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Produção de conteúdo jurídico: como fazer bons conteúdos?

Um bom conteúdo jurídico-informativo faz com que você ganhe autoridade perante seu público no seu ramo de atuação.

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Atualizado às 08:43

O marketing de conteúdo, em qualquer segmento se baseia em uma coisa: exemplos. Sabe-se que as ideias surgem com base na nossa experiência de vida, com base no que lemos, assistimos, experiênciamos e acompanhamos.

Em tempos de redes sociais, elas podem surgir a partir dos exemplos dos conteúdos produzidos nesse ambiente. Além disso, com o surgimento dos influenciadores digitais e a profissionalização destes, a produção de conteúdo se tornou mais estratégico e, os influenciadores se tornaram grandes nomes e exemplos de profissionais de marketing.

Uma das mais reconhecidas é a Bianca Andrade, também conhecida como "Boca Rosa". Mas o que isto tem a ver com a produção de conteúdo jurídico? Você deve estar se perguntando. E já te respondo: tudo!

O motivo de eu estar dizendo tudo isto em um portal de notícias jurídicas é justamente para mostrar o poder da produção de conteúdo. Neste artigo, então, vou te mostrar como fazer um conteúdo assertivo, dando dicas para as redes sociais e outros ambientes possiveis de existir um conteúdo. Usarei como fonte principal, é claro, Bianca Andrade. Mas trarei exemplos de empresas e outros influenciadores que poderão com certeza te ajudar a produzir para seu escritório. Mas calma, eu sei que a advocacia tem limitações em relação ao marketing e vou me atentar a elas, ok? Vamos lá, então?

O que é produção de conteúdo?

A frase que resume a produção de conteúdo é "materiais em formatos diversos para um determinado público-alvo, com um objetivo específico em mente", como consta no artigo Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre produção de conteúdo, da resultados digitais

Olhando para a "Boca Rosa":

  1. Ela tem um planejamento para o conteúdo a ser postado;
  2. Ela cria o material todos os dias;
  3. Ela distribui os conteúdos nos ambientes escolhidos com objetivo de engajar seu público e se manter relevante.

Veja que pontuei a escolha da plataforma. Um estratégia de conteúdo conta com esta etapa no planejamento: a escolha do canal de distribuição. O que vai definir em que plataforma você fará a produção de conteúdo jurídico são as personas e os objetivos do seu escritório.

Como criar conteúdo jurídico?

Falar que o primeiro passo para começar uma estratégia de produção de conteúdo jurídico é estudar é um clichê do marketing de conteúdo. Eu, particularmente, gosto de clichês.

Sem dúvidas, estudar é a primeira coisa que você irá fazer para começar, não só sua estratégia de conteúdo, mas sua estratégia de marketing.

Ainda citando o exemplo "boca rosa", recentemente, escutei um podcast onde ela era convidada e disse que a estratégia dela se baseia, especialmente, no estudo de outros influenciadores. Na entrevista, a influenciadora conta que tem uma planilha onde anota, absolutamente, todos os pontos estratégicos de seus colegas de profissão.

Disto, podemos tirar como exemplo justamente o olhar para a concorrência. O que eles fazem nas redes sociais? Quais as estratégias que utilizam em blog posts? Qual a linguagem que a empresa utiliza. Será que, um escritório de advocacia não pode fazer utilizar as redes para trazer informação jurídica de maneira mais descontraída?

Hoje, vários jovens advogados e advogadas utilizam o Tik Tok para divulgar seus serviços. E tudo de uma maneira que respeita o código da OAB.

Enfim, estudar a concorrência pode te dar insumos para a sua produção de conteúdo. Mas também, vale lembrar que, este estudo pode ser feito também com pessoas físicas ou jurídicas completamente diferentes do seu nicho. Veja este artigo, a Bianca Andrade não tem nada a ver com conteúdo jurídicos, mas estou trazendo diversas ações que ela faz em seu trabalho para sugerir ações para a produção de conteúdo jurídico, por exemplo.

Depois disso, você estuda o público e cria personas. E então, é hora de criar a sua estratégia.

Como fazer o conteúdo em escritório de advocacia?

Antes de mais nada, é importante definir onde você fará o seu conteúdo. Existem opções online, como   blogs, portais, redes sociais, redes audiovisuais, etc. Ou Offline, como revistas, jornais, outdoors, etc.

Agora, vou dar dicas rápidas sobre onde e como produzir conteúdo jurídico:

1 - Blogs e Portais

Muito bom para conteúdos jurídicos. O público gosta de ler, tem profundidade de conteúdo e dá para mesclar com conteúdos de outros meios.

2 - Instagram para advogados

Tem muitos usuários, dá para colocar alguns anúncios, é possível trocar com os clientes de forma rápida e dá para trocar com outros advogados ou advogadas.

3 - YouTube

Da para fazer vídeoaulas. Também dá para trocar conteúdo com outros produtores e é possível de utilizá-lo para complementar outro conteúdo.

4 - TikTok

Recomendado para quem deseja atingir um público um pouco mais jovem. Da para introduzir o assunto e sanar a dúvida do cliente em poucos minutos e tem um alto alcance.

Construindo autoridade na advocacia

Existem muitos outros canais, estes foram apenas algumas dicas e sugestões para te auxiliar com sua produção em marketing jurídico.

Além destas dicas de produção de conteúdo jurídico, é importante frisar que os conteúdos podem ser mesclados, mas você não precisa produzir contéudo em todos os canais. Ademais, você não precisa escolher entre um deles, tudo vai depender da dor do seu público.

Vale destacar que todas essas dicas foram voltadas a produção de conteúdo jurídico para informar seus possíveis clientes, ou seja, não desrespeitam o código de ética da OAB e estão de acordo com o provimento 205/21.

Por fim, um bom conteúdo jurídico-informativo faz com que você ganhe autoridade perante seu público no seu ramo de atuação. Assim, quando este necessitar de seus serviços vai lembrar, em primeiro lugar, de quem já o auxiliou em um passado remoto.

Aline de Souza Pereira

Aline de Souza Pereira

Analista de Conteúdo do SAJ ADV. Graduanda de Jornalismo na UFSC.

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