Recesso forense: Do caos ao lucro antes dos prazos voltarem a correr
Se para alguns o Recesso Forense é uma data esperada - as almejadas férias finalmente -, para outros, é um período conturbado.
segunda-feira, 18 de janeiro de 2021
Atualizado às 08:00
Dia 20 de janeiro termina o Recesso Forense. E com isso, o retorno dos temidos prazos processuais. Mas antes desta, vem outra preocupação.
Se para alguns o Recesso Forense é uma data esperada - as almejadas férias finalmente -, para outros, é um período conturbado. Afinal, trata-se de um mês sem prazos correndo, sem decisões a seu favor, sem alvarás liberados, sem 13º para quem é autônomo, sem pagamento de férias para quem não é CLT. Ou seja, um período em que as finanças apertam quando não há um planejamento adequado.
Mas o que poderia ser apenas prejuízo, também é um importante período para planejamento.
Sem prazos correndo, você pode dedicar seu tempo a outras questões do escritório, inclusive para garantir que no ano seguinte o aperto não seja tão apertado.
Quer saber, então, como tornar seu escritório de advocacia mais produtivo no recesso forense?
Confira as dicas que trouxemos para você!
Planejamento financeiro: entre números e metas
Início de ano, contas fechadas, hora de levantar os dados de como foi ano que passou. Sabe aquela retrospectiva que passa todo ano na televisão? Se você ainda não faz algo semelhante no seu escritório de advocacia, agora é a hora.
Veja qual foi o seu saldo de:
- Ações iniciadas;
- Ações concluídas;
- Clientes prospectados;
- Eficiência de canais de prospecção;
- Gastos fixos do escritório;
- Gastos variáveis do escritório.
- Lucros e prejuízos.
Se você trabalha com um software jurídico, o controle é mais fácil. Afinal, você pode gerar relatórios que otimizam o seu trabalho de gestão.
Agora, se você trabalha com planilhas jurídicas, correlacionar os dados é mais complicado, embora não impossível.
Tem os relatórios em mãos? Agora é hora de planejar ações conforme suas metas e conforme os seus resultados.
Defina a sua expectativa para o ano que se inicia antes de pautar suas ações, porque diferentes estratégias podem ou não levar ao mesmo resultado. O que costuma variar bastante, contudo, é o investimento necessário em cada uma. Por isso a necessidade dos dados do ano anterior.
Dessa maneira, você pode identificar que canal gera os melhores clientes pelo melhor custo-benefício.
Mas não se esqueça! Registre suas metas e faça um acompanhamento periódico delas.
O SAJ ADV disponibiliza uma planilha de OKRs gratuita, que permite a você definir objetivos chave para o seu escritório e fazer o controle de resultados e ações.
Recesso forense é o momento para deixar a criatividade fluir
Sem prazos correndo, você tem tempo para ser mais criativo. Ou seja, pensar naquilo que pode ser feito de diferente para o próximo ano.
Se você ainda utiliza planilhas de gestão, por exemplo, quem sabe não seja o momento para aproveitar e investir em um sistema de gestão jurídica que automatize os processos internos?
Dessa maneira, você começará o ano com tudo organizado e pronto para gerar resultados excelentes.
Além disso, há a vantagem de que você e sua equipe têm mais tempo de se adaptar ao novo antes dos prazos voltarem a correr - e a preocupação com os processos tomar conta do seu escritório.
Aproveite para conhecer as opções do mercado, ver qual a que melhor se encaixa às suas demandas, experimente e conheça os benefícios da tecnologia na advocacia.
E quando, enfim, os prazos retornarem, não será pego desprevenido nem será sobrecarregado com o excesso de demandas.
Por fim, aposte na inovação. Conheça novas técnicas de gestão na advocacia, invista no seu conhecimento e faça diferente para crescer ainda mais com seu escritório.
Quer experimentar os benefícios da inteligência artificial no seu escritório de advocacia? Faça um teste grátis do SAJ ADV!
Athena Bastos
Mestra em Direito e analista de conteúdo do SAJ ADV - Software Jurídico.