MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. 3ª e 4ª turma do STJ divergem sobre a comprovação da tempestividade do recurso pela juntada do calendário do tribunal local

3ª e 4ª turma do STJ divergem sobre a comprovação da tempestividade do recurso pela juntada do calendário do tribunal local

Na mesma semana as turmas que compõem a 2ª seção decidiram em sentido oposto, indicando uma possível revisão da jurisprudência sobre o tema, em razão de precedente do STF.

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Atualizado às 09:45

Essa semana o STJ publicou acórdão da 4ª turma1, entendendo que "para comprovar a ausência de expediente forense no dia de Corpus Christi - o que deve ser feito pela parte no momento da interposição do recurso -, não basta apresentar o calendário disponibilizado no site do tribunal local", seguindo o posicionamento consolidado da Corte.

A divulgação ocorreu na mesma semana em que a 3ª turma do STJ, na sessão de julgamento do dia 17/5/22, decidiu em sentido oposto, afirmando que o calendário divulgado pelo Tribunal Estadual é apto a comprovar a tempestividade do recurso exigida pelo §6º do art. 1.033 do atual CPC.

O relator do caso (EDcl no AgInt no ARESP 15261822), ministro Marco Aurélio Bellizze, destacou que a mudança de entendimento se deu em razão de precedente do STF no RMS 36114/AM3, que, em 2019, reformou outra decisão da 3ª turma, para considerar o calendário como documento idôneo para comprovação da tempestividade recursal.

Tendo em conta a modificação do posicionamento consolidado pela Corte, os ministros da 3ª turma cogitaram a hipótese de afetação do recurso à Corte Especial. Porém, concluíram por prosseguir e finalizar o julgamento, por estar em sede de embargos de declaração.

Ao que parece, o novo precedente da 3ª turma demandará uma reanálise da questão pela Corte Especial. Mas até lá, o melhor é se prevenir e pecar pelo excesso, juntando a cópia dos atos normativos em caso de feriado local.

-------

1 https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/19052022-Calendario-no-site-de-tribunal-nao-e-meio-valido-para-comprovar-feriado-de-Corpus-Christi-.aspx

https://processo.stj.jus.br/processo/pesquisa/?tipoPesquisa=tipoPesquisaNumeroRegistro&termo=201901727870&totalRegistrosPorPagina=40&aplicacao=processos.ea

https://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=5594077

Silvia Alegretti

Silvia Alegretti

Advogada. Atua no contencioso judicial em Tribunais Superiores desde 2007.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca