O avanço do setor jurídico. Como utilizar o direito como um diferencial competitivo no mercado
A expansão do direito nas relações sociais, econômicas, na política e nos negócios está a exigir dos empresários brasileiros uma revisão da importância dos profissionais do Direito, uma vez que o Setor Jurídico faz hoje, parte da Política-estratégica de toda e qualquer empresa que queira se manter e crescer neste mercado globalizado.
quinta-feira, 12 de abril de 2007
Atualizado em 11 de abril de 2007 12:50
O avanço do setor jurídico. Como utilizar o direito como um diferencial competitivo no mercado
Klayton Munehiro Furuguem*
A expansão do direito nas relações sociais, econômicas, na política e nos negócios está a exigir dos empresários brasileiros uma revisão da importância dos profissionais do Direito, uma vez que o Setor Jurídico faz hoje, parte da política-estratégica de toda e qualquer empresa que queira se manter e crescer neste mercado globalizado.
É nesse contexto que se torna necessária, nas empresas, a INTEGRAÇÃO ENTRE OS SETORES ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO COM OS SETORES JURÍDICOS, SEJAM DEPARTAMENTOS INTERNOS OU TERCEIRIZADOS. Esse trabalho em conjunto permite que o planejamento estratégico da empresa, seja de produto ou de serviço, caminhe de forma interdependente com o planejamento jurídico, viabilizando a proteção dos negócios da empresa.
A qualidade dos serviços jurídicos prestados também influencia uma série de fatores que determinam à eficiência de uma empresa. Por exemplo, um parecer jurídico de má qualidade, que não ofereça aos diretores de uma corporação a visão completa do negócio e o risco nele inerente, apresentando opções para negociação, introduz um risco e aumento do preço do produto ou serviço desta corporação, diminuindo sua capacidade competitiva.
Neste cenário muitas empresas utilizam o Setor Jurídico para conquistar vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes. Apesar de disponível a todos que tenham visão e recursos para investimentos, aquelas organizações que saíram na frente no uso estratégico do Departamento Jurídico conquistaram mercado, melhoraram a sua imagem junto aos clientes, diminuíram custos e, conseqüentemente, tiveram melhores resultados em seus balanços.
O avanço do direito no mercado é fato irreversível, e na visão do sociólogo JULIO AURÉLIO VIANNA LOPES: "Está em curso um processo de absorção do mercado pelo direito.As trocas continuarão sendo vitais na atividade econômica, porém elas estão deixando de ser contingentes e se tornando contingenciadas. A diferença é que, nas trocas contingentes, domina a coincidência fortuita ou acidental entre a oferta e a procura, como iniciativas que podem (ou não) se encontrar no mercado. Portanto, o encontro entre agentes econômicos não é predeterminado, seja quanto ao objeto, aos envolvidos ou ao momento
_______________
1 A Invasão do Direito, Editora FGV, pág. 111/112.
____________
*Advogado e sócio do escritório Matsuka Advogados Associados
___________