Como identificar juros abusivos e quais são os seus direitos
Juros e cobranças abusivas em contratos são muito comuns, saiba como identificá-los para não sofrer injustiças e preservar sua saúde financeira.
sexta-feira, 25 de novembro de 2022
Atualizado às 14:30
Quando superam a taxa média de mercado, estipulada pelo Banco Central, praticada na época de assinatura do contrato em questão, os juros do contrato são considerados abusivos e são considerados ilegais, podendo ser revisados judicialmente.
Lembre-se cada forma de crédito apresenta diferentes juros e os bancos apresentam diferentes taxas entre seus produtos. Por isso, diante da série de etapas e complicações diferentes em cada processo de análise de abusividade, é extremamente necessário escolher ser acompanhado por um advogado especialista, que realizará com todo zelo uma revisão contratual.
Fique atento - se você notar que há uma cobrança exagerada e acima da média no financiamento ou empréstimo que você adquiriu, não seja passivo e não aceite essa injustiça, pois o seu dinheiro suado está sendo gasto para pagar juros abusivos a instituições que sabem que estão se enriquecendo às custas do seu desconhecimento.
A abertura de um processo com foco na revisão do(s) contratos ou cláusula(s) abusivas permitirá que o cliente seja ressarcido e o valor abusivo seja retirado das próximas parcelas e em determinados casos que até receba por danos morais.
Qual a importância de saber identificar juros e cláusulas abusivas?
Saber como identificar se a taxa de juros e cláusulas são abusivas é o início para fazer um bom negócio na hora de efetuar um empréstimo ou financiamento bancário. Leve sempre em conta as tabelas do Banco Central e o Código de Defesa do Consumidor antes de fazer qualquer negócio.
Mas entenda, nem sempre é possível identificar os abusos sem uma análise profissional, ou seja, muitas das vezes você precisará ser acompanhado por um especialista, pois somente por meio de uma análise criteriosa é que você poderá identificar e combater a prática de juros e cláusulas abusivas.
Quanto eu posso economizar através da revisão contratual?
É difícil precisar ao certo a economia visto que cada caso tem suas especificidades, mas já observamos até 90% de economia em relação à sua dívida original. Sempre que a cobrança indevida, abusiva e ilegal for comprovada, a instituição financeira deverá restituir o cliente, de forma simples ou em dobro, ou mesmo por meio de abatimento no valor total (final) do contrato ou das parcelas.