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Como oferecer serviços jurídicos pensados no cliente

A cultura de foco no cliente não é novidade e o bom atendimento deixou, há muito tempo, de ser diferencial competitivo.

quarta-feira, 16 de março de 2022

Atualizado às 09:09

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Oferecer serviços que satisfaçam os clientes é uma busca de toda empresa.Sendo assim, não é diferente em escritórios de advocacia.

A cultura de foco no cliente não é novidade e o bom atendimento deixou, há muito tempo, de ser diferencial competitivo.

Hoje, então, é importante que os escritórios de advocacia estejam atentos às dores da clientela e busquem implementar - caso ainda não possuam - serviços que façam.

No entanto, vale lembrar que não é necessário mudar completamente a sua área de especialização ou atuar em um ramo que você não gosta. O ponto é que, você pode ampliar a sua atuação, mudar como você oferece alguns serviços, etc.

1- Identifique as necessidades do mercado

De nada adianta oferecer uma cartela super inovadora e cheia de serviços se não é isso que seus clientes precisam. Portanto, é importantíssimo entender qual a necessidade do mercado.

Mas, não basta apenas fazer pesquisas de público e fazer pesquisas com seus clientes sobre suas necessidades. Vocês, advogados e advogadas, com certeza sabem melhor que ninguém que é importante se antecipar ao público alvo em alguns quesitos

Por exemplo, quando começou a se falar em Direito Digital a área ainda não havia se tornado uma necessidade tão latente quanto é hoje - principalmente devido à pandemia de coronavírus.

Desse modo, é importante que os escritórios mantenham-se atentos às pesquisas, tendências, entre outras atividades humanas que podem ser previstas, visando incorporar alguns serviços às suas ofertas.

2- Oferte uma variedade de serviços jurídicos

Antes de implementar novos serviços jurídicos ao seu escritório de advocacia, é importante estudar, explorar e criar mais de uma oferta. Assim, seus clientes e potenciais clientes terão uma gama maior de  opções ao te contratar.

3 - Teste

Toda inovação depende, além da opinião e identificação da dor de um cliente, o teste para que este faça sentido. Portanto, ao ofertar um novo serviço, é importante, como já dito anteriormente, testar mais de uma solução.

Vale destacar que, todo teste vem acompanhado de análise de resultados. Logo, acompanhar indicadores é essencial para identificar se o serviço faz sentido para seu cliente e para o escritório de advocacia.

4 - Escute a opinião do seu cliente sobre os serviços jurídicos ofertados

Apesar de não bastar só a pesquisa com clientes, ela não pode ser descartada. Além da pesquisa inicial, eé importante sempre colher feedbacks sobre o assunto.

O NPS1 na advocacia é uma boa maneira de entender o quanto os clientes estão satisfeitos com o serviço e o se eles o indicariam para um amigo ou parente.

5 - Faça marketing jurídico - e tenha uma boa estratégia!

Muitas pessoas acreditam que o marketing jurídico trata-se apenas das propagandas dos serviços jurídicos. Mas na realidade é muito mais do que isso.

Um bom marketing conta também com uma boa estratégia de branding, isto é, de posicionamento de marca, que nada mais é do que as comunicações que sua marca faz visando ser mais reconhecida. Este tipo de marketing se diferencia porque não é uma estratégia de vendas, necessariamente, e é uma ótima opção para que escritórios de advocacia apostem, sem ferir o código de ética da OAB.

Como oferecer serviços jurídicos a empresas?

Como já dito, você pode utilizar ainda as redes sociais para alcançar clientes B2B e oferecer seus serviços jurídicos. Para isso, utilize-se de canais com viés mais profissional, como o LinkedIn, Youtube ou Blogs.

Você pode, por exemplo, escrever artigos sobre determinado assunto no blog e depois publicar um texto sobre o assunto no LinkedIn, ou ainda, um vídeo para o Youtube.

Assim, as empresas podem fazer um ciclo de consumo do seu conteúdo que pode levá-las a um dia, adquirir o produto.

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1 https://blog.sajadv.com.br/escritorio-de-advocacia-nps/

Aline de Souza Pereira

Aline de Souza Pereira

Analista de Conteúdo do SAJ ADV. Graduanda de Jornalismo na UFSC.

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