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Customer experience: Um projeto de 7 passos para seu escritório

Como se avalia um "bom" escritório de advocacia? Quer aprender mais sobre como adotar boas práticas e aprimorar o relacionamento com seus clientes? Leia e utilize as estratégias. .

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Atualizado às 14:07

Não há nada pior do que um advogado que abre um escritório, cruza os braços e fica esperando o cliente entrar pela porta. Isso cria uma ansiedade absurda e uma absoluta sensação de impotência.

Uma análise preditiva pode ser baseada em análises de Growth. Quis dizer que, existem muitas técnicas de prospecção e engajamento que podem ser utilizados por advogados, e que qualquer advogado que não conheça como empreender e construir resultados, não conseguirá o reconhecimento de sua marca.

Você não acredita que seu escritório é um business?

Você realmente acredita que não precisa saber de gestão, administração e fundamentos de negócios, e que mesmo assim sobreviverá de advocacia?

Você pode até duvidar do meu ponto de vista. Mas, me dê uma chance!

Escolha o nome de três escritório no País que você considera como exemplos de sucesso e analise as redes sociais, os squads de atendimento e as entregas das prestações de serviços. Ao final, verá que nossas convicções e sonhos acadêmicos dependerão de planejamento a longo prazo.

Mas, como você acompanha a prospecção de seus clientes?

Qual o perfil de seus clientes?

Como desenhou a jornada de seus clientes em seu escritório? Da prospecção até o final de seu processo, como você acompanha o percurso? Ou, em caso de perdas, quais as motivações?

Desde 2018 o Anuário Análise Advocacia, que é a revista de maior levantamento realizado pelo mercado jurídico brasileiro, realiza pesquisa sobre a visão que os clientes têm sobre seus advogados. Então, pesquisa a reputação dos escritórios de advocacia que atuam no Brasil. E os resultados dos últimos anos estão com 60% de conceitos "bons" e apenas 27% como "excelente".

Mas, por que não conseguimos elevar os serviços jurídicos de "bons" à "excelência"? Os escritórios "bons" possuem dados que permitem compreender os aspectos relacionados à experiência do cliente e o customer experience que podem ser melhorados. Mas, os dados devem ser base para mudança de percurso.

Primeiramente, o que significa experiência do cliente? Como prestamos serviços, nosso produto é o relacionamento, para que fiquem satisfeitos com o atendimento é necessário que seu escritório desenhe, planeje e execute a melhor jornada para o cliente. Qualquer empresa precisa encantar seus clientes. E, como não teremos o Mickey em nossas recepções, como podemos melhorar a experiência de nossos clientes em nossos atendimentos?

Então, apresentamos 7 passos para implementar uma metodologia de customer experience e comece já a aumentar a percepção de valor de seus serviços.

1. EMPATIA

Escute o problema, as queixas e passe a enxergar pelas lentes de seus clientes. Deixe claro que seus valores estão alinhados com os dele, e que a partir daquele momento todos de sua equipe lutarão por ele.

2. ATENDIMENTO

Evite linguajar muito técnico e tenha certeza de que se fez entender. Sem artifícios, sem promessas de resultados, com total transparência.

3. COMUNICAÇÃO EFICIENTE

O escritório precisa planejar e estabelecer canais de comunicação para que seus clientes sempre consigam encontrar seus advogados. Sites, aplicativos, centrais de atendimento.

Esteja disponível para tirar suas dúvidas e mantenha-os sempre atualizados.

4. RELACIONAMENTO PERSONALIZADO

O seu cliente é único.

A pessoa que busca por atendimentos e esclarecimentos de dúvidas sobre os caminhos e riscos, devem receber atenção e profissionalismo.

As reuniões devem acontecer impreterivelmente no horário agendado, com pauta previamente agendada e de forma simplificada para o cliente.

Hoje as reuniões de forma remota permitem maior agilidade. Mas, deve-se atentar para a privacidade e para o perfeito funcionamento dos equipamentos.  Imagem, som e dados, odos com entrega perfeita.

5. TODOS SÃO RESPONSÁVEIS PELO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Todos os seus colaboradores devem transmitir cordialidade, segurança e confiança.

Mas, a cultura do escritório é reflexo do atendimento a seus clientes. Para que seu escritório de advocacia amplie a fidelização, a jornada do cliente é fundamental. O perfeito atendimento: sem áreas de atrito, sem atrasos nas entregas, sem dificuldades no acesso á informações.

6. IDENTIFIQUE A SUA PERSONA

Se queremos criar ações de customer experience temos que criar uma persona que auxilie na comunicação do escritório com seus clientes.

Persona é a representação do cliente ideal de seu escritório. Nossas ações de marketing, ou qualquer mecanismo de comunicação que promovam o relacionamento precisam usar o tom e a voz dessa persona.

As comunicações estabelecidas fortalecem os índices de customer experience.

Conteúdos ricos em uma landing page, podcast, e-books, até mesmo e-mail marketing, podem fidelizar e permitir rápidas respostas pelas plataformas.

7. PESQUISAS E FEEDBACKS

Os próprios clientes devem avaliar como está sendo a jornada oferecida por seu escritório.

O escritório deve criar um pequeno questionário sobre o atendimento da equipe, sobre os esclarecimentos das dúvidas e sobre o resultado dos serviços.

Com base nessas avaliações, o escritório poderá analisar quais os pontos de atenção e quais as ações deverão ser implementadas para melhorar a experiência do cliente.

Ouvir seus clientes satisfeitos é um excelente caminho. Mas, ouvir os clientes que perdemos, os insatisfeitos, nos permite aprimorar a jornada, melhorando sempre a prestação de serviços em seu escritório.

Lucinete Cardoso

VIP Lucinete Cardoso

Mestre em Direito. Prof. Universitária. Advogada com experiência em assessoria empresarial, Contratos, personificação jurídica, estrutura societária, governança, mercado de capitais, novas tecnologias

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