles também aprendem a lidar com os dados fora do local de trabalho, como em um dispositivo móvel.
  • Segurança no local de trabalho: Proporcionar um ambiente de trabalho seguro para os funcionários é uma consideração importante para qualquer gerente. Além disso, existem regras e regulamentos sobre padrões aceitos de saúde e segurança no local de trabalho. Isso inclui fornecer proteção contra quedas e prevenir a exposição a altos níveis de ruído e substâncias nocivas, como o amianto.

Embora certas indústrias e ocupações - como construção ou manufatura - possam apresentar riscos físicos aumentados, mesmo as empresas com ambientes de escritório padrão devem ter padrões básicos de segurança em vigor. O treinamento de segurança no local de trabalho pode incluir informações sobre procedimentos de primeiros socorros, respostas apropriadas em emergências, lidar com incidentes e identificar e relatar perigos.

Dicas para desenvolver a "compliance"

  • Aplicar micro aprendizagem: Funcionários ocupados com uma agenda de trabalho cheia podem achar a perspectiva de um longo curso de "compliance" um tanto quanto esmagadora. Por isso, você pode garantir um envolvimento mais ativo, fornecendo aos funcionários lições de micro aprendizagem, que cobrem um objetivo de aprendizado por vez e levam apenas alguns minutos para serem concluídas.
  • Usar tecnologia digital: Se você optar por planejar reuniões presenciais, poderá correr o risco de os membros da equipe se ausentarem. O treinamento digital pode fornecer uma abordagem mais atualizada e flexível para o processo. Ao disponibilizar um formato digital, como aplicativos de aprendizados eletrônicos interativos, os funcionários podem acessar facilmente os cursos e concluí-los em seu próprio tempo.
  • Mantenha as coisas simples: Para garantir que os funcionários se envolvam ativamente com o material de treinamento e retenham as informações relevantes, é útil fornecer um conteúdo conciso. Você pode facilitar as coisas para os funcionários, por exemplo, fornecendo trechos de políticas ou leis e fornecendo explicações simples sobre seus pontos mais relevantes.
  • Forneça as informações corretas: É vital que você forneça informações atualizadas e corretas nos treinamentos para proteger os funcionários e minimizar os riscos para a empresa. Dependendo do setor em que você trabalha, os regulamentos podem mudar, verifique isso antes de implantar toda a mudança. Atualizar suas informações de "compliance" regularmente pode ajudá-lo a garantir que os membros da equipe entendam como se manter seguros e aderir às políticas.
Pedro Paulo Araujo Pereira Costa

Pedro Paulo Araujo Pereira Costa

Consultor empresarial e advogado tributarista há mais de uma década, escreve para o Migalhas de Peso, Jornal Tribuna e Jus Brasil assuntos relacionados a negócios, direito bancário e tributário.

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