MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Golpe do empréstimo: os principais motivos que levam as pessoas a cair neste golpe!

Golpe do empréstimo: os principais motivos que levam as pessoas a cair neste golpe!

As principais vítimas dessa estelionatária prática são as pessoas mais vulneráveis, que não conhecem bem os seus direitos.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Atualizado às 08:13

Com a crise financeira que assolou o país nos últimos anos, muitas pessoas têm recorrido a empréstimos para conseguir manter ou melhorar seu padrão de vida. No entanto, existem vários bandidos que se aproveitam dessa necessidade para aplicar golpes. Um desses golpes é o chamado "golpe do empréstimo".

O golpe do empréstimo acontece quando o consumidor é induzir a tomar um empréstimo por meio de promessas falsas de que o dinheiro. As vítimas do golpe do empréstimo podem acabar endividadas e sem nenhum meio de reembolsar o dinheiro que foi perdido para os golpistas.

Existem alguns motivos pelos quais as pessoas caem neste tipo de golpe. Primeiro, elas podem estar desesperadas por dinheiro e acabam tomando um empréstimo sem pensar nas consequências. Segundo elas podem não ter muita experiência com empréstimos e não saber como funcionam. Terceiro, elas podem confiar nas promessas falsas feitas pelos golpistas e acabar caindo no golpe.

O que é o golpe do empréstimo e como funciona?

O golpe do empréstimo se dá quando pessoas mal-intencionadas armam a armadilha e afirmam que podem oferecer dinheiro, por meio de um empréstimo, a qualquer momento. Elas normalmente se dizem representantes de bancos ou empresas, e fazem contato com as pessoas por meio de anúncios em sites, telefonemas, aplicativos ou mesmo redes sociais.

Ao contatar o possível vítima, os golpistas pedem vários itens, tais como o nome completo, CPF, RG, data de nascimento, entre outros. Isso geralmente é feito com o objetivo de acessar informações sigilosas da vítima. Com essas informações, eles passam a solicitar dinheiro antes do empréstimo ser aprovado, como taxas administrativas, taxas de juros ou seguros. No entanto, o empréstimo nunca acaba sendo liberado.

Qual o perfil das vítimas desse golpe?

O golpe do empréstimo pode ser aplicado a muitos diferentes grupos de pessoas, mas a maioria dos casos envolve aposentados, pessoas com baixa escolaridade, aquelas que não conhecem os seus direitos legais ou aquelas que ainda não conhecem ou estão desinformadas sobre o produto financeiro que eles estão adquirindo. Sem informação suficiente e em momentos de necessidade, as pessoas se tornam uma presa fácil para os golpistas. Com pouca instrução financeira, elas se tornam suscetíveis à manipulação e a falsas promessas, sendo assim, mais suscetíveis a este tipo de crime. Assim, inúmeros aposentados são as principais vítimas deste golpe e acabam perdendo quantias consideráveis de dinheiro.

O golpe tem crescido cada vez mais no Brasil, devido ao fato que as pessoas desse perfil não possuem conhecimento suficiente para evitar todos os tipos de fraudes.

Dicas para evitar cair neste tipo de golpe

Para evitar esse tipo de transtorno e evitar a perda de dinheiro, sempre é necessário ter atenção aos sinais que o golpista está deixando. Por isso, listamos a seguir algumas dicas de como identificar e evitar cair neste tipo de golpe. Primeiro, é importante desconfiar de qualquer oferta de empréstimo que chegue por e-mail, ligação ou SMS. As empresas sérias não costumam divulgar ofertas por canais de comunicação desse tipo. Sempre que possível, busque as informações diretamente com o banco ou instituição financeira em que pretende realizar o empréstimo. Além disso, recuse qualquer proposta de empréstimo que venha acompanhada de taxas de adiantamento ou encargos financeiros. Os grandes bancos oferecem os seus serviços de forma gratuita. Portanto, se alguém oferecer esses serviços pagando alguma taxa, desconfie. Se mesmo assim decidir fazer o empréstimo, é importante ler com cuidado todos os termos da proposta para garantir que não será vítima do golpe.

Algumas outras dicas que você pode seguir são: desconfie de taxas de juros muito baixas; verifique a documentação das empresas; confira se os serviços possuem um seguro ou garantia; e verifique o histórico da empresa. Ao seguir essas dicas, você pode assegurar que não cai num golpe e consegue o empréstimo que deseja.

Conclusão

Sabemos que é difícil resistir à tentação de conseguir um empréstimo quando estamos passando por uma crise financeira, mas é importante ficar atento aos golpes que estão circulando na internet. Agora que você já conhece como funciona, é importante estar atento para não cair nessa armadilha. As principais vítimas dessa estelionatária prática são as pessoas mais vulneráveis, que não conhecem bem os seus direitos. Por isso, é importante compartilhar esse artigo com seus amigos e familiares para que todos estejam cientes dos perigos desse golpe.

Bruno Spalenza Moulin

Bruno Spalenza Moulin

Advogado e COO. da VR Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca