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Produção de conteúdos jurídicos: como implementar essa estratégia?

Neste artigo vou te dar dicas de como utilizar as estratégias da Boca Rosa em seu escritório de advocacia.

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Atualizado às 08:23

Bianca Andrade, a boca rosa, é uma das maiores influenciadoras do país e hoje conta com um império que envolvem tanto os seus produtos de maquiagem e cabelo, quanto os conteúdos que produz nas redes sociais.

Mas, tudo o que ela é hoje começou com uma estratégia: produção de conteúdo.

É por isso que hoje, neste artigo, vou te dar dicas de como utilizar as estratégias da Boca Rosa em seu escritório de advocacia. Sim, isso mesmo. É possível utilizar as estratégias de blogueiras para produzir conteúdo jurídico. Quer ver como? Continue acompanhando.

O que é produção de conteúdo?

Mas, antes de qualquer coisa é importante entender o que é produção de conteúdo.

A frase que resume a produção de conteúdo é "materiais em formatos diversos para um determinado público-alvo, com um objetivo específico em mente", como consta no artigo Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre produção de conteúdo, da resultados digitais.

Então, voltemos ao exemplo da boca rosa. Recentemente, ela foi alvo de uma super polêmica por mostrar o planejamento dos seus stories. Acontece que, a mesma, hoje é uma empresa e portanto, precisa de uma organização. Assim:

  • Ela tem um planejamento para o conteúdo a ser postado;
  • Ela cria o material todos os dias;
  • Ela distribui na plataforma que ela escolheu (stories) com objetivo de engajar seu público e se manter relevante 

Veja que pontuei a escolha da plataforma. Um estratégia de conteúdo conta com esta etapa no planejamento: a escolha do canal de distribuição. Aqui no SAJ ADV, por exemplo, nossa escolha principal é o portal e as redes sociais. Mas você, em seu escritório jurídico, pode optar por outras plataformas (até mesmo offline).

O que vai definir em que plataforma você fará a produção de conteúdo jurídico são as personas e os objetivos do seu escritório.

Por exemplo, um escritório que atua com Direito Empresarial, qual a melhor rede social para que ele invista seu tempo em produção de conteúdo jurídico? Não há como saber sem fazer uma pesquisa prévia, mas o que podemos inferir sem muitos dados é que, é possível que as pesquisas apontem para a produção de conteúdo no LinkedIn, afinal, esta é a rede social mais utilizada para assuntos profissionais.

Agora você entendeu um pouco do que é a produção de conteúdo. Mas, por onde começar e como continuar com este trabalho com qualidade? Vamos ver a seguir.

Passo a passo para a produção de conteúdo jurídico

Vamos então a um passo a passo para a produção de conteúdo jurídico.

1 - Estude

Sem dúvidas, estudar é a primeira coisa que você irá fazer para começar, não só sua estratégia de conteúdo, mas sua estratégia de marketing. Ainda citando o exemplo "boca rosa", recentemente, escutei um podcast onde ela era convidada e disse que a estratégia dela se baseia, especialmente, no estudo de outros influenciadores.

Mas é um estudo aprofundado, não apenas ve o que fazer mas anota: TUDO! Quantos stories por dia, que tipo de mensagem passam, é repetição? Usa filtro ou não? Tem uma fala padrão? Entre outros pontos que podem não parecer, mas fazem toda a diferença.

Disto, podemos tirar como exemplo justamente o olhar para a concorrência. O que eles fazem nas redes sociais? Quais as estratégias que utilizam em blog posts? Qual a linguagem que a empresa utiliza. Será que, um escritório de advocacia não pode fazer utilizar as redes para trazer informação jurídica de maneira mais descontraída? 

2 - Crie personas

Quem já leu um pouco sobre marketing digital sabe que nesse meio, é essencial ter suas personas, ou seja, pessoas fictícias para o seu cliente ideal. Isso porque, é preciso conhecer bem o seu público para saber se comunicar com ele. 

3 - Defina os canais

No planejamento, você vai fazer uma análise de onde seu público-alvo está, em quais canais? É sabido que a geração mais jovem hoje é maioria no Tik Tok. No Instagram, a questão da idade já não é tão relevante. O Facebook ainda tem forte presença das gerações entre 40 - 60 anos. E ainda existe um público que nem está nas internet. Com quem você quer falar? 

Dicas sobre o uso dos canais

Depois disso, é hora de utilizar os dados das análises do conteúdo da concorrência, insumos de mercado e insumos de empresas de outros ramos para elaborar sua produção de conteúdo. 

Blog/portal de notícias jurídicas 

Há mais de dez anos atrás surgiram os blogs na internet. São deles, inclusive que surgiram as blogueira. Hoje, os dados mostram que, os blogs e portais de notícia, que chamamos de conteúdo orgânico ou direto, são as principais portas de entrada de leads para as empresas.

Mas como fazer esse tipo produção de conteúdo jurídico?

Bom, primeiro você deve analisar se faz sentido para o seu público-alvo. Em seguida, você pode usar ferramentas como o SemRush e o Google Search Console para analisar quais conteúdos seu público vem buscando.

Então, você pesquisa no SemRush, google trends ou a própria aba de pesquisa do Google sobre os termos e vê quais as perguntas se público faz sobre cada tema e elabora sua pauta com base nisso. Então, você busca referências para sua produção e começa a escrever seus artigos.

Vale lembrar que, se for possível nas finanças do seu escritório, é indispensável a contratação de um especialista em SEO e um comunicador. Ninguém vai fazer seu site posicionar tão bem quanto os especialistas na área. Não é porque você estudou um pouco e tem uma boa escrita que você fará um trabalho com a qualidade que alguém que está no ramo há anos. Além disso, você tem outras demandas, e sem um profissional focado nesta atividade, muito provavelmente ela não será colocada em prática.

Instagram

O conteúdo do Instagram tem de levar em conta outra coisa além do foco em seu público alvo/personas: o algoritmo. Especialmente após o surgimento do Tik Tok, o Instagram vem mudando constantemente a fim de competir com a outra rede.

As mudanças, é claro, afetam diretamente a entrega do seu conteúdo. Logo, é importante sempre avaliar se a rede é realmente relevante para seu público, uma vez que a empresa prioriza os formatos que ela acredita serem mais relevantes.

Tik tok na advocacia

Se seu público é mais jovem, apostar no tik tok para produção de conteúdo jurídico pode ser uma boa ideia. Como visto no exemplo acima citado, o tik tok está sendo cada dia mais utilizado com esse fim. Até mesmo alguns tribunais tem postado na rede.

Vídeos no Youtube

Os conteúdos em vídeo em tamanho maior, hoje, já são conteúdos mais voltados para quem deseja aprofundar o conhecimento. Assim, diferente do que muitos acreditam, produzir vídeos informativos para o Youtube segue sendo também um excelente formato para a produção de conteúdo jurídico ou não.

Além disso, você pode fazer continuação de post das redes sociais ou até mesmo inserir o vídeo da explicação no artigo do blog. Contar com diversas fontes de informação é a chave para um bom marketing de conteúdo jurídico.

Aline de Souza Pereira

Aline de Souza Pereira

Analista de Conteúdo do SAJ ADV. Graduanda de Jornalismo na UFSC.

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