Como um software jurídico otimiza o trabalho da secretária do seu escritório?
Por muitos anos, a organização dos serviços dos escritórios era realizada em agendas físicas, planilhas e pilhas de papel. Hoje, aplicativos móveis conseguem organizar um volume maior de informações em um tempo cada vez menor e de forma mais efetiva.
segunda-feira, 8 de abril de 2019
Atualizado em 4 de abril de 2019 17:32
Com a rotina agitada, perder tempo não é uma opção. Hoje fazemos inúmeras coisas ao mesmo tempo para poder dar conta de todas as demandas que surgem ao longo do dia. Para amenizar possíveis erros e otimizar a rotina, a tecnologia é uma grande aliada. Um exemplo, é um software jurídico que colabora com o trabalho das secretárias de escritórios jurídicos para tornar tarefas cada vez mais rápidas e práticas.
Por muitos anos, a organização dos serviços dos escritórios era realizada em agendas físicas, planilhas e pilhas de papel. Hoje, aplicativos móveis conseguem organizar um volume maior de informações em um tempo cada vez menor e de forma mais efetiva.
Software jurídico otimiza o trabalho da secretária do seu escritório
Entre as desvantagens do monitoramento em organizadores físicos, a extrema atenção exigida por uma atualização manual de um grande volume de dados. Na prática, isso gera, ainda, um risco maior de perda de informações e de comprometimento do andamento do processo.
Se antigamente as secretárias tinham entre suas funções cuidar da rotina operacional do escritório, agenda dos advogados combinada com horários dos tribunais e prazos a serem cumpridos, hoje, possuem um papel mais estratégico. Agora auxiliam no monitoramento de prazos, compromissos e, também, o andamento processual.
Benefícios do software jurídico
Podemos citar que uma das maiores, senão a maior, funcionalidade de um software jurídico é a automatização da leitura dos Diários dos Tribunais de Justiça. Pesquisa de jurisprudência, elaboração de peças processuais e gestão de andamentos, progressivamente, ganham auxílio da tecnologia.
Além disso, a utilização de softwares jurídicos facilita em pontos como:
- Automatização no acompanhamento de processos;
- Integração entre agenda profissional e prazos processuais;
- Economia financeira, pois as publicações estarão alocadas somente em um lugar, o que evita gastos desnecessários com impressão e locais para armazenamento de documentos físicos.
Com isso, o tempo que seria ocupado com identificação de prazos e publicações pode ser dedicado para a resolução de outras tarefas. Além de ter todas as informações centralizadas, elas podem ser acessadas de qualquer lugar.
Com a automatização, as secretárias passam a exercer um espaço ainda mais estratégico ao cuidar das agendas, reuniões e ao pensar na produtividade do escritório. Também podem dedicar mais tempo na prospecção de novos clientes e no relacionamento com os atuais.
É por todas essas vantagens que o software jurídico é uma boa opção para otimizar a rotina dos escritórios. A ferramenta proporciona ao gestor do escritório ou ao advogado responsável por determinada causa que este identifique como está sendo o andamento do processo. Sendo assim, as secretárias podem cuidar de tarefas administrativas mais práticas e humanas.
Se você ainda tem dúvidas sobre a contratação de um software, separamos neste post algumas dicas de como aumentar a produtividade e aqui cinco vantagens de escritórios que utilizam software jurídico.
__________
*Caroline Capra é assistente de marketing da Advise. Produz conteúdos relacionados ao Direito e Tecnologia com o intuito de melhorar a rotina dos advogados.