MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Pare de apagar incêndios: suporte de TI precisa de diagnóstico, planejamento e estratégia

Pare de apagar incêndios: suporte de TI precisa de diagnóstico, planejamento e estratégia

Não chame o suporte de TI somente quando tiver problemas. Conte com ele mesmo quando não precisar.

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Atualizado em 22 de maio de 2018 18:23

Sua empresa ainda considera o suporte de TI como aquele departamento acionado apenas em caso de problemas operacionais? Se sua resposta foi sim, saiba que você está utilizando a tecnologia como mero apagador de incêndios. A resolução efetiva dos problemas recorrentes somente é possível se o setor estiver alinhado à cultura e objetivos organizacionais. Para isso, é necessário investir em diagnóstico, planejamento e estratégia. Saiba como fazer cada um desses passos.

Diagnóstico do suporte de TI

Trata-se de uma avaliação completa do estado atual da sua TI, com o objetivo de identificar os seus pontos fortes e fracos e compreender como ela está atendendo as necessidades de cada setor que compõe a empresa.

Durante o diagnóstico, não se esqueça que o suporte de TI é feito por pessoas. Portanto, avaliar a equipe e, principalmente, a estrutura de poder e o perfil das lideranças também é importante. Outro fator que deve ser considerado é o orçamento da empresa dedicado à TI para propor soluções adaptadas a essa realidade.

Com o diagnóstico em mãos, você pode sugerir formas de melhorar a atuação do suporte de TI para evitar problemas, propor soluções que otimizem processos e garantir o funcionamento da organização. É possível, por exemplo, projetar equipe, sugerir investimentos tecnológicos, processos e serviços mais acertados.

Planejamento

O planejamento permite definir como a TI vai atuar para atender as demandas da empresa. A partir disso, é possível definir melhor as rotinas e investimentos necessários para habilitar e qualificar o setor em prol dos objetivos. Ao mesmo tempo, evitará problemas que até então são recorrentes no ambiente corporativo, como descontinuidades, panes, atrasos e baixa qualidade das entregas.

Suporte de TI que trabalha com planejamento também pode transformar as demandas da organização em programas e projetos. Essa automatização, por sua vez, otimiza processos, simplifica a rotina, diminui a quantidade de erros e aumenta a produtividade. Sem contar que é ingrediente fundamental para a empresa inovar e garantir sua competitividade no mercado.

Estratégia

Mais do que somente o "cara da TI" que é chamado para solucionar algum problema no computador, a área da tecnologia deve estar constantemente próxima dos demais departamentos. Também é importante que se alinhe ao mercado de atuação da empresa - considere o perfil dos clientes, tendências de mercado e ameaças.

Empresas que contam com um suporte de TI assim têm um forte diferencial estratégico. Isso porque elas conseguem usar a tecnologia a favor do seu negócio e aproveitam as oportunidades para elaborar novos produtos e métodos para conquistar consumidores, impulsionando suas vendas.

A Penso faz tudo isso para você!

Você pode deixar seu suporte de TI nas mãos da Penso e somente usufruir dos seus benefícios. Mais do que um serviço para solucionar seus problemas operacionais, oferecemos gerência de TI eficiente com diagnóstico, planejamento e estratégia.

Ao contratar a Penso como seu parceiro tecnológico, vamos realizar um diagnóstico completo da sua situação atual. Somente quando compreendermos melhor sua estrutura e os desafios a serem enfrentados, propomos um plano de investimentos que contemple soluções e ideias, sem fugir do seu orçamento.

A partir disso, disponibilizamos uma equipe especializada para atender suas demandas e monitorar constantemente seu ambiente, evitando problemas que coloquem em risco a disponibilidade dos serviços e segurança dos dados. Além disso, especialistas acompanharão constantemente suas demandas para propor melhorias que o ajudem a inovar sua atuação.

______________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca