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Marketing digital para advogados para 2023

O seu escritório já conta com estratégias de marketing jurídico digital? Com o aumento da conectividade dos brasileiros, não estar bem posicionado no ambiente virtual pode significar que você está perdendo dinheiro.

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Atualizado às 10:06

O Marketing Digital já faz parte da grande maioria dos negócios e tem sido cada vez mais utilizado pelas empresas em todo o Brasil e no mundo para captar novos clientes, posicionar a sua marca e não ficar atrás da concorrência. 

Entre as empresas que podem utilizar o Marketing Digital estão os escritórios de advogados. Apesar de muitas regulamentações e regras que foram criadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em seu Código de Ética e Disciplina, o Marketing Jurídico Digital é um importante aliado para os advogados na busca por clientes. 

Para se ter uma ideia do crescimento do Marketing Digital e, ao mesmo tempo, do espaço que ele ainda tem para crescer, no ano de 2021, estima-se que o setor foi responsável por 33,5% dos investimentos publicitários feitos pelas empresas, portanto, 6,8% a mais que no ano anterior, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Cenp-Meios (Conselho Executivo das Normas-Padrão). Ainda segundo o conselho, o investimento em publicidade do ano superou o da pré-pandemia, chegando a R$19,7 bilhões.

Outra informação importante é sobre o uso do Google. De acordo com o Oberlo, o Google processa mais de 8,5 bilhões de pesquisas por dia, sendo que o mecanismo de busca detém uma fatia de 91,9% do mercado mundial. No campo das redes sociais, o Instagram tem a previsão de ultrapassar a marca de 2 bilhões de usuários ativos, e o TikTok já possui mais de 1 bilhão no mundo. 

Isso aponta a tendência de que as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet,  portanto, podemos concluir a partir disso que uma empresa que não está bem posicionada no mundo virtual está perdendo clientes e dinheiro. 

Com isso, por sua vez, tem gerado um outro fenômeno, que é o aumento de buscas por serviços on-line próximos ou não da sua localização. Independentemente do local que você esteja, é possível encontrar o serviço que deseja com poucos cliques. Com isso, é fundamental o investimento em Marketing Digital para Advogados. 

Estar bem posicionado nas redes sociais e ser facilmente encontrado na primeira página do Google nas buscas dos principais termos relacionados ao seu negócio como "advogado previdenciário em Florianópolis", por exemplo, pode trazer para o seu escritório novos clientes. 

Como funciona o Marketing Digital para Advogados? 

Como mencionamos anteriormente, os advogados precisam ficar atentos às orientações da OAB em relação às estratégias de divulgação de serviços no Marketing Digital. De acordo com as informações do Código de Ética e Disciplina da entidade e com o Provimento 205/21, a publicidade na advocacia deve ser "meramente informativa e primar pela discrição e sobriedade, sem configurar captação de clientela ou a mercantilização da profissão". 

Ou seja, todas as produções de conteúdo que vão desde envios de e-mails até publicações no blog do seu site jurídico precisam seguir essa recomendação. Com isso, para que um Marketing Jurídico Digital seja eficiente, e ao mesmo tempo ético, ele deve ser totalmente informativo com conteúdo que gere valor e tenha utilidade para a sua audiência e público-alvo. 

Mas não é somente isso. É importante também que você fique atento às expressões e ilustrações que são escolhidas para as suas publicações, pois elas devem ser discretas, sem cores vibrantes e chamativas, e em hipótese alguma deve tratar o leitor como cliente. Expressões como "contrate agora" e "não perca essa chance" não devem ser utilizadas, sob nenhuma justificativa ou possibilidade, já que esses termos mercantilizam a advocacia, o que é expressamente proibido pela OAB em suas orientações. 

Também são proibidas as práticas, como: 

  • fazer referência a valores de honorários, formas de pagamento, gratuidades ou descontos, direta ou indiretamente;
  • divulgar informações que possam induzir o leitor a erro ou causar-lhe algum dano;
  • mencionar especializações sem ter os devidos títulos certificados;
  • utilizar expressões persuasivas que sejam de autoengrandecimento ou de comparação;
  • incitar o litígio;
  • fazer promessas de resultados. 

Por que investir em Marketing Jurídico Digital? 

1. Aumento do alcance

Todas as ações do Marketing Digital para Advogados visam o aumento do seu alcance, facilitando que você possa ser encontrado por potenciais clientes. Com um bom website profissional, por exemplo, as pessoas vão poder conhecer o seu escritório, entender os seus serviços e entrar em contato com você. 

2. Construção do relacionamento com a sua audiência 

Por meio das redes sociais, por exemplo, você pode se aproximar da sua audiência, cultivar um bom relacionamento com os clientes, gerando maior engajamento, além de passar a ter um novo canal de atendimento pela ferramenta de mensagens instantâneas. 

Ou seja, o seu escritório estará presente onde o seu público-alvo costuma passar um bom tempo durante o dia. 

3. Apareça para as pessoas certas

Não basta simplesmente aumentar o seu alcance. É preciso também aparecer para as pessoas certas, isto é, ter um alcance qualificado. 

Uma Agência de Marketing Digital para Advogados poderá ajudá-lo nisso, a qual utilizará as técnicas corretas de SEO, fazendo com que você melhore o posicionamento nas pesquisas de mecanismo de busca, como o Google, Yahoo e Bing, por exemplo. 

4. Seja reconhecido como uma autoridade no segmento

A partir de uma produção de conteúdo de valor, seja nas redes sociais ou no blog do seu site, a sua marca poderá ser reconhecida como autoridade no mercado pela sua audiência. Isso fará com que você feche novos negócios, afinal, temos a tendência de negociar com as marcas que já conhecemos. 

Nesse caso, isso acontece porque o seu potencial cliente encontra o seu conteúdo quando está buscando soluções para o seu problema. Ao oferecer um bom conteúdo nos seus canais de comunicação, de maneira segura e eficaz, ele passa a reconhecer você como uma autoridade no assunto, fazendo com que ele memorize a sua marca e aumente as chances de conversão.

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https://www.oab.org.br/content/pdf/legislacaooab/codigodeetica.pdf

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https://www.folhape.com.br/economia/o-poder-do-marketing-nos-comercios-brasileiros/229867/

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Fonte: Inside Digital 

 

Diego Martins

Diego Martins

CEO da Inside Digital.

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