Fraudes bancárias: Aprenda a se defender!
Há tempo as fraudes bancárias representam um grave problema para os clientes das instituições financeiras, uma vez que podem causar prejuízos significativos.
terça-feira, 1 de novembro de 2022
Atualizado às 13:56
Com o passar do tempo, estas fraudes têm se tornado cada vez mais comuns e elaboradas. Por isso, é importante ficar atento para não ser vítima deste tipo de crime. Além disso, é importante manter um bom controle sobre as suas contas e ficar atento a qualquer movimentação suspeita.
Mas, caso você seja vítima de algum golpe, é importante saber como proceder para receber a devida indenização do banco ou instituição financeira.
Medidas que devem ser tomadas imediatamente após sofrer o golpe:
- Entre em contato com a instituição financeira
- Registre um boletim de ocorrência
- Guarde o máximo de evidências possíveis do crime, como comprovantes das operações realizadas e mensagens recebidas.
Como os criminosos agem?
As táticas mais comuns são:
- Roubo simples de dados pessoais e financeiros pela interceptação de sua correspondência ou com o uso de técnicas de engenharia social para convencer você a fornecer esses dados.
- Uso de dispositivos em caixas eletrônicos ou outros terminais de pagamento para obter o número do seu cartão e outras informações.
- Criação de sites falsos que imitam lojas online legítimas para o roubo de suas informações financeiras.
- Envio de e-mails falsos aparentemente de uma empresa legítima, que geralmente pedem que você forneça informações pessoais ou financeiras, como o número do seu cartão de crédito ou da sua conta bancária.
Quais são as principais vítimas dessas fraudes?
Os idosos, são as principais vítimas, vez que são hipervulneráveis e têm menos acesso à tecnologia. Além disso, consumidores de produtos e serviços on-line são alvos frequentes, já que são mais propensos a golpes digitais.
Como se proteger de fraudes bancárias?
- Sempre monitore suas contas bancárias e verifique se há operações suspeitas ou não autorizadas. Se você notar algo incomum, entre em contato imediatamente com o seu banco.
- Só forneça informações pessoais ou financeiras em situações que você confia plenamente em outra pessoa ou site, e nunca responda a emails ou mensagens de texto suspeitas.
- Tenha cuidado ao clicar em links, mesmo se forem de um conhecido. Esses links podem ser manipulados para levar você a um site fraudulento que pode roubar suas informações pessoais. Sempre verifique o endereço do site antes de inserir qualquer informação nele.
- Mantenha um bom antivírus instalado em seus dispositivos eletrônicos para proteger-se de roubos de suas informações pessoais.
O que fazer se você for vítima de uma fraude?
Não se desespere, entre em contato imediatamente com o banco e relate o ocorrido contestando a operação por se tratar de uma fraude. Anote os detalhes - do atendimento, do golpe sofrido (data e a hora em que aconteceu), do valor envolvido e quaisquer outras informações relevantes.
Informe o Serviço de Atendimento ao Cliente sobre a fraude, peça para que seu banco bloqueie a sua conta e realize uma vistoria para evitar mais prejuízos.
Por fim, registre um boletim de ocorrência relatando nos detalhes todo o ocorrido.