Marketing jurídico é marketing digital?
Muito se fala em marketing digital hoje em dia e obviamente essa é uma ideia que chama muita atenção na hora que falamos em divulgar o escritório: trazer mais clientes, tornar-se um profissional reconhecido no mercado, entre outras promessas. Porém, marketing jurídico é marketing digital?
terça-feira, 3 de abril de 2018
Atualizado em 2 de abril de 2018 12:06
Em algum momento da sua carreira jurídica alguém já deve ter tentando incutir em sua cabeça que marketing jurídico é nada mais do que o marketing digital voltado para área jurídica. Você pode até ter pensado que o marketing digital e o marketing jurídico trariam o mesmo resultado para o seu escritório, ou até mesmo, achou que ambos trabalhassem com a mesma metodologia, certo? Pois neste artigo iremos esclarecer essas questões para que o advogado fique consciente do que cada atuação é e qual a extensão de cada possibilidade.
Muito se fala em marketing digital hoje em dia e obviamente essa é uma ideia que chama muita atenção na hora que falamos em divulgar o escritório: trazer mais clientes, tornar-se um profissional reconhecido no mercado, entre outras promessas. Porém, volto com a pergunta que dá título ao artigo: marketing jurídico é marketing digital?
No dia a dia de nossa empresa, nos deparamos com muitos advogados reclamando que investiram no marketing e não tiveram o retorno esperado. Porém, quando vamos investigar a fundo o que ocorreu, vemos que eles trabalharam com apenas uma das mais de 50 ferramentas possíveis para se trabalhar no marketing jurídico. Então aqui fica muito clara a resposta: infelizmente você apostou seu fôlego financeiro apenas no marketing digital, uma entre as 50 possibilidades de atuação no marketing jurídico.
Muitas vezes o marketing digital acaba sendo escolhido pelos escritórios, por falta de pesquisa e conhecimento sobre o assunto "Marketing Jurídico" e aí que mora o "X" da questão e onde faço esse alerta. Marketing digital não é marketing jurídico completo e essas escolhas erradas refletem diretamente no resultado de um trabalho voltado ao resultado.
Investir exclusivamente no marketing digital é como olhar pelo buraco de uma fechadura e enxergar apenas parte de seu potencial estrutural e prospectivo, sem ver o cenário completo. Ainda fazendo uma outra analogia: sabe quando temos um torcicolo e só conseguimos olhar para um lado, sem mexer o pescoço? Isso seria o marketing digital, onde só conseguimos olhar com uma perspectiva única, sem conseguir visualizar 360º o que acontece na totalidade.
Certamente o marketing digital tem sua importância e é uma ferramenta forte no marketing jurídico completo, mas para que um projeto de marketing dê resultado efetivo, é preciso fazer uma análise completa do escritório em cima de sua atuação, objetivos, áreas de atuação e perfil no mercado, trazendo soluções que envolvam o "on" e o "offline" e não apenas olhar digitalmente para qualquer solução.
Feito o alerta, se certifique bem da sua escolha. O marketing jurídico bem trabalhado atua de forma precisa e completa, com as ferramentas adequadas e amplas e trabalha com pontos essenciais para atingir o objetivo que os escritórios buscam. Um método poderoso que auxilia a alavancar milhares de profissionais da área jurídica de forma concreta.
___________________________
*Karina Thiemi é analista de marketing da Inrise Consultoria em Marketing Jurídico.