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Como se tornar um diretor de conformidade de cuidados de saúde

De acordo com o Ministério do trabalho, as ocupações de gestor de saúde podem ter um aumento de 6% até 2030, enquanto ocupações semelhantes que monitoram e incorporam regulamentos de saúde, como médicos e enfermeiros, podem ter um aumento de 42% até 2030.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Atualizado às 14:26

Um gestor de assistência médica garante que as instituições de saúde cumpram as leis e regulamentos para atendimento de qualidade ao paciente e pode ser a opção certa para sua carreira se você estiver interessado em trabalhar na área de saúde. Neste artigo, explicamos o que é um gestor de assistência médica e como se tornar um, além de oferecer informações sobre o salário médio e as habilidades recomendadas.

O que é um responsável pela gestão de cuidados de saúde?

Os gestores no setor de saúde garantem que as instalações alinhem suas práticas e métodos de tratamento com as leis e regulamentos de saúde. Eles mantêm a liderança atualizada sobre a legislação de saúde e formas de melhorar as políticas e procedimentos.

O que faz um gestor de saúde?

Os gestores de saúde têm uma variedade de deveres relacionados à auditoria interna, pesquisa e comunicação para garantir que seu empregador cumpra as leis e regulamentos de saúde. Deveres e responsabilidades podem incluir:

  • Manter o conhecimento atualizado sobre a legislação estadual e federal de saúde
  • Realização de auditorias internas aleatórias para garantir que os funcionários das instalações trabalhem de acordo com as leis e regulamentos de saúde
  • Realização de sessões de treinamento e reuniões informativas com a equipe de saúde para delinear mudanças nas políticas de saúde ou lidar com incidentes de negligência médica
  • Criar documentos úteis que descrevam os regulamentos e políticas de assistência médica de forma que os funcionários possam entender e fazer referência
  • Reunir-se com o gerente da instalação para repassar as expectativas quanto aos padrões de conduta e tratamento dos funcionários em suas instalações
  • Buscando aconselhamento de profissionais jurídicos especializados em assistência médica sobre as práticas atuais das instalações
  • Analisar o feedback de pacientes anteriores e atuais para determinar áreas de melhoria
  • Realização de avaliações de risco relativas às práticas atuais da instalação
  • Participar de conferências e outros eventos para aprender sobre mudanças de políticas, métodos de implementação ou procedimentos de relatórios para estabelecimentos de saúde

Veja como se tornar um gestor no setor de saúde:

1. Diploma de bacharel

Se você está considerando uma carreira como gestor de cuidados de saúde, um primeiro passo recomendado é obter um diploma de bacharel em um programa como biologia, medicina, saúde pública, enfermagem ou gerenciamento de cuidados de saúde.

2. Conclua um estágio

Aproveite as oportunidades de estágio para aprender mais sobre gestão de saúde e práticas de conformidade. Procure estágios com administradores de assistência médica, diretores ou oficiais de conformidade para aproveitar ao máximo sua experiência.

3. Considere fazer um mestrado

Ganhar um mestrado é uma opção para quem quer trabalhar como oficial de saúde, pois pode aprimorar suas qualificações e conhecimento nas práticas de saúde. Isso também é útil se você obteve um diploma de bacharel em um campo não relacionado ao setor de saúde. Programas de mestrado apropriados para oficiais de conformidade de cuidados de saúde incluem administração de cuidados de saúde ou direito de cuidados de saúde.

4. Trabalhar em uma função relacionada à saúde por alguns anos

Aqueles empregados como gestores de cuidados de saúde geralmente ocuparam um ou mais cargos anteriores em cuidados de saúde, como trabalhar em um ambiente de cuidados de saúde clínicos como médico, enfermeiro ou profissional especializado. No entanto, você também pode se qualificar para uma função de responsável pelos cuidados de saúde trabalhando como gerente de instalação, supervisor, diretor, gerente de caso ou defensor do paciente.

5. Obtenha um certificado de responsável pela conformidade com a saúde

Existem várias certificações de gestor de assistência médica que você pode concluir on-line e no seu próprio ritmo. Esses programas de certificação fornecem informações valiosas sobre como é trabalhar como responsável pela conformidade de assistência médica e como desempenhar funções importantes, como implementação de políticas, auditoria interna e gerenciamento de riscos, o que pode torná-lo um candidato mais comercializável para cargos em aberto.

6. Familiarize-se com a legislação estadual e federal

Antes de se candidatar e entrevistar para cargos de gestor de saúde, revise a legislação estadual e federal sobre práticas e regulamentos de saúde. Geralmente, você pode encontrá-los no site do governo do seu estado ou no site do Departamento de Saúde e Recursos Humanos. Usar esse conhecimento como ponto de discussão durante entrevistas de emprego ou em seus documentos de currículo e carta de apresentação pode ajudá-lo a se destacar para os gerentes de contratação.

Expectativas salariais para gestores da assistência médica

A remuneração média para os responsáveis pela conformidade dos cuidados de saúde pode variar dependendo do empregador, localização e nível de experiência profissional. O salário médio nacional dos gestores em geral é de R$ 90 mil por ano e os da especialidade de saúde podem ganhar um pouco acima.

Habilidades para gestores de assistência médica

As habilidades que beneficiam os gestores de assistência médica incluem:

  • Uma mentalidade ética: os responsáveis pela conformidade com os cuidados de saúde devem ter um excelente código ética que orienta suas atividades de trabalho. Ter uma mentalidade ética garante que eles cumpram as leis e regulamentos de saúde dentro de uma instalação e ajuda a impor práticas éticas de saúde entre os funcionários.
  • Comunicação interpessoal: A comunicação interpessoal é o processo pelo qual um indivíduo adapta sua linguagem e táticas de comunicação para ajudar outra pessoa a entender sua mensagem. Os oficiais de conformidade de saúde precisam ter boas habilidades de comunicação interpessoal para traduzir a legislação em terminologia compreensível para gerentes de saúde e profissionais médicos.
  • Atenção aos detalhes: Os responsáveis pela conformidade com os cuidados de saúde precisam demonstrar atenção aos detalhes em seu trabalho diário. Isso os ajuda a identificar o feedback recorrente do paciente, realizar auditorias internas benéficas e garantir que cada aspecto de uma nova lei se traduza nas práticas diárias de uma unidade de saúde.
  • Comunicação por escrito: como parte de seu trabalho, os responsáveis pela gestão de assistência médica podem precisar redigir um código de conduta ou diretrizes éticas para uma unidade de saúde. Eles também podem precisar criar documentos educacionais para ajudar os funcionários a entender o motivo das mudanças nas práticas das instalações ou nos métodos de tratamento. Sua capacidade de se comunicar em um formato escrito pode impactar positivamente a compreensão e a implementação dentro de uma unidade de saúde.
  • Falar em público: Os gestores de cuidados de saúde normalmente realizam reuniões e fazem apresentações sobre mudanças ou melhorias para uma unidade de saúde. Por causa disso, eles precisam ser capazes de falar na frente de uma platéia.
  • Liderança: Os gestores de saúde devem demonstrar excelentes habilidades de liderança para fazer cumprir as leis federais ou estaduais de saúde em seu local de trabalho. Ao demonstrar excelente liderança, eles também atuam como uma fonte de informação para os funcionários ou gerentes de estabelecimentos de saúde para perguntas diretas. No geral, sua capacidade de liderar garante que os estabelecimentos de saúde se adaptem às novas leis e regulamentos dentro de um prazo razoável.

Por fim, de acordo com o Ministério do trabalho, as ocupações de gestor de saúde podem ter um aumento de 6% até 2030, enquanto ocupações semelhantes que monitoram e incorporam regulamentos de saúde, como médicos e enfermeiros, podem ter um aumento de 42% até 2030.

Pedro Paulo Araujo Pereira Costa

Pedro Paulo Araujo Pereira Costa

Consultor empresarial e advogado tributarista há mais de uma década, escreve para o Migalhas de Peso, Jornal Tribuna e Jus Brasil assuntos relacionados a negócios, direito bancário e tributário.

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