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O segredo do sucesso das grandes bancas de advogados

Há diversas técnicas que podem ser aplicadas e, inclusive, aliadas entre si.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Atualizado às 10:27

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Você já se perguntou o que faz uma grande banca para ter sucesso? Muitas vezes, o segredo está em alinhar técnicas distintas de organização de tempo e objetivos com a tecnologia. Tudo depende, claro, do perfil do escritório e de seus colaboradores. No entanto, há diversas técnicas que podem ser aplicadas e, inclusive, aliadas entre si.

O case de sucesso do SAJ ADV, Rodrigo Totino, por exemplo, utiliza a metodologia do Get Things Done (GTD) para organizar seu time, enquanto gerencia seus processos através do SAJ ADV. Assim, ele tem tempo para ser mais criativo na advocacia e para atender melhor os seus clientes.

E no KIT lançado pelo SAJ ADV, "O segredo do sucesso das grandes bancas: Cadeia de Valor de Portes e 5w2h", mostramos outras duas metodologias, que, aliadas, como na planilha disponibilizada, podem ser uma importante alavanca para a estratégia do seu escritório!

1. Cadeia de Valor de Porter

A Cadeia de Valor de Porter é importante em qualquer espécie de negócio. Isto porque ela auxilia na visão estratégica do empreendimento.

Ainda que a advocacia tenha um importante papel social, deve se sustentar como qualquer outra empresa. E deve, inclusive, atender a requisitos básicos como registro de marca. Acima de tudo, tem que pagar contas: as do escritório e as dos colaboradores.

Sobretudo em um mercado tão competitivo como o jurídico, é preciso ser inteligente na tomada de ações. É preciso analisar o cenário e as condições do escritório para identificar os pontos de investimento. E assim, manter-se no mercado e crescer dentro das expectativas.

O benefício da Cadeia de Valor de Porter é que ela auxilia na visão das atividades estratégicas do escritório de advocacia. Afinal, todo negócio é construído por um conjunto de atividades.

Pensemos em um escritório de advocacia:

  1. é preciso pelo menos um advogado com inscrição na OAB (recursos humanos);
  2. é preciso tempo para produzir (operações);
  3. é preciso tempo para atender aos clientes (saída)
  4. é preciso oferecer o serviço (marketing);
  5. é preciso manter equipamentos do escritório (infraestutura);
  6. é preciso desenvolver-se (cursos e tecnologia),
  7. é preciso cobrar honorários em geral (valor)

Enfim, as atividades podem variar de escritório para escritório, mas há uma cadeia para que se chegue ao serviço final oferecido ao cliente. E uma etapa mais ou menos custosa dessa cadeia implicará também no valor desse serviço.

Portanto, a partir do momento que se identificam as atividades básicas dessa cadeia e se mensura o custo de cada uma, é possível identificar se há meios de aumentar o valor do próprio escritório. E saber se é possível aumentar também a taxa de lucros.

Veja, então, o passo-a-passo de como utilizar a Cadeia de Valor de Porter na advocacia em um ebook e uma planilha gratuitos!

2. 5w2h

A metodologia do 5w2h, por sua vez, é mais voltada para a ação. Contudo, uma vez que se tenha traçado um objetivo, é mais fácil definir as atividades necessárias para alcançá-lo.

5w2h vem de um método baseado em 5 etapas iniciadas com W e 2 etapas iniciadas com H. São elas, dessa maneira:

  1. What? (O quê?) - a atividade a ser realizada;
  2. Why? (Por quê?) - a razão para você realizar essa atividade, como as consequências dela decorrentes, embora possa ter um apelo subjetivo;
  3. Where? (Onde?) - o local em que será realizada a atividade, como em um setor, um canal ou mesmo um lugar físico;
  4. When? (Quando?) - um prazo para a realização da atividade;
  5. Who? (Quem?) - o responsável pela ação, seja um setor ou um colaborador.
  6. How? (Como?) - a metodologia ou o modo pelo qual a ação se efetivará;
  7. How much? (Quanto custa?) - o custo da atividade, seja em tempo, dinheiro, ou outro valor estabelecido.

Pensemos novamente em um escritório de advocacia. O escritório X, depois de utilizar a Cadeia de Valor de Porter, verificou que precisa melhorar o relacionamento com os seus clientes, pois sente que perde mais de sua cartela para outros escritórios do que deveria. Algumas ações, é claro, podem se repetir ao longo do tempo, mas é importante estipular prazos para que elas sejam mensuradas.

3. Planilha de Cadeia de Valor de Porter e 5w2h

A planilha disponibilizada pelo SAJ ADV mescla as duas metodologias. CVocê primeiro define as atividades do escritório, entre aquelas primárias e aquelas de apoio para, então, definir os seus objetivos. Com base nos objetivos, podem elaborar, então, o plano de ação.

A ferramenta, ainda, permite que você visualize os planos de ação individualmente e, além dos 5 W e 2 H, verifique a que objetivo se destina, qual o impacto no escritório (de baixo para alto), qual o custo em uma visão geral (de baixo para alto) e qual o status da atividade.

Baixe o kit gratuito, organize as suas atividades e invista no seu escritório com mais segurança!

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*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

 

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