MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. TTD 409: Redução de custos na importação de tecidos

TTD 409: Redução de custos na importação de tecidos

Saiba como o benefício fiscal de Santa Catarina pode auxiliar sua indústria com a redução de custos na importação de tecidos.

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Atualizado às 11:18

(Imagem: Arte Migalhas)

A indústria têxtil tem seu destaque no mercado nacional desde os primórdios de nossa sociedade, com seu início na técnica da tecelagem onde foi se desenvolvendo até as máquinas atuais, e com o tempo veio ganhando espaço nas importações de tecidos.

Com a evolução do setor ao longo dos anos, a participação econômica foi uma das protagonistas no crescimento, pois, promoveu empregos em seus meios de trabalho e é um dos segmentos mais lucrativos do país até os dias atuais.

Mesmo com a existência de diversos setores industriais, o setor de tecidos tem seu destaque por sempre estar em processo de inovação e crescimento.

Por ser um dos setores de grande desenvolvimento econômico no país, várias partes do Brasil são reconhecidas dentro do meio.

Um dos Estados mais importantes nesse cenário é Santa Catarina, sendo um exemplo a ser seguido, tanto nacionalmente como internacionalmente.

Outro destaque nesse setor é o Estado de Alagoas pela sua considerável redução de custos nas importações de tecidos.

Há muitas coisas que vale a pena conhecer sobre a indústria têxtil de Santa Catarina, especialmente para quem deseja investir ou se tornar parte dela. Para lhe ajudar com isso, vamos falar um pouco sobre a sua história e como ela está hoje.

Buscamos ainda mostrar como esse setor pode obter vantagens ao adotar um benefício fiscal à importação, como o Benefício Fiscal de Alagoas que tem o potencial de reduzir em até 90% os custos relativos ao ICMS.

Como está o setor atualmente?

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), para esse ano a indústria têxtil brasileira prevê um crescimento em volume, que representa um faturamento de milhões em manufaturados têxteis e bilhões em produtos de vestuário, gerando aproximadamente 25 mil empregos de carteira assinada.

É muito importante que as empresas que atuam nesse segmento acompanhem as tendências e transformações do setor, e busquem equipamentos que possam ajudar na eficiência e produtividade.

Isso porque as novas tecnologias demandam treinamento e capacidade cada vez maiores e técnicos para utilização das máquinas e operações que têm a necessidade de capacitações específicas.

Seguindo a evolução e crescimento do setor, hoje o Brasil é referência mundial em design de vários segmentos da moda, assim, a indústria têxtil brasileira é a segunda maior empregadora da indústria de transformação.

Com isso, podemos ver a evolução deste setor em larga escala e sua importância para nossa sociedade.

  • Clique aqui para conferir a íntegra do artigo.
Cícero Costa

VIP Cícero Costa

Especialista em planejamento tributário de ICMS normal e em operação de importação por Alagoas, em regimes especiais de tributação e em benefícios fiscais de ICMS em Alagoas.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca