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Fraudes bancárias: Aprenda a se defender!

Há tempo as fraudes bancárias representam um grave problema para os clientes das instituições financeiras, uma vez que podem causar prejuízos significativos.

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Atualizado às 13:56

Com o passar do tempo, estas fraudes têm se tornado cada vez mais comuns e elaboradas. Por isso, é importante ficar atento para não ser vítima deste tipo de crime. Além disso, é importante manter um bom controle sobre as suas contas e ficar atento a qualquer movimentação suspeita.

Mas, caso você seja vítima de algum golpe, é importante saber como proceder para receber a devida indenização do banco ou instituição financeira.

Medidas que devem ser tomadas imediatamente após sofrer o golpe:

  • Entre em contato com a instituição financeira
  • Registre um boletim de ocorrência
  • Guarde o máximo de evidências possíveis do crime, como comprovantes das operações realizadas e mensagens recebidas.

Como os criminosos agem?

As táticas mais comuns são:

  • Roubo simples de dados pessoais e financeiros pela interceptação de sua correspondência ou com o uso de técnicas de engenharia social para convencer você a fornecer esses dados.
  • Uso de dispositivos em caixas eletrônicos ou outros terminais de pagamento para obter o número do seu cartão e outras informações.
  • Criação de sites falsos que imitam lojas online legítimas para o roubo de suas informações financeiras.
  • Envio de e-mails falsos aparentemente de uma empresa legítima, que geralmente pedem que você forneça informações pessoais ou financeiras, como o número do seu cartão de crédito ou da sua conta bancária.

Quais são as principais vítimas dessas fraudes?

Os idosos, são as principais vítimas, vez que são hipervulneráveis e têm menos acesso à tecnologia. Além disso, consumidores de produtos e serviços on-line são alvos frequentes, já que são mais propensos a golpes digitais.

Como se proteger de fraudes bancárias?

  • Sempre monitore suas contas bancárias e verifique se há operações suspeitas ou não autorizadas. Se você notar algo incomum, entre em contato imediatamente com o seu banco.
  • Só forneça informações pessoais ou financeiras em situações que você confia plenamente em outra pessoa ou site, e nunca responda a emails ou mensagens de texto suspeitas.
  • Tenha cuidado ao clicar em links, mesmo se forem de um conhecido. Esses links podem ser manipulados para levar você a um site fraudulento que pode roubar suas informações pessoais. Sempre verifique o endereço do site antes de inserir qualquer informação nele.
  • Mantenha um bom antivírus instalado em seus dispositivos eletrônicos para proteger-se de roubos de suas informações pessoais.

O que fazer se você for vítima de uma fraude?

Não se desespere, entre em contato imediatamente com o banco e relate o ocorrido contestando a operação por se tratar de uma fraude. Anote os detalhes - do atendimento, do golpe sofrido (data e a hora em que aconteceu), do valor envolvido e quaisquer outras informações relevantes.

Informe o Serviço de Atendimento ao Cliente sobre a fraude, peça para que seu banco bloqueie a sua conta e realize uma vistoria para evitar mais prejuízos.

Por fim, registre um boletim de ocorrência relatando nos detalhes todo o ocorrido.

Wilson Fernandes Negrão

VIP Wilson Fernandes Negrão

Advogado especialista em Direito Bancário, sócio fundador da Fernandes e Fernandes Advocacia Especializada, formado em Direito e Ciências contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Administração Financeira pela Fundação João Pinheiro.

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