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Omnichannel - Uma tendência que já é realidade!

Entenda o que é e quais os principais cuidados e desafios envolvidos na sua operacionalização.

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Atualizado às 17:33

Cada vez mais percebemos um movimento dos nossos clientes na implantação da modalidade Omnichannel em seus negócios, como forma de alcançar maior fortalecimento, exposição e posicionamento das marcas e produtos perante o mercado, mas acima de tudo em proporcionar ao consumidor uma melhor experiência de consumo.

Considerando o atual cenário político e econômico de incertezas, é imperativo que os empresários e executivos do mercado busquem cada vez mais formas de reorganizar suas estruturas de negócios, visando, nos termos legais, otimizar suas atividades e reduzir o significativo impacto dos impostos e taxas inerentes à atividade, por meio da implementação de planejamento tributário.

Diante desse contexto, e na tendência do varejo mundial, este artigo buscará objetivamente esclarecer no que consiste esta modalidade de comercialização, suas vantagens, cuidados e os desafios para sua operacionalização.

O Omnichannel tem sido cada vez mais adotado no segmento do varejo por consistir na integração de uma pluralidade de canais de venda, quer seja na modalidade online e offline tais como unidades próprias, multimarcas, franquias, e-commerce, representação comercial etc., adequando-se aos anseios dos clientes quanto à sua preferência de atendimento e da forma de efetivação da compra.

Uma das principais - senão a principal - dificuldades que toda grande rede que pretenda expandir  os seus negócios para outros canais de venda costuma enfrentar é justamente o conflito de interesses decorrente da implantação de um novo canal dentro do seu modelo de negócio.

De um lado, é inerente ao empresário a busca incessante em estar presente com os seus produtos/serviços em todos os canais de venda possíveis; de outro, a preocupação latente por parte de quem já está dentro do jogo ao perceber um novo direcionamento da empresa e a imprevisibilidade acerca de quais impactos esse movimento proporcionará nas operações já existentes tais como: queda de faturamento, desvio de clientela, concorrência interna, canibalismo da rede, entre outros.

Diante desse desafio, é de extrema importância que a empresa, ao optar por diversificar a comercialização e acesso aos produtos/serviços nas mais diferentes plataformas de negócio, que o faça de maneira integrada e sincronizada, sendo essa a principal diferença entre os conceitos de Multicanalidade e de Omnichannel.

Enquanto a primeira consiste, em síntese, na mera presença da marca nas mais variadas plataformas de comercialização, mas sem a capacidade de integração dos estoques físico e online, o Omnichannel se diferencia justamente nesse sentido, pois possui como objetivo conectar a  empresa e seus mais variados canais de comercialização para que estes, de maneira sincronizada e estruturada, possam agir de forma cooperada e conjunta, proporcionando ao cliente maior agilidade na entrega da mercadoria. Existem diversas formas de se fazer isso, tais como: prateleira infinita, Ship From Store, pick-ups, entre outros, aumentando a credibilidade da marca, convertendo um maior número de vendas e resultando em um consequente aumento de rentabilidade na rede como um todo, atuando como canais complementares de negócio e não concorrentes entre si.

Não obstante a possibilidade de aumento da rentabilidade da operação, a implantação do Omnichannel também pode ser vista como um braço estratégico de planejamento tributário, possibilitando que a empresa usufrua, a depender do cenário concreto, de uma significativa redução fiscal e, diante disso, eventualmente inclusive praticar uma redução nos seus preços de vendas, visando maior competitividade no mercado e incremento das vendas.

Porém, é de fundamental importância estabelecer e documentar a presença do propósito econômico (Business Purpose), a fim de que a estruturação da operação esteja devidamente pautada e formalizada por meio dos respectivos contratos, de fato e direito, visando criar uma estrutura forte e robusta que evite questionamentos, principalmente do fisco, acerca da natureza jurídica da operação desenvolvida.

Concluindo, o principal desafio da empresa que desejar implementar o Omnichannel de maneira inteligente e estruturada, é assegurar que todos os stakeholders se enxerguem como parte do processo. Em assim fazendo, é muito provável que a estrutura do Omnichannel passe a ser vista não só como uma alternativa de planejamento tributário e de redução de tributos, mas, principalmente, como uma ferramenta que reforça o posicionamento da marca, transforma a experiência de consumo e alavanca as vendas da rede como um todo.

Alexandre Passos Machado

Alexandre Passos Machado

Sócio na Baril Advogados Associados, onde atua como advogado especialista em Direito Empresarial, prestando assessoria jurídica, consultoria e advocacia preventiva a inúmeras empresas, dos mais variados segmentos de mercado, especialmente na área contratual e franchising.

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