5 sinais de alerta de que sua empresa está sofrendo um ataque ransomware
O Ransomware é o ataque cibernético mais comentado dos últimos anos, por ser o ataque que pode fazer com que a empresa feche ou precise demitir um número alto de funcionários através de um simples clique.
segunda-feira, 10 de outubro de 2022
Atualizado às 08:05
O Ransomware é um malware utilizado por cibercriminosos que é utilizado para sequestrar dados e informações de empresas através de e-mails spams.
O cibercriminoso envia um e-mail "spam" do qual vai com um vírus ou link e através da abertura deste e-mail ou link, o hacker já possui acesso remoto aos primeiros sistemas da empresa.
Os sequestradores digitais criptografam os arquivos da máquina da vítima, adicionam extensões aos dados atacados e os mantêm "reféns" até que o resgate exigido seja pago.
Se a empresa estiver vulnerável, ou seja, sem nenhum tipo de software de segurança que possa impedir o hacker ou agir de forma preventiva, além de sofrer com o ataque, ela terá que pagar uma multa por quebra de lei de acordo com a LGPD, com valores que podem chegar até R$ 50.000,00.
1. E-mails suspeitos
Um dos sinais de ataques ransomware é o recebimento de muitos e-mails suspeitos ou spams em que o usuário não obtém conhecimento.
Uma vez que, após os hackers conseguiram acessar a primeira camada de segurança, os hackers precisaram de mais acessos para obtenção de mais dados e informações, eles enviarão mais e-mails com links falsos para que o usuário acesse e eles possam ultrapassar as camadas de segurança da empresa.
2. Aumento do armazenamento
Aumento de armazenamento injustificados no SSDs e HDDs é um grande indicativo de que você pode ter sofrido um ataque ransomware e o hacker está utilizando sua máquina em segundo plano.
Geralmente, se aumenta o armazenamento por conta das extensões de arquivos que os criminosos utilizam para criptografá-los e após, pedir o resgate das informações.
3. Padrões estranhos
Se o seu computador apresentar falhas em seus softwares por dias seguidos no mesmo horário ou repete o mesmo padrão de falha constantemente, mesmo que o problema seja resolvido todas às vezes, pode ser um alerta de ransomware!
Geralmente, especialistas e equipes de TI conhecem essa tática e sabem que pode estar ocorrendo algum tipo de ataque silencioso e que precisam descobrir a raiz do problema.
4. Extensões de arquivos
Geralmente as imagens possuem um grupo específico de nomes - PNG ou JPG - caso em seu computador comece a aparecer novas extensões e novos grupos de imagens e arquivos é necessário que se verifique o porquê isso está ocorrendo, uma vez que os hackers utilizam de extensões para criptografar os arquivos, sequestrá-los e torná-los inacessíveis.
5. Arquivos e dados criptografados
Quando já não se consegue acessar os arquivos ou então se encontra criptografia, é o sinal de que em pouco tempo o hacker atacará por completo a empresa e pedirá o resgate. Este é um dos últimos antes do ataque se concretizar.
Se a sua empresa identificar tal sinal, entre em contato com emergência com uma empresa de tecnologia da informação o mais rápido possível para que os mesmos possam ajudá-lo.
Como prevenir?
Para se prevenir contra ataques Ransomwares é necessário que algumas ações sejam tomadas, entre elas estão:
1. Faça Backup
O backup é uma cópia segura dos seus dados, geralmente armazenado em um ambiente terceirizado, seguro e criptografado.
O ataque ransomware consiste no roubo de dados sigilosos da empresa e com o backup sua empresa terá uma cópia da qual poderá ser utilizada se for atacada, sem a necessidade de pagar o resgate.
2. Tenha uma cópia imutável
A cópia imutável é o backup secundário dos seus dados e informações, mas este backup nem mesmo o administrador pode alterar quaisquer informações.
Como o nome já diz, ele é completamente imutável, desta forma, todas as informações ficam salvas de forma segura e sem nenhum tipo de alteração.
3. Mantenha suas cópias em ambientes diferentes
Mantenha suas cópias em ambientes diferentes, por exemplo, uma cópia de segurança em nuvem e outra em um servidor físico. Desta forma, a recuperação dos dados será mais rápida, robusta e segura.
Ou seja, se um backup falhar, você terá outro em um ambiente diferente, pronto para realizar a restauração de seus dados.
4. Verificação constante
Faça a verificação periódica de suas cópias de segurança ou contrate uma terceirizada especialista em tecnologia da informação para que a mesma cuide de todos os processos de backup.
5. Tenha softwares de segurança
Com softwares de segurança que possam analisar, verificar, rastrear e bloquear possíveis ameaças a sua empresa estará mais segura e alinhada com as normas da LGPD.
Investir em segurança é investir no futuro, principalmente contra ataques ransomwares que crescem muito rápido.
Conclusão:
O Ransomware é o ataque cibernético mais comentado dos últimos anos, por ser o ataque que pode fazer com que a empresa feche ou precise demitir um número alto de funcionários através de um simples clique.
E conhecer os sinais de ataque e obter ferramentas preventivas é a melhor opção atualmente.
Jayane Miranda
Analista de conteúdos da Penso Tecnologia.