Como fechar o ano com a gestão jurídica em dia
Em primeiro lugar, é importante fazer uma análise da gestão jurídica. Isto significa fazer a coleta de dados das atividades realizadas ao longo do ano.
segunda-feira, 22 de novembro de 2021
Atualizado às 14:46
Sabemos que na advocacia, estar próximo do fim do ano significa também estar próximo do recesso forense. Boa parte dos escritórios de advocacia do país utilizam o período de suspensão dos prazos e atividades do poder judiciário para tirarem férias coletivas.
Mas, muitos escritórios aproveitam o período também para "colocar ordem na casa". Assim, podem começar o ano seguinte com todas as pendências resolvidas e novas estratégias elaboradas. É nesse período, então, que os escritórios fazem os planejamentos estratégicos e financeiros, e também, aproveitam para fazer os investimentos para os próximos anos.
Apesar disso, muitos escritórios ainda não sabem muito bem como fazer para fechar o ano com a gestão jurídica em dia e acabam por fazer inúmeros planejamentos que não são aplicados na prática. Por isso, hoje, te mostro como fazer para que este problema não se repita.
O que é necessário para ter a gestão jurídica em dia?
Em primeiro lugar, é importante fazer uma análise da gestão jurídica. Isto significa fazer a coleta de dados das atividades realizadas ao longo do ano. Nesta etapa, vale também fazer a análise dos dados de outros anos e fazer um comporativo das ações que foram implementadas ao longo do tempo. Assim, você identifica quais atividades valeram a pena e quais poderiam ter sido feitas de outra maneira.
Para isso, é essencial contar com métricas na advocacia. Essas métricas podem ser por exemplo, os custos de marketing e vendas, conhecidos também como CAC (Custo de aquisição de clientes).
Outras métricas que você pode acompanhar no escritório são as métricas de produtividade, dados financeiros, gestão das atividades, etc.
Como fazer uma gestão estratégica assertiva?
Com base nos dados coletados, você consegue identificar o que precisa melhorar para o ano que está por vir e a partir disso fazer o plano estratégico e financeiro.
No quesito finanças, é importante analisar os dados do escritório e identificar quais gastos foram um bom investimento e quais não. Para isso, você deve olhar os dados de ROI (retorno sobre investimento) daquele investimento. Nesse momento também, é hora de fazer o cálculo de quanto o escritório ou o departamento terá de despesas e quanto será necessário arrecadar para supri-las.
Além disso, esse é o momento de analisar se os valores dos seus serviços, ou seja, os honorários, estão corretos.
Após analisar todas as finanças do escritório no último ano, é o momento para pensar onde serão realizados os cortes de gastos, e principalmente, quais serão os investimentos no ano que está por vir, para uma boa gestão jurídica.
Outro ponto importante na hora de fazer uma gestão eficiente é a questão da gestão de equipes. Para isso é importante identificar as informações de rotatividade de profissionais no escritório, produtividade dos colaboradores, pesquisas de satisfação, etc.
A rotatividade, pode ser um grande indício de insatisfação que pode ocorrer por diversos motivos. Nesse momento, então, é importante fazer uma pesquisa para identificar os motivos para a saída de profissionais. Por exemplo, o seu escritório da possibilidade de crescimento para os colaboradores? Os valores de honorários/salários são justos? Os profissionais tem reconhecimento? Com esse estudo, é possível inserir novas remunerações, estratégias de reconhecimento, possibilidades de crescimentos, entre outras, no planejamento do próximo ano.
Investimentos em sistemas de automação
Um dos problemas que podem causar a rotatividade alta é a sobrecarga de trabalho. Escritórios de advocacia que não utilizam ferramentas de automação das atividades tendem a ter uma carga de trabalho maior.
Aproveitar o recesso forense para contratar um software jurídico também contribui muito com o planejamento do ano que está por vir. Isso porque, com um sistema, além de iniciar o ano com mais organização, você começa o ano com um sistema totalmente online.
Assim, seus colaboradores podem atender clientes de qualquer lugar. Uma outra vantagem é que, o acompanhamento de processos fica mais fácil e diminui o risco da perda de prazos processuais.
Athena Bastos
Mestra em Direito e analista de conteúdo do SAJ ADV - Software Jurídico.