Migalhas

Quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

ISSN 1983-392X

8 filmes da Netflix que são aulas de empreendedorismo

Lucas Alsil

Conheça 8 títulos para assistir na Netflix e aprender tudo sobre empreendedorismo.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

t

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, entretanto, é necessário muito estudo e planejamento para começar a empreender da melhor maneira possível.

Além de fazer cursos e assistir aulas tradicionais, também é possível aprender sobre o assunto de outras formas. Importante destacar que nada substitui o ensino teórico tradicional, mas por que não usar a indústria de entretenimento a seu favor?

O canal de streaming mais famoso da atualidade, a Netflix, conta com um vasto catálogo de filmes e série sobre os mais variados assuntos. Para quem já é ou sonha em ser um empreendedor, há alguns títulos que são um prato cheio para o aprendizado e motivação para seguir esse caminho.

Steve Jobs - O homem e a máquina

Esse longa conta um pouco mais sobre a história do fundador de uma das empresas mais importantes do cenário mundial, a Apple. O filme narra a trajetória de Steve Jobs, a mente responsável por fundar a empresa multimilionária a partir do Mac, um computador que mudou a relação das pessoas com a tecnologia.

Além disso, o computador pessoal lançado por Jobs deu início a um mercado competitivo entre a Apple e a Microsoft - pioneira no setor até então. Ainda que a importância desse gênio seja inegável, poucas pessoas conhecem a sua trajetória.

O enredo dessa produção leva ao espectador o método de trabalho perfeccionista e determinado de Steve Jobs, além de ser possível conhecer um pouco mais da mente brilhante do empreendedor. É um ótimo roteiro para entender a importância de se tomar decisões assertivas. 

Silicon Cowboys

Antigamente, na década de 1980, quando a Microsoft e a Apple ainda não existiam, a empresa IBM dominava todo o mercado de tecnologia de computadores. Era uma gigante do ramo e nenhuma empresa conseguia acabar com a sua soberania. Entretanto, o filme Silicon Cowboys retrata que nem tudo aconteceu como a IBM esperava.

O documentário expõe a coragem de três fundadores que ousaram ameaçar a hegemonia da IBM. Os empreendedores fundadores da Compaq Computer chegaram ao Vale do Silício com o intuito de desbancar a gigante do ramo com um único produto: um computador portátil.

Se hoje o mercado está versatilizado e cheio de opções, em parte é preciso agradecer aos Silicon Cowboys pela coragem que tiveram em 1982. O filme é uma boa inspiração para empreendedores que acreditam que não têm condições de competir com grandes empresas.

Tony Robbins: eu não sou seu guru

A receita do sucesso em muitos casos normalmente acontece ao conseguir criar uma experiência única e transformadora para o cliente. O filme de 2016, “Tony Robbins: eu não sou seu guru” expõe algumas técnicas não usuais de Tony Robbins.

Escritor e palestrante, Robbins apresenta insights importantes sobre a vida empreendedora e como se dar bem nela. Através de um programa de imersão milionário e uma agenda sem horários livres, ele ensina a importância de oferecer um produto com alto valor agregado.

Happy

Uma chave para ter sucesso em um empreendimento é oferecer uma solução para uma necessidade do seu público. Para ser bem sucedido nessa missão, é necessário alcançar um único objetivo: a felicidade dos consumidores. Tornar a experiência uma fonte de felicidade é a melhor forma de atrair, manter e alcançar mais pessoas.

Entretanto, quem pode dizer ao certo qual o sentido da felicidade? O documentário “Happy” trata exatamente sobre esse tema. Para empreendedores é uma ótima fonte de conhecimento do funcionamento da mente dos consumidores, visto que o filme busca o que, de fato, deixa as pessoas felizes ao redor do mundo.

Como mudar o mundo

Lançado em 2015, o documentário “Como mudar o mundo” é uma ótima inspiração para empreendedores que querem investir em causas sociais. O filme conta a história de ativistas que realizaram uma série de protestos contra testes nucleares ao redor do mundo na década de 1970.

Aquela era a semente do que hoje é o Greenpeace. Esse é um ótimo título para assistir na Netflix e inspirar empreendedores com uma visão inédita sobre novos pontos de vista que devem ser considerados ao abrir um negócio.

The True Cost

Um dos objetivos principais que qualquer empreendimento é o lucro, certo? Para que isso seja possível é necessário incentivar o consumo por parte do público. O documentário “The true cost” traz uma visão crítica e social sobre os impactos dessas ações por parte das empresas.

Lançado em 2015, o filme mostra a repercussão da venda de peças de baixo custo em países em desenvolvimento. Além disso, também expõe a exploração dos trabalhadores que ocorre nas fábricas e a influência que possui o papel dos consumidores.

Walt antes do Mickey

Esse filme é baseado na história real de Walt Disney e conta os primeiros anos de carreira do desenhista antes de criar o enorme sucesso, Mickey Mouse. São obstáculos e conquistas representadas no filme que foram moldando a vida profissional e pessoal de Walt Disney.

A rede social

O filme “A rede social” conta a história de um jovem Mark Zuckerberg e como ele criou a rede social Facebook ainda na faculdade. Esse é um bom título para apreciar e entender como foi o surgimento de um dos maiores gênios da atualidade.

Além de mostrar como Zuckerberg atingiu o topo, o filme não deixa de expor como o protagonista passou por cima de algumas relações pessoais em nome do sucesso.  

Assim, é possível encontrar ótimos títulos na Netflix para conhecer um pouco mais sobre o vasto mundo do empreendedorismo. Os filmes muitas vezes são capazes de trazer novas inspirações e ângulos de assuntos que não fomos capazes de pensar e que podem fazer toda a diferença para o seu negócio!

___________________________________________________________________________

*Lucas Alsil é formado em jornalismo pelo Universidade de Mogi das Cruzes, assessor de comunicação da Red Ventures BR, atua na área de Outreach, na publicação de posts orgânicos e na prospecção de novos veículos de comunicação.

t