Como montar uma importadora: Qual Estado escolher?
Veja algumas dicas que vão diferenciar a sua empresa das demais e aumentar a sua competitividade no ramo da importação.
terça-feira, 20 de setembro de 2022
Atualizado às 13:18
Como montar uma importadora? Essa deve ser sua pergunta e em nosso site pretendemos criar uma série de artigos que trataram de respostas para essa questão. Mas entendemos que o primeiro ponto a ser debatido é escolher em qual Estado sediar sua importadora.
Você deve estar se perguntando "Mas eu já estou em um determinado Estado, pretendo estabelecer aqui mesmo!", você tem razão, mas será mesmo que esse é o melhor Estado escolhido para sediar sua importadora?
Daí decorre a necessidade de analisar bem todas as características da sua operação e da área escolhida, para atingir o máximo potencial de sua atividade e obter um verdadeiro diferencial competitivo frente a outros concorrentes.
Além disso, há Estados que possibilitam que você abra filiais com pouco investimento em relação ao espaço e contratação de colaboradores, assim você ganha mais possibilidades para expandir suas operações e ampliar seu leque de opções dentro do mercado.
Dessa forma, você garante a flexibilidade necessária para superar os obstáculos que surgirem ao longo do caminho, vamos saber mais? Vamos começar!
Segundo o economista escocês Adam Smith: "o consumo é a única finalidade e o único propósito de toda a produção". Nesse viés, é possível observar a importância em alcançar o intento de toda essa atividade, que é a venda da mercadoria produzida para a população.
A realização desse objetivo não é tão simplista quanto parece ser e vai além da visão de apenas comercializar, é necessário uma análise intensa do seu negócio, dos destinatários e do próprio local onde será efetuada essa fixação, existe certo investimento e cuidado para certificar-se do sucesso da sua operação.
Você com certeza já deve ter percebido a importância que envolve essa pesquisa e como ela torna menos arriscada suas atividades dentro do mercado, por isso vamos falar um pouco sobre a logística que envolve essa transação de importação.
Assim, vamos ter uma visão geral para a melhor escolha do local para sediar sua importadora.
O que eu devo saber antes de realizar a instalação da minha empresa?
- O que eu vou importar?
- De onde eu vou importar?
- Como eu pretendo realizar esse fluxo?
- Quais os meus clientes?
- Onde eles estão localizados?
Qual a importância dos tópicos supracitados? Tudo e qualquer coisa que decidimos fazer exige um mínimo de preparação, mesmo que inconsciente, que possibilite a consumação da tarefa e quanto maior ela for, melhor será o resultado. Seria absurdamente impulsivo não atentar-se a coisas primordiais que possibilitam o êxito da execução.
O primeiro passo é visualizar qual será o objeto de comercialização da sua importadora e quais os meios mais viáveis para operar o transporte dessa mercadoria.
O que é e de onde vou importar?
Depois de visualizar a noção de produto que será o objeto da relação comercial, o próximo passo é identificar o local que vende esse produto e pensar nas maneiras que poderiam promover uma facilidade e economia, tanto no preço da própria mercadoria quanto no transporte.
Por exemplo, se seu objetivo é importar da China para o nordeste, é aconselhável e cômodo possuir uma filial localizada dentro da própria região, na qual estará localizada seus consumidores. No momento de selecionar seu produto é vital a análise acerca do seu fornecedor, seus históricos de relação, confiabilidade, responsabilidade e a qualidade dos itens com o qual ele trabalha.
Essa cautela inicial além de ser um dos critérios para a instalação da importadora, evita que o gestor sofra com adversidades desagradáveis que atrasem o andamento do seu ajuste operacional. Outrossim, prospectar a margem de lucro e o mark-up mínimo do produto para que ele seja realmente competitivo dentro do mercado é impreterível.
O que é Mark-up mínimo?
O Mark-up diz respeito à diferença do custo do produto e do valor pelo qual ele virá a ser vendido, isto é, vai informar o lucro ganho em uma venda. Não deve ser visto apenas como a vantagem da empresa, mas também como uma forte estratégia de atração de clientes.
Qual a importância do Mark-up?
Atentar-se a realizar esse cálculo possibilita um bom gerenciamento dos custos e da operação, ademais apresenta-se como bom parâmetro para a logística de lucratividade, ou seja, o retorno da comercialização dos produtos.
O que vou utilizar para o transporte?
Ao visualizar o que se quer importar é válido ver como será realizado o transporte do item, e se o estado oferece o suporte necessário para utilizar-se desse meio para a devida movimentação do produto.
Qual o tipo de importação que eu vou realizar?
Antes de escolher o local para fixar sua importadora ou filial, é também necessário que você já tenha consciência do tipo de importação que você pretende realizar na sua operação.
Existem três tipos de importação que podem ser escolhidas a depender de especificidades da sua operação, são elas:
- Importação direta ou por conta própria - Nessa categoria de importação todos os processos são realizados pela própria empresa e o destino dessa atividade seriam os consumidores nacionais ou para o próprio gestor.
- Importação por encomenda - Nesta variedade o processo de importação é realizado pela Trading, todo o processo é desempenhado pela mesma até que chegue ao destinatário - o cliente que encomendou. É importante estar alerta que nessa variedade, antes que seja realizada a operação, já existe um cliente predeterminado.
- Importação por conta e ordem de terceiros - A empresa contratante se livra dos encargos do processo, terceirizando para que a Trading o realize.
Algum Benefício Fiscal atende as minhas necessidades?
Outrossim, é importante estabelecer qual lugar vai oferecer os benefícios que melhor atendem às necessidades do negócio em questão. Alguns dos benefícios são:
- O estado de Santa Catarina oferece o diferimento do ICMS - permite a postergação do recolhimento do imposto - e crédito presumido por meio do TTD 410, todavia o desembaraço tem que ser realizado pelo próprio estado.
- TTD de Rondônia exige que seja dada uma garantia de quase 200 mil para a instalação, oferecendo um crédito presumido de 85% além do diferimento do ICMS.
- O Benefício Fiscal de Alagoas por outro lado não possui essas limitações nem pede essas garantias, permite a redução de até 90% no valor do ICMS, concede a compra de créditos e admite o aminguamento de 30% nos custos da operação. Ademais, a circulação da mercadoria pode ser realizada de maneira simbólica, não sendo exigida a manifestação de forma física.
Desmistifique!
É comum estar sempre buscando meios de explorar ao máximo a capacidade do seu empreendimento, todavia dificuldades nas relações comerciais, no transporte e na produção são frequentes em todos os negócios, a existência do contratempo por si só não é sinônimo de fracasso, nem de mudança na estruturação ou logística do próprio. Resultante a isso, está a importância de permanecer ofertando e prospectando seu comércio.
Outrossim, existe uma preocupação excessiva com a chamada concorrência quando na realidade, dependendo do status e desempenho da sua empresa, pode ser extremamente vantajoso a existência de outrem que realiza a mesma operação que possibilite a competitividade e pesquisa dos serviços e produtos oferecidos entre as entidades. E já dizia o polímata estadunidense Benjamin Franklin: " Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo com você o encara é que faz a diferença."
Se os supracitados não se apresentam como um risco para esses gestores, o que atrapalharia o andamento das operações? Descubra abaixo!
Quais os erros mais cometidos na hora de instalar uma empresa?
Diversos equívocos são cometidos na hora de realizar a instauração de empresas e o que mais impacta essa instalação é o planejamento realizado ou a ausência do mesmo, os demais são decorrentes dessa falta de gerenciamento, como a ansiedade exacerbada em relação às operações ou ao produto em si.
Ademais, gastar menos nas suas atividades nem sempre é a melhor maneira de obter vantagem e consequentemente sucesso profissional, é indispensável fazê-lo com segurança e possuir um capital extra para situações, investimentos e necessidades operacionais inesperadas.
Observe sempre a acessibilidade do local, a concorrência já instalada e o perfil do público no qual você destinará as mercadorias.