Empreender na advocacia só depende de nós
No meio da discussão entre os que entendem haver a tal "fórmula" do sucesso, e os que acreditam não existir uma regra padrão, descobri o que denomino como uma RECEITA para alcançarmos nossos objetivos em empreender.
segunda-feira, 21 de novembro de 2022
Atualizado às 14:37
Há alguns anos venho refletindo se haveria ou não a chamada "fórmula do sucesso" para nós advogados e advogadas sermos bem sucedidos, e bem sucedidas em nossas carreiras, sobretudo às colegas e aos colegas que, assim como eu, desejam empreender na advocacia.
No meio da discussão entre os que entendem haver a tal "fórmula" do sucesso, e os que acreditam não existir uma regra padrão, descobri o que denomino como uma RECEITA para alcançarmos nossos objetivos em empreender.
Divido a chamada RECEITA em três pilares que devemos seguir:
1º FAZERMOS O QUE GOSTAMOS (OU AMAMOS): Esse é o ponto principal da busca pelo sucesso profissional: atuarmos com prazer e fazermos na prática aquilo que realmente gostamos;
2ºTERMOS DISCIPLINA: Planejarmos nosso dia-a-dia, e seguirmos firmes em nosso propósito é, sem dúvida, uma atitude muito importante para alcançarmos o sucesso profissional;
3º PERSERVERARMOS: Todos nós enfrentamos diariamente uma série de dificuldades em nossa trajetória profissional, seja no trato com os clientes, seja nos problemas de nossa vida pessoal. Mas aprendi que, para tudo, há uma solução e uma forma de administrar essas dificuldades de modo a conseguirmos enfrentá-las e sempre seguir em frente, cada vez mais fortalecidos e fortalecidas. Colocarmo-nos no lugar de nossas clientes, e de nossos clientes, bem como tentarmos sentir na pele o que nossas colaboradoras e colaboradores estão sentindo também ajuda sobremaneira a termos um convívio muito promissor.
Por fim, mais uma dica: observarmos a trajetória de colegas que já se sentem realizadas e realizados profissionalmente, e analisarmos as atitudes delas e deles diante das adversidades, nos espelhando e aproveitando esse histórico para absorvemos o que poderá, de fato, fazer a diferença em nosso caminho profissional, sendo isto também fundamental para crescermos como seres humanos e profissionais que, de fato, façam a diferença no mundo corporativo.