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Marketing jurídico: uma razão pela qual seu escritório não alcança resultados

Impulsione resultados de marketing jurídico. Há uma razão pela qual escritórios de advocacia não alcançam resultados positivos com ações de marketing. Mas é possível alavancar o desenvolvimento de negócios com uma estratégia simples que pode alcançar mais clientes potenciais.

quarta-feira, 24 de março de 2021

Atualizado em 25 de março de 2021 12:41

Já aconteceu de seu escritório ter produzido um conteúdo muito bom e poucas pessoas terem curtido ou sequer comentado nos posts das redes sociais? Você também já teve a sensação de que seus amigos e/ou familiares são os seguidores que mais engajam com as redes do escritório, e poucos potenciais clientes interagem com suas publicações? 

Pois saiba que isso é mais comum do que se imagina. E existe uma razão para a qual isso esteja acontecendo. É possível que seu escritório esteja errando na hora de distribuir o conteúdo. Ou, como brincamos entre a equipe da "táLIGADO", talvez você não esteja levando o seu carrinho de picolé até a praia.

A distribuição é um dos pontos mais importantes no processo de marketing de qualquer negócio. Para facilitar a compreensão desse conceito, vamos usar um exemplo que dificilmente alguém não entenderá.

Imagina que o seu negócio fosse vender picolé. Digamos que você tivesse um carrinho de picolé. Agora pense no local que seria mais fácil vender os picolés: em um lugar montanhoso e frio ou na beira da praia em um dia de verão? A resposta é óbvia, certo? Para produtos de consumo rápido e impulsivo, descobrir os melhores canais de distribuição é tarefa relativamente simples.

Mas o desafio é maior quando precisamos fazer esse mesmo exercício para serviços. Ainda mais se for uma venda B2B (para empresas) e de um serviço especializado.

Além dos canais, é preciso pensar na logística

Quando falamos em distribuição de conteúdo, a primeira coisa que vem à mente são os canais. Em um ambiente com cada vez mais possibilidades como o digital, restringir a distribuição aos canais é cada vez mais comum.

E isso acontece por diversas razões. Em alguns casos, somos tomados pela ansiedade de tentar aproveitar todas as oportunidades que as novas tecnologias nos oferecem. Além disso, é muito comum olharmos para a "grama do vizinho" e achar que aquilo que ele expõe nas redes sociais, por exemplo, é o resumo da estratégia de marketing dele. Mas muitas vezes ignoramos a logística da distribuição de conteúdo.

Tanto para a escolha dos canais, quanto para a definição da logística, é preciso ter um conhecimento muito robusto sobre quem é a sua persona e o seu público-alvo. Pois é através deste conhecimento que você saberá como "levar seu carrinho de picolé até a praia" com os clientes mais dispostos a contratar os serviços do seu escritório.

Qual é a sua praia?

Quando eu volto para o exemplo da praia, não é para você se imaginar guiando um carrinho de picolé (aliás, nenhum problema se você decidir comprar um carrinho e sair por aí vendendo delícias geladas), mas sim para que você pense na "praia" como um grande aglomerado de potenciais clientes.

A pergunta que você deve se fazer é: onde é a minha praia? Onde eu encontro um conjunto de potenciais clientes para o meu negócio? 

Para muitos escritórios de advocacia, os eventos são uma grande "praia". Quem são as instituições, associações ou empresas que organizam congressos, seminários ou palestras, on-line ou presenciais, que reúnem pessoas com o perfil de cliente que o escritório busca? Usar esses eventos como canal de distribuição de conteúdo é a chance perfeita para atrair, por exemplo, mais seguidores qualificados para as redes sociais do escritório.

Mas, como diz o ditado, não adianta colocar todos os ovos na mesma cesta. Para elaborar uma logística de distribuição de conteúdo eficaz é preciso mapear diversos canais que possam alcançar os potenciais clientes do escritório. E essa logística pode passar por canais com mais abrangência, como as redes sociais, ou canais mais específicos e segmentados, como eventos. O importante é identificar todos esses canais e, depois, selecionar aqueles nos quais o escritório pode atuar com consistência e conteúdo relevante.

Mariellen Romero

Mariellen Romero

Professora de Marketing Jurídico da ESA OAB RJ. Sócia da táLIGADO Comunicação Conectada, agência digital especializada em marketing para escritórios de advocacia.

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