Reclame Aqui: funciona mesmo?
As reclamações servem para criar provas para o Poder Judiciário, com clareza e exatidão, de todos os problemas que estão causando prejuízos aos consumidores e de quem está causando esses problemas.
sexta-feira, 4 de novembro de 2022
Atualizado às 10:16
Os bancos são as principais instituições financeiras do Brasil e, por isso, são alvos constantes de reclamações, por problemas diversos. Você sabia que no conforto da sua casa, usando o seu smartphone, você pode abrir reclamações dos mais variados problemas que os bancos ocasionam?
Onde abrir reclamações contra bancos?
Na internet, é possível abrir reclamações contra bancos em diversos sites. Para quem não sabe onde reclamar, o Reclame Aqui é uma ótima opção. O site é especializado em receber e analisar reclamações de consumidores contra empresas e indiretamente auxilia as empresas a melhorarem seus serviços, pela publicidade negativa das reclamações.
O Reclame Aqui analisa as reclamações e, caso seja constatado algum problema por parte do banco, pode realizar uma mediação entre as duas partes para solucionar o conflito e a consequente exposição da reclamação.
Para reclamar no Reclame Aqui, basta que você:
- acesse o site
- selecione a opção "Reclamar"
- Informe o nome do banco contra o qual você deseja registrar a queixa e como os detalhes da mesma.
Porém o Reclame Aqui não é o principal site guardião e fiscalizador se situando em posição de destaque os sites do próprio Banco Central e também a plataforma do governo federal.
Problemas comuns nas instituições financeiras
Mesmo sendo muito importantes para o funcionamento da economia de um país, os bancos e financeiras, não estão isentos de falhas e/ou punições por problemas em sua prestação de serviços. Pelo exposto, são problemas comuns nas instituições financeiras:
- atrasos nos pagamentos
- falta de transparência nas taxas e tarifas cobradas
- mau atendimento ao cliente
- problemas na utilização dos canais de atendimento online e erros nos sistemas bancários
- E as inúmeras fraudes
Esses problemas podem causar transtornos e prejuízos inimagináveis e para evitá-los, é importante que os clientes se informem e tenham atenção redobrada a tudo que envolve sua relação com aquela determinada instituição.
Atenção - reclamações são importantes, pois oportunizam aos bancos a resolução dos problemas enfrentados pelos seus clientes, sem a necessidade de uma intervenção na Justiça; servem para criar provas sobre os problemas e sobre os respectivos causadores e por fim para demonstrar a boa-fé do cliente de tentar resolver a todo o custo a questão sem o acionamento da Justiça, o que é visto com bons olhos pelos Juízes.