Software jurídico gratuito é a melhor opção para o advogado?
Se você está pensando em implantar um sistema no seu escritório, com certeza está se perguntado se um software jurídico gratuito vale a pena
quarta-feira, 17 de abril de 2019
Atualizado em 16 de abril de 2019 14:36
Há inúmeras opções de ferramentas gratuitas para controlar prazos, agendar compromissos e compartilhar arquivos que podem ser utilizadas por um escritório de advocacia.
Normalmente é fácil encontrar um software jurídico gratuito na internet. Mas o que sempre é preciso levar em consideração é que eles não são projetados exclusivamente para utilização nas bancas.
O oposto de um software jurídico com funções integradas e comercializadas para os escritórios. Dito isso, é preciso nos questionar se um software jurídico gratuito é a melhor opção para o advogado?
A seguir vamos apontar algumas vantagens e desvantagens para contribuir com sua avaliação na hora de escolher o software jurídico para seu escritório. Vamos lá.
Software jurídico gratuito x Software jurídico pago
- Vantagens do Software jurídico Gratuito
Custo inicial zero: Software jurídico Gratuito está disponível aos montes na web, e não é difícil encontrar um que atenda às necessidades básicas de seu escritório, basta ter um pouco de tempo disponível e um programa para as suas demandas iniciais será encontrado.
Simplicidade de uso: Por serem gratuitos, alguns desses programas oferecem apenas as funcionalidades básicas, isso a priori é uma desvantagem, pode ser interessante para aqueles que ainda estão se familiarizando com esse novo modo de gestão de escritório, assim, a interface intuitiva e simples de um sistema gratuito pode servir como meio de entrada para o mundo virtual e as facilidades propostas por ele. Mas tenha certeza que com pouco tempo de uso você terá novas necessidades que vão fugir dessa simplicidade.
- Desvantagens do Software jurídico Gratuito
Falta de personalização: Uma das coisas mais interessante no software jurídico é a adaptabilidade do sistema, onde vários módulos podem ser combinados para atender ao seu escritório da forma mais customizada possível, seja no design ou nas próprias funcionalidades e códigos que comandam as ações.
Num software gratuito todos esses âmbitos são construídos de forma generalizada, buscando atender ao maior número de pessoas, o que torna a experiência pouco acolhedora. Alguns sistemas gratuitos também oferecem versões pagas, nas quais outras funcionalidades costumam ser adicionadas, por isso o primeiro tópico entre as vantagens trata apenas do custo inicial, já que de acordo à sua necessidade pode-se optar por uma versão completa do programa.
Suporte técnico ausente: Como o sistema é ofertado a custo zero, o fornecedor não se sente na obrigação de fornecer um suporte tão eficiente quanto nos serviços pagos, por isso os problemas muitas vezes têm que ser solucionados pelo próprio usuário.
Vantagens do Software jurídico pagos
Suporte técnico eficiente: Com os softwares jurídicos pagos a história é outra, as empresas que fornecem esse tipo de sistema costumam acompanhar todo o processo de implantação, desde a definição do hardware a ser usado até o treinamento dos funcionários. Além disso, permanece disponível para a resolução de eventuais problemas e para efetuar customizações que deixem o sistema pronto para atender aquilo que o gestor e seu negócio necessitam.
Atualizações constantes: As atualizações de sistemas servem para, além de trazer novas funcionalidades, evitar a vulnerabilidade do sistema a vírus e hackers, que permanecem afastados de seus dados devido aos esforços da equipe de segurança de dados responsável pelo sistema comprado.
- Desvantagens do Software jurídico pago
Custo de implantação: Mesmo com a popularização do serviço, uso de novas técnicas e linguagens de programação, ainda há um custo para o desenvolvimento de sistemas voltados exclusivamente para atender a demanda de advogados e isso significa ter verba para investimento. Mesmo assim, a aquisição de um Software jurídico deve ser vista sempre como um investimento, que trará retorno no futuro, enquanto de imediato ficam apenas os custos.
Utilização mais completa: Quanto mais funcionalidades, mais complexo é o uso da interface virtual. Alguns softwares requer um treinamento específico aos funcionários, visando a familiarização com os comandos e suas respectivas funções. Além disso é preciso estimular a atenção desses funcionários, pois os dados devem ser transmitidos de maneira fiel aos computadores, ou todo o seu trabalho ficará mascarado por números imprecisos. Mas vale ressaltar que os novos softwares jurídicos possuem uma interface intuitiva, simples de se trabalhar e de se aprender também.
Esteja preparado para crescer com um software jurídico
Se você tem a intenção de expandir o seu escritório de advocacia no futuro, é preciso investir em um software jurídico adequado para esse objetivo. Isso quer dizer que um software jurídico gratuito não vai ate atender com suas demandas crescentes.
Sabe-se o quanto a adoção de um software jurídico - seja ele para substituir o atual ou para a implementação de uma nova cultura de gestão - vai impactar na sua estratégia.
Então faça uma avaliação do seu modelo de negócio, sua estratégia de crescimento e como planeja sua expansão.
Qual a razão? Ora, se é para escolher o software jurídico, que ele te atenda em todas as etapas do seu negócio.
Na prática isso significa que seu software jurídico precisa ter a opção atender o exato tamanho de sua demanda.
Também avalie se é possível incluir novos colaboradores para acessar o sistema, afinal, seu escritório vai crescer e você vai precisar contratar.
Esse ponto é de suma importância para o processo de escolha. É um meio de prevenir problemas futuros.
Então confira quais os planos ofertados e se há possibilidades de mudanças para que seu crescimento também seja acompanhado pelo seu software jurídico.
A funcionalidade, o design e a simplicidade com que o sistema adotado se apresenta é fundamental. Imagine você ter que gastar horas e horas de treinamento para novos colaboradores e sócios.
__________
*Marcos Aurélio Silva é produtor de conteúdo e comunicação digital na Data Lawyer.